A primeira das 76 batalhas possíveis: o atleticano está preparado para 2022?

Nesta noite, El Turco Mohamed estreia pelo Galo. Foto: Pedro Souza / Atlético

Por Pedro Bueno

O atleticano passou o fim de ano em êxtase. O Clube Atlético Mineiro conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil e do Brasileirão, completou o incrível Triplete Alvinegro e consolidou 2021 como o melhor ano da sua história.

O fim de 2021 foi o mais perfeito sonho atleticano, porém é hora de retornar à realidade e o Galo irá começar uma nova temporada nesta quarta-feira, 26 de janeiro. Em Nova Lima, no estádio Castor Cifuentes, o Atlético duela com o Villa Nova na estreia do Campeonato Mineiro de 2022.

A partida desta noite será a primeira de uma temporada em que o Atlético terá três títulos para defender e ainda sonha com outras três taças. Campeão do Brasileirão, Copa do Brasil e Mineiro, o torcedor alvinegro almeja a conquista da Libertadores, Supercopa e Mundial de Clubes na atual temporada.

Como o calendário do futebol brasileiro já está com todas as prováveis datas, com exceção do Mundial de Clubes de 2022, competição que ainda não tem datas pré-determinadas, o torcedor atleticano já pode saber quando poderá ser campeão e quantas batalhas irá enfrentar até o sonho de um ano ainda melhor.

O jogo desta quarta-feira é a primeira das 76 batalhas possíveis em 2022. O atleticano está preparado?

As datas

É complicado ter um ano tão bom quanto o 2021 atleticano. O Triplete Alvinegro é marcante e repetir esta façanha é de uma enorme dificuldade. No entanto, é ainda mais difícil imaginar que o clube mineiro conseguirá alcançar feitos maiores em 2022 do que no ano passado. Mesmo sabendo da complexidade, a massa alvinegra quer e deve sonhar com os feitos.

A temporada de 2022 do Atlético conta com cinco competições que já estão confirmadas: Campeonato Mineiro – começa nesta noite, 26 de janeiro -, Supercopa do Brasil – acontecerá em 20 de fevereiro contra o Flamengo -, Libertadores da América – a participação atleticana se inicia em 06 de abril -, Campeonato Brasileiro – começará em 10 de abril – e a Copa do Brasil – o clube alvinegro estreia em 20 de abril.

A data de início foi detalhada acima, porém a Supercopa do Brasil é o único torneio que inicia e a taça é erguida no mesmo dia. Por isso, o atleticano deve saber quais são as datas que o seu clube pode fazer história:

  • 20 de fevereiro: Supercopa do Brasil;
  • 03 de abril: final do Campeonato Mineiro – estreando a decisão em jogo único;
  • 19 de outubro: final da Copa do Brasil;
  • 29 de outubro: final da Copa Libertadores da América – será disputada no Equador;
  • 13 de novembro: última rodada do Campeonato Brasileiro e fim da temporada de 2022 – terminará mais cedo por causa da Copa do Mundo;

As batalhas

O atleticano se acostumou, em 2021, com o Galo ganhando. Foram 52 vitórias em 75 jogos e um recorde absoluto dentro do futebol brasileiro, visto que nenhum clube havia triunfado tantas vezes no Brasil. E o clube poderá aumentar o número de partidas nesta temporada caso vá para todas as finais.

O Atlético já possui 58 jogos garantidos. Pela fase inicial do Mineiro, o clube irá fazer 11 partidas. Já no Brasileirão, a equipe, obviamente, entrará em campo 38 vezes. Na Copa do Brasil, o Galo está garantido em dois jogos, enquanto o time alvinegro entrará em campo pela Libertadores, no mínimo, em seis oportunidades. Já a Supercopa contará com uma partida atleticana.

Por isso, no pior dos cenários, o Atlético fará 58 jogos em 2022.

No entanto, o atleticano deseja jogar o máximo de partidas possíveis na temporada que começa nesta noite. Caso chegue à final em jogo único do Mineiro, o Galo alcançará o 14º jogo nesta edição. Já na Libertadores, o número máximo de confrontos é 13, enquanto a Copa do Brasil possibilita 10 partidas para o atual campeão Atlético. Já o Brasileirão e a Supercopa não sofrem alterações devido ao desempenho na quantidade de jogos e as 39 partidas, somando as duas competições, estão confirmadas.

Logo, se chegar à final de todas as competições, o Galo protagonizará 76 batalhas em 2022.

Em resumo…

Se o Atlético for mal, o torcedor terá 58 partidas do seu clube para assistir em 2022. No entanto, o atleticano sonha em estar nas decisões de todos os torneios e almeja a 76ª partida em 13 de novembro de 2021, no encerramento da temporada do futebol brasileiro – o Mundial de Clubes ainda não tem data confirmada e deve acontecer em 2023.

Portanto, entre a data da estreia, nesta noite, 26 de janeiro de 2022, e o encerramento, em 13 de novembro de 2022, o Atlético poderá entrar em campo até 76 vezes e erguer cinco taças. Serão 291 dias de muita tensão para os atleticanos. Trata-se de uma média inferior a um jogo a cada quatro dias, ou seja, terá Galo frequentemente, principalmente se o clube for bem.

E antes de iniciar a temporada, é importante ressaltar, novamente, quão difícil é conseguir um ano como 2021. Porém, o Galo quer ganhar para os torcedores gritarem, em plenos pulmões, que o Galo ganhou.

Para esta temporada, o clube mineiro contratou Ademir, Fábio Gomes e Diego Godín, repatriou Guilherme Castilho e Vitor Mendes, promoveu promessas como Rubens e fechou com o técnico El Turco Mohamed.

O treinador até já anunciou que irá começar esta longa temporada com um time reserva, mas como todos os reforços já estão escritos, apenas Diego Godín não poderá estrear nesta quarta-feira, visto que está defendendo a Seleção Uruguaia – Vargas também está fora.

O restante do elenco está à disposição de El Turco. O Atlético está preparado. E o atleticano está preparado para tantas partidas e diversas possibilidades de títulos?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments