As atuações de Denivys deixam um recado: o substituto de Fábio pode vir da base

O jovem goleiro Denivys está chamando a atenção! Foto: Instagram @denivys.jr

Por Pedro Bueno

Uma parte da torcida do Cruzeiro ficou muito preocupada quando, em meio a uma boa campanha no Campeonato Mineiro, a comissão técnica liderada por Paulo Pezzolano optou por relacionar um elenco com a maioria de atletas oriundos da categoria de base. De 19 jogadores relacionados para a partida frente ao Tombense, 15 surgiram no próprio time mineiro.

A lista de relacionados e a escalação podem até ter preocupado o cruzeirense, mas a atuação dos jovens contra o time de Tombos neste domingo deu razão à outra parte da torcida. Alguns apoiadores curtiram a ideia do técnico uruguaio, visto que os jogadores da base precisam de oportunidades para mostrar o seu futebol. E eles mostraram.

Em uma ótima vitória fora de casa – 3 a 0 no estádio Almeidão -, o Cruzeiro disparou na liderança do estadual e viu as suas “crias” se destacarem. Daniel Júnior abriu o placar, Thiago fez o terceiro gol e outros jovens, como Ageu, Geovane e Paulo, chamaram a atenção.

No entanto, nenhum atleta da base cruzeirense chamou tanto a atenção em 2022 como Denivys. Depois de ser eleito o melhor goleiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atleta de 20 anos estreou como profissional, fez duas partidas seguras e sequer sofreu gols.

As atuações de Denivys deixam um recado para todos os cruzeirenses e principalmente para a comissão técnica: o substituto de Fábio pode vir da base.

Daniel, do Cruzeiro, marca primeiro gol e comemora: ‘Sensação inexplicável’. Veja!

Substituir Fábio

Talvez a mais ingrata situação que um goleiro pode passar é substituir um ídolo. O Palmeiras sofreu bastante após a aposentadoria de Marcos e só se acertou com Fernando Prass, algumas temporadas depois de ir mal com Bruno, Deola e outros. Já o São Paulo, aparentemente, ainda não encontrou um substituto para Rogério Ceni, pois até Tiago Volpi ainda não conseguiu passar a segurança necessária.

Tendo os exemplos de dois outros clubes do futebol brasileiro com muita tradição que se complicaram nesta mudança na meta, o cruzeirense sabia que não seria fácil substituir Fábio. Por alguns anos, os torcedores acreditavam que Rafael seria o sucessor, mas o goleiro deixou o clube antes que Fábio saísse.

Devido a surpreendente saída de Fábio neste início de ano, o Cruzeiro se viu obrigado a encontrar um sucessor. A equipe mineira fez um bom movimento no mercado e encontrou Rafael Cabral na segunda divisão da Inglaterra. A contratação foi boa e a amostragem ainda é muito pequena, mas o goleiro não impressionou os cruzeirenses.

O arqueiro se disse preparado para substituir um jogador do tamanho de Fábio, porém é certo que não é fácil. A saída de qualquer ídolo acarreta uma situação bem complicada, mas a saída de um arqueiro que quase chegou ao milésimo jogo pelo clube é uma certeza de muita pressão.

Rafael Cabral será cobrado por milagres semelhantes a Fábio e, talvez, o seu potencial não permita estes feitos, visto que Fábio foi um goleiro espetacular. Substituir um arqueiro desta expressão pode ser uma missão para alguém especial. E talvez esteja surgindo um nome oriundo das categorias de base.

Cruzeiro: colunista diz que Fábio notificou Ronaldo por dívida de R$ 20 mi. Confira aqui!

Quem é Denivys?

Denivys Will da Vitória Júnior nasceu em Vitória-ES e tem 20 anos – nasceu em 1º de maio de 2001. O goleiro tem 1,93m de altura e apresenta um reflexo que está impressionando a torcida azul celeste.

Obviamente, o carinho por um jogador que saiu das categorias de base é maior, por causa da identificação e possibilidade de se fixar como ídolo. Contudo, Denivys está atuando em 2022 de uma forma que justifica todo o carinho da torcida azul celeste.

Já na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o arqueiro fez ótimas defesas, mostrou o seu talento na saída de jogo e foi um pilar de um Cruzeiro que surpreendeu. O time mineiro chegou às quartas de final e só foi vazado a partir das oitavas, evidenciando a boa competição de Denivys. Até por isso, o goleiro foi eleito o melhor da sua posição na seleção do torneio.

E o destaque na base rendeu oportunidades para Denivys no profissional. Na primeira partida da temporada, contra o URT, no Independência, o Cruzeiro ainda não contava com Rafael Cabral e Denivys pôde estrear. O goleiro foi muito bem e o time mineiro venceu por 3 a 0. Já neste sábado, 12 de fevereiro, o arqueiro ganhou outra chance, visto que os “titulares” ficaram em BH, e Denivys novamente se destacou.

Com defesas impressionantes, o goleiro garantiu mais um jogo sem ser vazado, ou seja, ainda não sofreu gols na carreira. São dois jogos, duas vitórias por 3 a 0 e duas atuações exemplares do goleiro de 20 anos.

Auxiliar do Cruzeiro diz que ideia de jogo prevalece mesmo com trocas. Veja!

Pode vir da base!

Nos últimos anos, os torcedores de Atlético e Cruzeiro reclamam do mau aproveitamento dos seus jogadores da base, ao mesmo tempo que criticam a falta de qualidade de alguns atletas. Por consequência da má utilização e da baixa qualidade, os dois mais tradicionais clubes de Minas Gerais não possuem tanta confiança na sua base.

No entanto, o substituto de Fábio pode vir da categoria de base da Raposa, surpreendendo a todos, visto que Rafael Cabral chegou para ser o sucessor do arqueiro. O goleiro ex-Santos ainda não foi mal, mas também não se destacou e o bom momento de um jovem pode fazer com que a “linha de sucessão” seja alterada.

Talvez Denivys ainda não esteja pronta para a pressão de ser o camisa 1 do Cruzeiro durante a Série B, por exemplo, porém não é possível concluir isso sem dar as oportunidades para o goleiro. Até então, Denivys fez duas partidas como profissional, teve duas ótimas atuações e passou muita segurança. Em uma função que não é indicado e usual substituir durante a partida, é certo que Denivys necessita de mais partidas como titular para mostrar se o seu talento também está unido à regularidade. Caso esteja, ele pode ser sim o sucessor de Fábio.

A dúvida também deve estar presente na cabeça de Paulo Pezzolano. Ele deve seguir colocando Rafael Cabral para que o experiente goleiro ganhe confiança e possa mostrar a sua qualidade, ao mesmo tempo que o potencial de Denivys chama a atenção e as atuações deixaram recados. Basta Pezzolano entender que o jovem merece mais chances. Olho nele!

Ronaldo avalia ‘rodízio’ de Pezzolano e acredita em melhora do Cruzeiro. Confira!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments