A chance dos reservas! Pensando no domingo, Atlético enfrenta o desesperado Grêmio

Decisivo no último confronto e relacionado para este jogo: Eduardo Vargas. Foto: Pedro Souza / Atléticof

O atleticano já não se preocupa mais com o Campeonato Brasileiro. A competição irá se encerrar nesta noite de quinta-feira e o Atlético já até ergueu a taça. Mesmo assim, os campeões do Brasileirão possuem uma importante partida no sul do Brasil e podem decretar o rebaixamento do Grêmio. O Tricolor Gaúcho precisa vencer e ainda necessita de um tropeço duplo de Bahia e Juventude, ou seja, a missão gremista é bem complicada.

No entanto, a grande questão em volta desta partida é qual escalação o técnico Cuca colocará em campo. Além de já serem campeões, os atletas alvinegros estão focados na partida de domingo frente ao Athletico-PR, visto que trata-se do primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Por isso, Cuca deixou os 14 principais jogadores em Belo Horizonte, relacionou os reservas e jovens da base e colocará uma equipe bem alternativa em campo.

Nesta noite de quinta-feira, 09 de dezembro, às 21:30, o Atlético enfrenta o Grêmio na Arena Grêmio, em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. A partida desta noite é válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021, ou seja, trata-se do encerramento do torneio vencido pelo Galo. A partida contará com transmissão da Globo (MG e RS), SporTV e Premiere.

Cumprir tabela contra sobreviver na Série A

A quinta-feira ficará marcada pelo encontro de equipes que estão em situações completamente diferentes. O clube mineiro está encerrando o clima de festa para focar em uma decisão nacional, enquanto cumpre tabela contra o time gaúcho que está desesperado para sobreviver na Série A.

Na partida da entrega da taça, que aconteceu no último domingo, 05, o Atlético venceu o Red Bull Bragantino por 4 a 3 e chegou aos 84 pontos na competição. Esta pontuação isolou o Galo como o segundo melhor campeão da história dos pontos corridos de 20 times – atrás apenas do Flamengo de Jorge Jesus que terminou o campeonato com 90 pontos. Ao alcançar a 26ª vitória no torneio, o time carimbou o incrível 16º triunfo consecutivo no Mineirão e, com o Brasileirão já decidido, o Atlético tem um objetivo: vencer o Grêmio para confirmar que, além de melhor mandante, é o melhor visitante do Campeonato Brasileiro de 2021.

Já o Grêmio tem obrigações muito mais importantes nesta última rodada do Brasileirão. A equipe está em 18º, com 40 pontos, e precisa de um milagre para sobreviver na Série A. Após perder 19 vezes, o Tricolor Gaúcho chega à última rodada precisando vencer para chegar aos 43 pontos. Com isso, ele irá torcer para que Bahia e Juventude não pontuem. Sim, a situação é tão crítica que o Grêmio tem que vencer o Atlético, torcer para o Corinthians ganhar do Juventude e para o Fortaleza bater o Bahia. É possível?

Os números e o momento

O Atlético chega nesta partida sem a mesma concentração, visto que já até ergueu a taça de campeão do Campeonato Brasileiro. Porém, os jogos atleticanos nesta reta final estão sobrando gols e isso pode animar o torcedor que irá acompanhar o time apenas cumprir tabela. Nas últimas quatro partidas alvinegras, a bola balançou as redes em 19 oportunidades, todos os times envolvidos marcaram gols e a média foi de quase cinco gols por jogo, ou seja, o duelo com o Grêmio tende a ser animado.

Em contrapartida ao ótimo momento dos campeões, já que o Atlético venceu oito das últimas nove partidas e não perde desde outubro, o Grêmio vive uma terrível instabilidade que deixou o time nesta situação melancólica. No mesmo recorte de quatro jogos, o Galo fez 10 pontos, enquanto o Tricolor Gaúcho somou somente cinco tentos, evidenciando a razão dos gremistas estarem na 18ª posição.

Além de perder 19 vezes, ou seja, um turno da competição, a equipe sulista possui a terceira pior defesa do Campeonato Brasileiro e não mostrou equilíbrio durante toda a temporada. Já na Arena Grêmio, a equipe somou 27 pontos, sendo o quarto time que menos pontuou como mandante – só fez mais pontos que Chapecoense, Sport e Atlético-GO dentro de casa.

Já o retrospecto entre os clubes indica um ligeiro favoritismo para o lado gaúcho, mas os últimos jogos foram positivos para o lado mineiro. Em 74 jogos, o Grêmio venceu 29 vezes, houve 21 empates e o Atlético bateu o rival em 24 oportunidades, incluindo duas das últimas três partidas – uma vitória em 2020, um empate no início de 2021 e uma vitória por 2 a 1 em novembro deste ano, quando Vargas decidiu.

As escalações

O Galo

O foco atleticano no Campeonato Brasileiro se encerrou há sete dias. Precisamente na quinta-feira da última semana, o Galo venceu o Bahia de forma inacreditável e se tornou campeão do Brasileirão. Sendo assim, o time até entrou com os titulares contra o Red Bull Bragantino, no jogo da taça, mas o foco já foi alterado.

Depois de erguer o troféu do Campeonato Brasileiro, o Atlético começou a pensar nas finais da Copa do Brasil, as quais serão realizadas nos dias 12 e 15 de dezembro. Por causa disso, Cuca enviou para Porto Alegre um elenco totalmente alternativo, com apenas um titular. Nathan Silva, zagueiro que não pode jogar a Copa do Brasil por ter atuado com a camisa do Atlético-GO, foi o único titular que viajou para o Rio Grande do Sul.

Sendo assim, os reservas atleticanos terão uma chance de mostrar serviço, porém, em meio aos reservas, alguns jogadores foram importantes durante a temporada: Dylan marcou gols decisivos, Eduardo Sasha foi crucial em várias partidas, Savarino é um dos destaques da equipe no ano e Vargas é um jogador que ostenta talento.

Logo, o Atlético terá uma escalação forte no RS, mesmo sem contar com 14 jogadores que ficaram em Belo Horizonte.

Provável escalação: Rafael; Guga, Nathan Silva, Micael e Dodô; Tchê Tchê, Alan Franco e Dylan Borrero; Savarino, Sasha e Vargas. Técnico: Cuca.

O Tricolor Gaúcho

A situação impõe uma preocupação inversa do Grêmio, visto que a equipe precisa vencer para sonhar com a sobrevivência na Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, os dois únicos desfalques da equipe são justamente jogadores históricos da equipe gaúcha: Pedro Geromel e Walter Kannemann estão suspensos e serão substituídos por Ruan e Rodrigues.

Obviamente, o técnico Vagner Mancini colocará em campo a sua força máxima no jogo mais importante do ano, porém uma grande polêmica tomou conta dos bastidores do Grêmio nos últimos dias.

Douglas Costa, o talentoso ponta que esteve na última Copa do Mundo, estava suspenso no empate com o Corinthians e, claramente, está descansado. No entanto, o jogador é dúvida porque pediu uma liberação inusitada. Na semana do provável rebaixamento do seu clube, Douglas queria deixar a concentração para ir ao Rio de Janeiro realizar a sua festa de casamento, a qual está marcada há meses.

Por causa do momento da equipe e da necessidade de contar com todo o talento de Douglas Costa, o Grêmio, obviamente, não liberou o atleta, deixando ele insatisfeito. Por isso, a presença do atleta ainda levanta dúvidas porque não se sabe quão comprometido ele está com a partida mais importante do Tricolor em 2021.

Provável escalação: Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Thiago Santos e Campaz; Douglas Costa (Jhonata Robert), Diego Souza e Ferreira. Técnico: Vagner Mancini.

Grêmio x Atlético

38ª rodada do Brasileirão Série A de 2021
09/12/2021, 21:30 horas, Arena Grêmio
Transmissão: Globo (MG e RS), SporTV e Premiere
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Daniel Luis Marques (SP).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments