Para ficar muito próximo do título, Atlético enfrenta o Fluminense no Mineirão

Foto: Pedro Souza / Atlético

O torcedor atleticano sabe. Todos os outros amantes do futebol brasileiro também sabem. Porém, falta concretizar. O Clube Atlético Mineiro está se aproximando da taça de campeão do Brasileirão e uma vitória nesta tarde de domingo deixaria o clube ainda mais próximo do título. Precisando de cinco pontos nas últimas quatro partidas, um triunfo sobre o Fluminense abriria a possibilidade do atleticano gritar “é campeão” já na próxima semana.

E para esta partida que pode ser crucial – visto que, dependendo do resultado do Flamengo na terça-feira, pode ser o último jogo do Galo antes de ser campeão – a torcida atleticana irá comparecer de forma massiva, como de costume. A massa atleticana, com quase 60 mil pessoas presentes, está empurrando o time nas últimas rodadas, o elenco está entregando bons resultados e o título está próximo da Cidade do Galo. Falta pouco e basta seguir com regularidade!

Neste domingo, 28 de novembro, às 16 horas, no horário nobre do futebol na televisão brasileira, o Atlético recebe o Fluminense no Mineirão. A partida é válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e terá transmissão da Globo e do Premiere.

Para chegar próximo da taça

Por causa do empate atleticano na última terça-feira frente ao Palmeiras, o Atlético ainda não conseguirá comemorar o título neste final de semana. Porém, como dito anteriormente, uma vitória deixa o clube mineiro bem próximo da taça do Brasileirão, a qual pode ser conquistada na próxima semana.

O Flamengo possui 67 pontos e ainda tem quatro jogos nesta reta final, ou seja, pode alcançar, em um cenário com 100% de aproveitamento, a marca de 79 pontos. Logo, o Atlético, com 75 tentos, precisa de uma vitória para chegar ao 78º ponto e obrigar o Fla a não tropeçar até o fim do Campeonato Brasileiro.

Por isso, caso o time mineiro vença o Fluminense nesta tarde, qualquer tropeço flamenguista leva o Galo à conquista. Logo, um triunfo atleticano neste domingo faz com que os torcedores apoiem o Ceará na próxima terça-feira, quando o vice-campeão da Libertadores recebe o Vozão no Maracanã. Um empate ou derrota flamenguista faz com que o atleticano se torne campeão brasileiro depois de quase 50 anos.

No entanto, em caso de empate ou derrota frente ao Fluminense, o campeonato irá se arrastar por mais dias, visto que não existe nenhum cenário que dê o título para o Galo na terça-feira se o time alvinegro tropeçar nesta tarde. Ou seja, como diz o seu próprio hino, hoje é vencer, vencer, vencer!

Os números e o momento

A partida vale demais para o Atlético, como destacado acima, visto que pode ser o último jogo antes da definição do Brasileirão, porém o Fluminense precisa vencer nesta tarde para ficar ainda mais próximo da classificação para a Libertadores. Além disso, o clube carioca ainda sonha com a vaga direta para a competição continental.

O Galo vem de uma sequência especial e histórica dentro de casa. Depois dos três jogos iniciais, onde o time de Cuca venceu uma vez, empatou em outra oportunidade e perdeu para o Fortaleza, o Atlético realizou 14 jogos em casa e venceu todas as partidas. Sim, a equipe atleticana está protagonizando a maior sequência de triunfos como mandante e quer seguir nesta série de vitórias.

Além disso, o líder do Brasileirão fez seis partidas em novembro e ainda não perdeu. São cinco vitórias e um empate, sendo este tropeço a última partida do time mineiro – contra o Palmeiras, em SP. Um ponto importante é que a defesa atleticana é a melhor do Brasileirão e só foi vazada em uma das cinco últimas partidas.

Já o Fluminense, dono da sétima posição, com 51 pontos, tem a missão de vencer para subir na tabela e pode parar até na quarta colocação neste fim de rodada, caso vença o Galo. O grande problema do clube carioca é o seu ataque: marcou apenas 34 gols em 35 jogos e é o time que menos fez gols dentre os dez primeiros colocados. Além destes números ruins no ataque, o Flu perdeu as últimas quatro partidas como visitante e terá muitas dificuldades nesta tarde.

As escalações

Para esta partida que pode ser, praticamente, uma decisão, o Atlético tem uma ausência confirmada e um importante atacante que é dúvida. Réver está fora deste confronto por causa de uma lesão e Diego Costa ainda está sendo avaliado após sentir problemas na coxa no jogo frente ao Palmeiras. Além deles, Keno e Mariano não estão 100% fisicamente e podem iniciar a partida no banco, possibilitando as entradas de Guga, Nacho Fernández e até de Eduardo Vargas.

Provável escalação: Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho Fernández (Diego Costa); Hulk e Keno (Vargas). Técnico: Cuca.

Já o Fluminense tem vários desfalques e está sofrendo com os problemas físicos. Gabriel Teixeira, John Kennedy, Martinelli e Nino estão fora por lesão e os desfalques do técnico Marcão podem aumentar, já que alguns jogadores estão gripados e podem ficar fora da partida. A única boa notícia é o retorno do talentoso volante André, visto que o jovem estava suspenso na vitória do clube sobre o Internacional, por 1 a 0, na última quarta-feira.

Provável escalação: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Luccas Claro, David Braz e Marlon; André, Wellington e Yago Felipe; Luiz Henrique, Fred e Caio Paulista (Arias). Técnico: Marcão.

Atlético x Fluminense

36ª rodada do Brasileirão Série A de 2021
28/11/2021, 16:00 horas, Mineirão
Transmissão: Globo e Premiere
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments