Futebol Nacional

Para se garantir de vez na Série B, Cruzeiro duela com o Sampaio Corrêa nesta quinta

A temporada cruzeirense foi equivocada do início ao fim e, dificilmente, terminará com tranquilidade. Depois de vencer Londrina e Brusque e alcançar a marca de 46 pontos, o Cruzeiro relaxou e entendeu que estava garantido na Série B de 2022. No entanto, ainda há chances remotas de o time ser rebaixado e uma comemoração aliviada depende de não perder nesta noite.

A Raposa duelará com o Sampaio Corrêa sabendo que apenas uma enorme combinação de resultados a leva ao rebaixamento para a Série C, porém é necessário fazer a sua parte e não contar com a sorte. Por isso, basta vencer e a última rodada da segunda divisão será apenas treinamento. Como dito anteriormente, vai ter emoção até o fim e a culpa é do próprio time azul celeste.

Nesta quinta-feira, 18 de novembro, o Cruzeiro enfrenta o Sampaio Corrêa no estádio Castelão, em São Luís, capital do Maranhão. A partida válida pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2021 terá transmissão do SporTV e Premiere.

É o jogo para se garantir

Os jogadores do Cruzeiro, o redator desta matéria e o torcedor da Raposa acreditou que o time já estaria garantido ao alcançar os 46 pontos. Porém, o bom desempenho dos clubes que estão na zona do rebaixamento fazem com que existam possibilidades de rebaixamento para vários clubes, incluindo a Raposa.

É verdade, trata-se de uma pequena chance, visto que depende de uma grande combinação de resultados. Porém, enquanto há possibilidades, o Cruzeiro deve se esforçar bastante para evitar o desastre que seria atuar na Série C. Atualmente, o 18º colocado, Vitória, tem 40 pontos, o Londrina, dono da 17ª posição, possui 41 pontos e o Cruzeiro tem 46 tentos, restando duas partidas, ou seja, pode ser alcançado.

Segundo dados da UFMG, o time mineiro tem menos de 1% de chances de ser rebaixado. No entanto, dois motivos fazem o time se preocupar. O primeiro é que existem poucos confrontos diretos nesta rodada entre os times que estão entre 11º e 18º, ou seja, boa parte dos clubes podem ganhar na rodada, complicando a situação cruzeirense. A segunda questão é que várias equipes ficariam à frente da Raposa caso empatassem em pontos, visto que o time mineiro é quem mais empatou na Série B de 2021, ou seja, tem poucas vitórias.

As chances são bem pequenas, mas cabe a este elenco aliviar de vez o torcedor nesta noite. A vitória frente ao Sampaio Corrêa acaba com qualquer chance de rebaixamento. Um empate também deve garantir o time mineiro na segunda divisão do próximo ano, porém dependeria de mais alguns resultados.

Os números e o momento

O ponto mais curioso da partida é que Cruzeiro e Sampaio Corrêa estão na mesma situação na tabela: possuem 46 pontos em 36 partidas, mas o clube maranhense está na 10ª posição porque venceu mais vezes. Mesmo assim, ambos possuem chances remotas de rebaixamento e devem visar uma aparição na parte de cima da tabela, já que podem ganhar a posição do tradicional Vasco da Gama, caso triunfem nesta noite.

O Cruzeiro fez uma das suas piores partidas em 2021 na última rodada: perdeu para o Vitória por 3 a 0. Além de sofrer três gols até os 35 do primeiro tempo, a equipe não conseguiu atacar o rival baiano e se colocou nesta situação desagradável na penúltima rodada da Série B, mesmo depois de vencer Londrina e Brusque em sequência. O maior problema cruzeirense é a defesa: sofreu 43 gols nesta edição e é a 5ª pior da Série B.

Assim como a Raposa, o Sampaio Corrêa se desesperou na reta final da competição após vários tropeços. Foram quatro derrotas seguidas sem marcar gols em outubro e a equipe maranhense entrou na 34ª rodada com grandes riscos de rebaixamento. No entanto, o Sampaio venceu o Brasil de Pelotas e o Vila Nova e respirou, alcançando os mesmos 46 pontos que o Cruzeiro possui. Em uma campanha recente bem semelhante ao rival desta noite, a Bolívia Querida também perdeu, fora de casa, na última rodada: 2 a 1 para o Náutico.

Da mesma forma que o momento dos clubes indica uma incrível semelhança, os números históricos do confronto também estão equilibrados. Em cinco partidas na história, o Cruzeiro venceu duas vezes, houve dois empates e o Sampaio derrotou a Raposa uma única vez, em 2020. Já neste ano, no Mineirão, os clubes empataram por 1 a 1 – o time mineiro já era comandado por Vanderlei Luxemburgo.

As escalações

O jogo possui uma certa importância porque o Cruzeiro precisa pontuar para sobreviver na Série B sem pensar nos resultados dos adversários. No entanto, a grande questão destas últimas rodadas cruzeirenses é ver quais jogadores podem permanecer para a próxima temporada, visto que uma reformulação no elenco é de suma importância.

Mesmo tratando as rotações do elenco como cruciais nesta reta final, Vanderlei Luxemburgo será obrigado a promover mudanças pela sua alta quantidade de desfalques. Marcinho e Wellington Nem estão suspensos, Bruno José, Keké e Vitor Leque estão fora por lesão e Marcelo Moreno não retornou a tempo da Seleção Bolivia, ou seja, são seis desfalques ofensivos – o lateral Matheus Pereira segue fora. Em contrapartida, Adriano voltou de suspensão e Rômulo poderá retornar à ala-direita.

Provável escalação: Fábio; Rômulo, Eduardo Brock, Léo Santos (Rhodolfo) e Felipe Augusto; Lucas Ventura, Adriano e Giovanni; Claudinho, Thiago e Dudu (Vitor Roque). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Assim como a Raposa, o Sampaio Corrêa possui vários possíveis desfalques, mas a equipe mandante só terá conhecimento acerca da condição de jogo deste jogadores minutos antes do início do confronto. Os laterais Watson – autor do gol no primeiro turno – e Alyson, e os meias Eloir e Nádson são dúvidas, pois ainda se recuperam de lesão. Já Mauro Silva é o único desfalque confirmado do time maranhense. A boa notícia para os torcedores da Bolívia Querida é que Pimentinha, poupado na última partida, voltará ao time titular justamente contra o seu algoz: em 2020, ele foi o melhor jogador em campo na vitória do Sampaio Corrêa no Mineirão.

Provável escalação: Luiz Daniel; Watson (Maurício), Alan Godoi, Nilson Júnior e Alyson (Eder Lima); Betinho, Eloir (Léo Artur) e Ferreira; Pimentinha, Roney e Jackson. Técnico: João Brigatti.

Sampaio Corrêa x Cruzeiro

37ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
18/11/2021, 21:30 horas, Castelão (MA)
Transmissão: SporTV e Premiere
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP).

Redação Bola pra Frente

Ver Comentários

Posts Recentes

Maicon, Manoel e Willian Bigode: veja números dos possíveis reforços do Cruzeiro

Três atletas experientes - e que já atuaram pelo Cruzeiro - foram os nomes mais…

17 horas atrás

Reinaldo e Hulk | Não “deixaram” o rei conquistar, mas o herói buscou o Brasileirão

Por Pedro Bueno O atleticano não imaginava que uma ligação tão intensa seria criada em…

2 dias atrás

A massa vai festejar! Atlético vence Fluminense por 2 a 1 e o bi do Brasileirão é iminente

Alguns já soltaram o grito. Outros, aguardando a matemática, ainda estão esperando o momento certo…

2 dias atrás

Para ficar muito próximo do título, Atlético enfrenta o Fluminense no Mineirão

O torcedor atleticano sabe. Todos os outros amantes do futebol brasileiro também sabem. Porém, falta…

3 dias atrás

Ir à Libertadores? Veja os resultados que o América precisa na reta final do Brasileirão

No início da campanha do Coelho na Série A de 2021, nem o mais otimista…

4 dias atrás

O 2021 do Cruzeiro: não passou de 11º, o artilheiro do ano saiu em julho e houve um excesso de empates

Após empatar sem gols com o Náutico, a temporada cruzeirense chegou ao fim, aliviando vários…

5 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!