Ele é inevitável: assim como em 2021, Hulk brilha e Atlético vence a 1ª no Brasileirão

Hulk decidiu e o Galo ganhou. Foto: Pedro Souza / Atlético

Por Pedro Bueno

Um confronto entre duas camisas tão pesadas sempre é complicado. Na verdade, o Campeonato Brasileiro reúne diversos times que conseguem duelar da forma ideal e dificultam várias partidas. E o jogo foi realmente difícil, visto que o Internacional conseguiu boas tramas, principalmente no segundo tempo. No entanto, o Atlético não está para brincadeira. Já Hulk mostra que 2022 pode ser ainda melhor que 2021.

O Atlético recebeu o Internacional na primeira rodada do Brasileirão deste ano e venceu por 2 a 0. O jogo entre mineiros e gaúchos aconteceu no Mineirão, estádio que a equipe mineira está derrotando todos os adversários desde a rodada inicial do último Campeonato Brasileiro. Sem coincidir com a estreia de 2021, quando o clube perdeu para o Fortaleza, o Galo venceu o Internacional e conquistou três pontos importantes.

O resultado tem um significado importante para o atual campeão brasileiro, obviamente, visto que venceu em uma rodada que os outros favoritos tropeçaram. Todavia, o destaque da partida foi outro. Na verdade, o destaque foi “o mesmo de sempre”. Mais uma vez, ele decidiu. Ele é inevitável. Ele sempre marca. Hulk esmaga.

O camisa 7 do Galo foi o grande jogador do futebol brasileiro em 2021 e aparenta estar pronto para feitos ainda maiores. Com média superior a um gol por jogo, Hulk mostra, a cada jogo, que as conquistas podem ser ainda melhores em 2022 e já iniciou o Brasileirão com o pé direito, literalmente. Com dois gols com o “pé ruim”, Hulk decidiu a partida. Ele está em outro nível. 

O atacante

Givanildo Vieira de Sousa é o destaque do Atlético há um ano. Desde o fim do Campeonato Mineiro de 2021, Hulk se encontrou com a camisa atleticana e é, indiscutivelmente, o grande jogador do futebol brasileiro. Além de liderar o Atlético – foi capitão da equipe nas últimas partidas -, o camisa 7 é especialista em marcar gols importantes. Ele “deve estar cansado” de decidir partidas.

E isso aconteceu novamente contra o Internacional. Em um jogo complicado no Mineirão, Hulk fez o torcedor vibrar em duas oportunidades. E foram dois golaços.

Logo aos 10, após Junior Alonso persistir na briga aérea na entrada da área, a bola encontrou o pé esquerdo de Hulk. O atacante deu um toque tirando do goleiro Daniel e bateu com o pé direito para o fundo das redes. Na comemoração, beijo e coração para a torcida atleticana.

Já nos acréscimos do segundo tempo, Vargas iniciou o contra-ataque, deu lindo passe de calcanhar e Zaracho encontrou Hulk nas costas da defesa. O atacante acelerou, passou pela marcação e deu uma cavadinha perfeita que coroou a sua bela atuação. Outro golaço de cavadinha do atacante.

Hulk marcou dois gols em momentos cruciais: início e fim do jogo. Ele decidiu a partida, assim como tantas outras na temporada. Em 2022, o atleta tem mais gols que jogos: ele entrou em campo em 11 oportunidades e marcou 13 vezes. Não tem como evitar o brilho do atacante. Ele é inevitável. 

O técnico e o time

A grande mudança do Clube Atlético Mineiro que venceu o Brasileirão de 2021 para o Galo do Campeonato Brasileiro de 2022 é o treinador. Sem perder grandes peças que estão dentro de campo, o clube está forte novamente, mas não conta mais com o treinador que empilhou taças no ano passado. Cuca deixou a equipe alvinegra e Antonio El Turco Mohamed assumiu o Galo no início da temporada, estreando no Brasileirão nesta tarde. E foi uma ótima estreia.

O técnico argentino começou a sua caminhada no torneio nacional com uma bela vitória contra um tradicional adversário. Porém, vencer o Internacional na estreia passa longe de ser um feito notável para o treinador que já coleciona grandes façanhas pelo Atlético.

Até então, El Turco esteve em campo em 17 partidas pelo Galo e venceu 14 jogos, além de levantar as taças das duas competições que disputou. Vale destacar que os empates foram contra o Flamengo, na Supercopa, onde o time foi campeão nos pênaltis, e frente ao Villa Nova, na estreia do Mineiro com os reservas. A equipe alternativa também é responsável pela única derrota do técnico argentino na equipe alvinegra – contra o URT -, ou seja, o Atlético de El Turco Mohamed tem mais de 86% de aproveitamento na temporada. Este é um número impressionante.

Além do aproveitamento exemplar, o treinador do Galo deve ser ressaltado pelas variações táticas e rotações no elenco. Dentro de uma mesma partida, alguns jogadores, como Sasha, por exemplo, realizam diversas funções, enganando o adversário. Isso aconteceu contra o Internacional e funcionou bastante no primeiro tempo.

A outra questão é a rotação do forte elenco. Aparentemente, El Turco não terá um time titular absoluto e irá usufruir do melhor plantel do Brasil para dosar o cansaço. Após uma viagem longa para a Colômbia, alguns jogadores que se destacaram lá, como Nacho Fernández, poderiam estar desgastados. Ele sequer entrou em campo. Enquanto isso, Antonio El Turco Mohamed usou o elenco e colocou, no segundo tempo, nomes de peso como Jair, Savarino, Vargas e Zaracho. Que elenco!

O adversário

Hulk brilhou e decidiu a partida. Além do atacante, o técnico e toda a equipe merecem destaque porque foi uma boa vitória para iniciar a caminhada em busca do bicampeonato consecutivo do Brasileirão. No entanto, a vitória fica ainda mais valorizada ao destacar que o Internacional deu trabalho e, mesmo jogando melhor, o Galo teve algumas dificuldades. 

O Colorado deve ter se assustado com o volume de jogo atleticano logo no início, visto que o Galo começou em cima, acertou a trave aos 8, com Ademir, abriu o placar no minuto 10 e seguiu atacando. No entanto, com o passar do tempo, o Atlético perdeu um pouco de ritmo e o time de Medina tentou algumas vezes.

A equipe realmente melhorou e bloqueou as chegadas atleticanas depois do intervalo, visto que a entrada de Mercado na vaga de Wesley modificou o esquema tático. O Internacional estava atuando com dois zagueiros e com um centroavante, mas, ao tirar o atacante e colocar um defensor, o Internacional foi para uma linha de três, dificultou as tramas atleticanas pelo meio e ainda adiantou os alas.

Até por isso, o Internacional cresceu e Edenílson acertou a trave, chegando bem próximo de empatar a partida. Mesmo perdendo, trata-se de um desempenho aceitável de uma equipe que precisa recuperar a confiança em 2022 – ficou fora do estadual -, mas um jogo que a equipe não conseguiu se impor da forma correta contra o Atlético.

Com uma defesa intransponível, a qual contou com uma boa atuação de Guga e Alonso, principalmente, além de um entrosamento interessante de Allan e Otávio, o Atlético fez uma ótima partida e mereceu a vitória. E Hulk marcou para fazer com que o merecimento se tornasse três pontos na estreia.

Os rivais

E é justamente a estreia o tema que irá finalizar a análise da partida. Diferentemente da última temporada, o Atlético começou o torneio vencendo e deu continuidade ao bom momento. O Galo somou a nona vitória consecutiva e sofreu apenas um gol nos últimos sete jogos.

Logo, o atual campeão de todos os títulos nacionais é o grande favorito e, para a maioria dos especialistas, existem outros dois rivais que o atleticano deve ficar de olho.

O principal concorrente é o Palmeiras, equipe que fez um ótimo início de ano assim como o Atlético, e pode encarar o Brasileirão, único título que falta para Abel Ferreira, com um foco maior. No entanto, para sorte do Atlético, o Verdão tropeçou logo na primeira rodada: perdeu em casa para o Ceará.

Já o Flamengo é o outro rival, mas esta equipe está inserida em uma grave crise. Depois de perder o Campeonato Carioca, o time viu o seu treinador ser questionado e algumas especulações sobre a possibilidade dos seus medalhões estarem insatisfeitos com o trabalho de Paulo Sousa. Só que o técnico português conseguiu pontuar na estreia: empatou com o Atlético-GO por 1 a 1. O gol no fim do jogo foi um alívio e evitou uma derrota flamenguista, mas não deve ser comemorada pois o clube precisa de resultados e, principalmente, atuações melhores.

Então, além de vencer e convencer, o Atlético foi o único dos três grandes favoritos a vencer na primeira rodada do Brasileirão. Sorte atleticana. Azar dos rivais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Xisto

Se você gosta de futebol, eu recomendo que você jogue FootballTeam. Este é um gerente de futebol onde você acompanha a carreira de seu jogador de futebol. Poelcam para jogar: https://footballteamgame.com/br

Pepe Legal

Sobre a notícia do Cruzeiro X André Cury: (Não me deixam comentar lá no GE…)
ANDRÉ CURY quer que o Cruzeiro identifique o autor da nota sobre a atuação deletéria dele no futebol brasileiro em geral e no Cruzeiro, em particular.
Será que ele está preparado para receber um abaixo assinado com a adesão de milhares de torcedores concordando com a nota?!
Será que ele entra na justiça contra a China Azul toda?!

Rafael

Olá Pessoal
Sobre aquele Site das
Camisetas LACOSTE que o Neymar estava comentando na Live eu Comprei chegaram pra mim elas são top mesmo

Eu consegui o Site oficial com DESCONTO
caso vocês Queira é só acessar o ⬇️Site Aqui➡️ https://hotm.art/CamisetasLacoste-Desconto-Site-Oficial

Rafael

olha so muito interessante