Maicon, Manoel e Willian Bigode: veja números dos possíveis reforços do Cruzeiro

O zagueiro Maicon já vestiu a camisa cruzeirense! Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Três atletas experientes – e que já atuaram pelo Cruzeiro – foram os nomes mais comentados nos últimos dias pelos torcedores da equipe azul celeste. Um destes jogadores já chegou: o zagueiro Maicon foi anunciado e esteve no Mineirão na última partida da Raposa.

Já Manoel e Willian Bigode ainda estão representando os seus clubes, Fluminense e Palmeiras, respectivamente, mas foram nomes que o investidor do clube afirmou que possui interesse. Pedro Lourenço, empresário que é conhecido como Pedrinho, afirmou que está interessado nestes dois jogadores.

Apenas esta entrevista do dono dos Supermercados BH já animou a apaixonada torcida azul celeste. Após um 2021 desastroso, que fez com que o time terminasse a Série B na 14ª posição, o Cruzeiro precisa de uma enorme reformulação para se reerguer.

E esta reformulação só é possível com dinheiro. Por isso, Pedrinho é uma peça tão importante, visto que o empresário foi um dos principais investidores da equipe nos últimos anos, salvando a Raposa de situações bem desagradáveis. Com a chegada da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e devido à provável mudança para clube-empresa, a expectativa é que o Cruzeiro recupere, pelo menos um pouco, o poder de compra e pague a dívida na FIFA, encerrando com o transfer ban, punição que impede qualquer contratação cruzeirense.

Desta maneira, o time mineiro voltou a especular nomes mais badalados. Confira abaixo os números de Maicon, que já é uma contratação, e de Manoel e Willian Bigode, possíveis reforços.

Luxemburgo promete Cruzeiro forte e conta seus planos para 2022. Confira aqui!

Maicon

O “God of zaga” já chegou e até viu um sonolento empate entre Cruzeiro e Náutico na última quinta-feira. Direto das tribunas, o zagueiro Maicon foi anunciado durante o intervalo da partida e é o primeiro reforço cruzeirense para 2022. Porém, a ligação do atleta com a camisa azul celeste é antiga: o jogador foi revelado pela equipe mineira em 2007, mas entrou em campo em apenas uma partida e deixou a Raposa.

Mais experiente e com bastante respeito no futebol brasileiro, Maicon retornou para ser o “xerife” da zaga cruzeirense. O defensor de 33 anos teve uma longa passagem pelo Porto, se destacou no São Paulo em 2016 e 2017, foi para o Galatasaray-TUR e estava no Al-Nassr, equipe da Arábia Saudita, até maio de 2021. A partir de 2022, ele entrará em campo com a camisa azul celeste.

A grande questão que pode prejudicar o desempenho do bom zagueiro Maicon é a falta de ritmo. A última partida do defensor foi em 30 de maio de 2021, ou seja, é possível que ele entre em campo quase oito meses depois da sua última aparição. No entanto, Maicon foi titular em cinco das últimas seis partidas do atleta pelo Al-Nassr, evidenciando que ele estava em bom nível.

Números de Maicon na liga nacional da Arábia Saudita em 2020/21. Fonte: SofaScore.com

Os números acima são do zagueiro na liga nacional da Arábia Saudita na temporada 2020/21. O zagueiro atua prioritariamente pela direita, foi titular em 16 dos 30 jogos da equipe no campeonato – fez apenas uma partida entre 25 de janeiro e 08 de abril de 2021 – e ficou sem levar gols em apenas dois dos 18 jogos que entrou em campo, porém este problema continua sendo visto no Al-Nassr, time que teve média superior a um gol sofrido por partida nas últimas duas temporadas.

Veja todas as notícias do Cruzeiro!

Manoel

O zagueiro foi o destaque da equipe em 2020, marcou cinco gols, sendo artilheiro do time na temporada, e evitou um cenário ainda pior no ano passado. Porém, com a falta de perspectiva na Raposa, o defensor de 31 anos rescindiu com a equipe e assinou com o Fluminense até abril de 2023, ou seja, ainda tem um ano e meio de contrato com o clube carioca.

No entanto, Manoel não conseguiu se consolidar como titular, foi ofuscado por Luccas Claro e Nino e só atua como titular se um destes atletas estiver fora. Sendo reserva, Manoel não fez uma boa temporada e o Cruzeiro está interessado no jogador. O investidor Pedro Lourenço cravou que Manoel está voltando, mas o empresário do atleta desconversou, visto que o Flu está na reta final de temporada – o zagueiro até marcou um gol contra o Atlético no último domingo.

Logo, a contratação de Manoel ainda não é certa e o Cruzeiro terá que negociar com a equipe carioca – obviamente, o interesse do jogador irá pesar bastante nesta possível negociação. Nesta temporada, o zagueiro entrou em campo em 20 oportunidades, sendo 16 como titular e quatro como reserva. Manoel ostenta um bom retrospecto com a camisa do Flu: são 12 vitórias, dois empates e seis derrotas nestas 20 partidas, tendo assim 63,3% de aproveitamento. Ele marcou dois gols pelo Tricolor Carioca até o fim de novembro.

Números do Manoel no Brasileirão de 2021. Fonte: SofaScore.com.

Como é possível ver acima, Manoel, assim como Maicon, atua pela direita, ou seja, a possível dupla entre os dois defensores teria que treinar bastante para jogar em alto nível, mesmo com o talento de ambos. Além disso, outra coincidência dos atletas é que Manoel também passou só duas partidas sem sofrer gols no Brasileirão, porém o número de jogos – 11 – do zagueiro do Fluminense é menor em relação a Maicon.

Tombense cogita volta de Keké, que deve deixar o Cruzeiro. Veja aqui!

Willian Bigode

Um dos jogadores mais marcantes do bicampeonato do Brasileirão 2013 e 2014. O Bigode Grosso, como era chamado pela torcida azul celeste, é um ótimo atacante que fez quatro belas temporadas pela Raposa na década passada. Ele chegou em 2013, ficou até o fim de 2016 e fez incríveis 185 jogos com a camisa azul celeste, evidenciando uma das suas principais características: regularidade. Foram 40 gols marcados e um enorme carinho, já que Willian sempre honrou a camisa azul.

No entanto, após negociação com Robinho, Willian foi para o Palmeiras e está em São Paulo desde então. Já com a idade avançada – 35 anos – e sendo reserva de um ótimo time palmeirense atualmente, Willian despertou o interesse de vários clubes, incluindo o Cruzeiro. Segundo Pedrinho, há chances de Bigode voltar à Toca da Raposa em 2022. Porém, o contrato do atacante vai até o fim do próximo ano e o Santos, equipe que ficará na Série A, está negociando a contratação do atacante, segundo a ESPN.

Porém, o interesse cruzeirense existe e a torcida se animou, visto que o atleta é uma boa opção para o time azul celeste, mesmo com 35 anos. Para evidenciar as poucas oportunidades dadas por Abel Ferreira, é necessário ressaltar que, desde meados de setembro, Willian Bigode entrou em campo cinco vezes, jogou por 127 minutos – apenas uma partida como titular neste recorte – e ficou fora até do banco de reservas na final da Libertadores, no último sábado.

Números de Willian Bigode no Brasileirão de 2021. Fonte: SofaScore.com.

A grande questão é que esta perda de espaço de Willian é algo recente, visto que o atleta até realizou uma quantidade significativa de jogos em 2021. No ano, contando também o fim da temporada passada, Bigode entrou em campo 47 vezes e marcou 11 gols. Já no Brasileirão, como é possível ver acima, o atleta tem 20 partidas, uma média de apenas 38 minutos por partida e marcou quatro gols, ou seja, um aproveitamento muito superior em comparação com os atuais atacantes cruzeirenses.

Sondado por outros clubes, Wellington Nem prioriza seguir no Cruzeiro. Confira aqui!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments