Para ter dois times mineiros na Libertadores pela 4ª vez, basta o América vencer o SP

Foto: Mourão Panda / América

O Campeonato Brasileiro se aproxima do fim e, mesmo com o título atleticano já resolvido, algumas disputas chamam a atenção na 38ª rodada. Simultaneamente, todos os dez jogos acontecerão na noite de quinta-feira, 09 de dezembro, às 21:30, e um time mineiro está próximo de fazer história.

Nesta semana, o América pode carimbar a sua ida à Libertadores, esta que seria a primeira participação da história do clube. O feito é ainda mais especial ao levar em consideração que o Coelho nunca participou da Sul-Americana e o time já está garantido na segunda competição continental mais importante do hemisfério sul. No entanto, o sonho é realmente a Libertadores.

Para se classificar, o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro depende, praticamente, só dele. Com 50 pontos, o América entra na última rodada precisando da vitória sobre o São Paulo, no Independência, e torcendo para o Atlético-GO não golear o Flamengo por oito gols de diferença. Este placar do Dragão é muito improvável e por isso é possível afirmar: o América depende apenas das suas próprias forças para jogar a Libertadores de 2022.

E esta classificação do América seria muito importante para Minas Gerais, visto que seria apenas a quarta vez que dois clubes mineiros iriam para a mesma edição da Libertadores.

Participação de clubes mineiros

O Atlético já está confirmado na próxima Copa Libertadores por causa do título do Brasileirão. Além disso, o América pode ser o outro representante mineiro no torneio, iniciando uma nova história na competição continental.

Desde o início da Libertadores, em 1960, apenas as duas mais tradicionais equipes de Minas Gerais participaram do torneio: Atlético e Cruzeiro. O Galo caminha para a 12ª participação, enquanto a Raposa, distante de retornar à competição continental, já representou o estado em 17 oportunidades. Nenhum outro clube de Minas Gerais participou da Libertadores, ou seja, o América pode ser o terceiro mineiro a conseguir este feito.

O Atlético participou em 1972, 1978, 1981, 2000, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2019, 2021 e está classificado para a fase de grupos de 2022. A equipe esteve em oito das últimas dez edições.

Já o Cruzeiro participou em 1967, 1975, 1976, 1977, 1994, 1997, 1998, 2001, 2004, 2008, 2009, 2010, 2011, 2014, 2015, 2018 e 2019. Por causa do mau desempenho nacional, o time ficou fora das últimas edições.

Como é possível ver acima, Cruzeiro e Atlético estiveram em uma mesma edição de Copa Libertadores da América em três oportunidades: 2014, 2015 e 2019. Sendo assim, caso o América vença na próxima quinta-feira, Minas Gerais contará com dois times na Libertadores pela 4ª vez.

A classificação do América

Para ter mais um time na Copa Libertadores da América, o estado de Minas Gerais “torcerá” pelo Coelho contra o São Paulo, no Independência, na próxima quinta-feira, e a UFMG afirma que o clube tem 57,5% de chances de se classificar.

Com 50 pontos e estando na oitava posição, o América está se classificando e deve se manter nesta colocação. No entanto, para garantir o oitavo lugar, apenas a vitória interessa, visto que a classificação fica muito comprometida em caso de empate frente ao São Paulo. Vale destacar que o Tricolor Paulista também está na disputa e precisa vencer o América para sonhar com a vaga.

Resumindo, o América precisa vencer o São Paulo para se classificar para a Libertadores, visto que é improvável que o Atlético-GO vença o Flamengo por oito gols de diferença, ainda mais levando em conta que trata-se do terceiro time que menos fez gols no Brasileirão.

A situação fica um pouco complicada em caso de empate. Se somar apenas um ponto frente ao São Paulo, o América deve torcer para que o Atlético-GO não vença o Flamengo, o Ceará não derrote o Palmeiras, o Santos não triunfe contra o Cuiabá e o Internacional não bata o Red Bull Bragantino, ou seja, para se classificar com um empate, o Coelho precisa de uma grande combinação de resultados.

Se perder para o São Paulo, o América jogará a Copa Sul-Americana em 2022.

Libertadores do/da América?

A Copa Libertadores da América pode se transformar na “Copa Libertadores do América”. A participação seria muito especial e importante para o clube, tanto no âmbito esportivo quanto na questão financeira.

Depois de várias temporadas sem se afirmar na Série A, o América conseguiu permanecer na primeira divisão. Além disso, a equipe jogará um torneio continental e está sonhando com uma classificação para a Libertadores, a mais tradicional competição do continente.

Enquanto isso, vivendo a pior fase da sua história, o Cruzeiro não vê a Libertadores como parte do seu futuro próximo, mesmo ostentando duas grandes conquistas. Aproveitando a “brecha”, o Coelho chega forte e sonha com esta possível quarta vez que dois clubes mineiros estarão na Libertadores.

O Atlético já está classificado. O América sonha. A semana será animada!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments