Está chegando a hora? Veja os resultados que levam o Atlético ao título

Um registro que mostra os jogadores e a massa comemorando juntos. Foto: Pedro Souza / Atlético

O torcedor atleticano está em uma contagem regressiva silenciosa. Depois de chegar ao 71º ponto, o Galo alcançou a segunda melhor marca de um time no Brasileirão de pontos corridos em 32 partidas – atrás apenas do Flamengo de 2019.

Veja mais notícias do Atlético aqui no Superesportes!

Com esta pontuação incrível, está bem claro que o Atlético está no caminho certo para ser campeão. No entanto, o torcedor alvinegro faz questão de se manter “com o pé no chão”, aguardando a conquista ser realmente definida. Pela regularidade e devido ao nível atleticano, a taça deve chegar em Minas Gerais em breve.

Mas este “em breve” será quando?

O atleticano está fazendo esta pergunta com frequência e, mesmo com 11 pontos de vantagem para o vice-líder, o Campeonato Brasileiro não será decidido no final de semana, quando o Galo enfrenta o Juventude. Mesmo se perder as duas próximas partidas, o Flamengo poderá alcançar uma pontuação superior aos possíveis 74 pontos atleticanos no fim de semana.

Logo, o Atlético pode ser campeão do Brasileirão a partir da 35ª rodada, frente ao Palmeiras. Obviamente, estes cenários dependem de tropeços dos adversários e da manutenção do bom momento atleticano. O futebol é imprevisível e estas contas são feitas apenas para aliviar a ansiedade do torcedor.

Veja aqui as chances de título do Atlético!

Campeão contra o Palmeiras

No melhor cenário para o atleticano, o Galo seria campeão do Brasileirão contra o Palmeiras, na terça-feira da próxima semana, precisamente no dia 23 de novembro. Claramente, seria uma grande vingança, visto que o Verdão eliminou o time mineiro na Libertadores deste ano.

Para ser campeão frente ao Palmeiras, o Atlético precisa vencer as duas próximas partidas – Juventude (C) e Palmeiras (F) -, chegando assim aos 77 pontos. Para não alcançar o líder, o Flamengo teria que pelo menos empatar nas duas próximas rodadas – Corinthians (C) e Internacional (F). Já o Palmeiras sairia da briga ao ser derrotado pelo Galo, independentemente dos outros resultados, já que a equipe soma, no máximo, 76 pontos no torneio.

Resumindo, para ser campeão diante do Palmeiras, o Galo precisa vencer Juventude e Palmeiras e torcer para o Flamengo não vencer Corinthians e Internacional.

Campeão contra o Fluminense

Caso os resultados não ajudem o Atlético a ser campeão frente ao Palmeiras, existe uma grande chance do jogo do título acontecer no próximo fim de semana, na partida no Mineirão, frente ao Fluminense, em 28 de novembro. Se o Galo não vencer o Palmeiras, até o time paulista chegaria vivo na 36ª rodada.

Em um cenário bem vitorioso, o Atlético pode alcançar 80 pontos contra o Fluminense – vencendo Juventude (C), Palmeiras (F) e Fluminense (C). Esta pontuação não dará a taça imediatamente ao Galo apenas se o Flamengo tiver vencido as três partidas seguintes – Corinthians (C), Internacional (F) e Grêmio (F). O Palmeiras não alcança os 80 pontos atleticanos.

Logo, se vencer Juventude, Palmeiras e Fluminense, o Atlético é campeão se o Flamengo tropeçar em uma das três complicadas partidas, as quais antecedem a final da Libertadores, ou seja, este cenário é provável e basta o Atlético seguir vencendo.

Porém, em um outro cenário, onde o Galo perde para o Palmeiras, o time mineiro chegaria aos 77 pontos apenas com uma vitória frente ao Fluminense, eliminando qualquer possibilidade do Verdão ser campeão. No entanto, para erguer a taça nesta situação, o Flamengo, obrigatoriamente, tem que pelo menos empatar em duas das três próximas partidas.

Portanto, caso vença duas das próximas três partidas, o Atlético será campeão se o Flamengo tropeçar duas vezes nos três jogos seguintes, os quais acontecem antes da final da Libertadores.

Campeão nas rodadas finais

A situação descrita anteriormente é a mais provável levando em consideração o momento e o foco atleticano, e a decisão da Libertadores do Flamengo, final que deve fazer Renato Gaúcho poupar alguns jogadores. No entanto, se o Galo tropeçar algumas vezes, a decisão pode ficar para as outras rodadas.

Em 02 de dezembro, o Atlético enfrenta o Bahia na Fonte Nova. Na rodada seguinte, o time mineiro duela com o Red Bull Bragantino, em casa, precisamente no dia 05. Na última rodada do Brasileirão, em 09 de dezembro, o Galo visita o Grêmio. O Campeonato Brasileiro só “chegará vivo” em dezembro se os adversários da equipe de Cuca vencerem todas as partidas.

Se os adversários ganharem todas

Caso o Flamengo vença todas as partidas, o time carioca chega aos 81 pontos. Já o Palmeiras tem os 76 tentos como pontuação máxima. Por isso, os cenários abaixo simulam a possibilidade do time carioca buscar estes 81 pontos, com 100% de aproveitamento nesta reta final.

O Atlético será campeão, sem se preocupar com outros resultados, se alcançar o 82º ponto, ou seja, caso vença três partidas, empate dois jogos e pode até perder um confronto nestas rodadas finais.

Frente ao Bahia, o time mineiro terá a primeira oportunidade de vencer o Brasileirão, mesmo se o Flamengo tiver vencido todos os seus adversários anteriores: basta o Galo ganhar os quatro próximos jogos.

Caso tropece alguma vez, o time mineiro pode buscar o 82º ponto frente ao Red Bull Bragantino e ser campeão em casa se vencer três partidas e empatar dois confrontos ou vencer quatro jogos e ter uma derrota.

Agora se o Atlético deixar para definir o título na última rodada, frente ao Grêmio – com um drama desnecessário -, o time mineiro entrará em campo buscando o 11º ponto nesta sequência de 18 pontos restantes para a equipe alvinegra.

Então…

O Atlético está bem próximo do título e isto é um fato. Para aquele leitor que ficou até o fim desta reflexão maluca e complexa, mas também completa acerca de quando o Galo pode erguer a taça, é necessário produzir um resumo.

Sem depender de tropeços dos rivais e tendo 100% de aproveitamento, o Atlético só será campeão em 02 de dezembro, frente ao Bahia, visto que o Flamengo pode ficar oito pontos atrás durante o restante do torneio.

Porém, se os rivais tropeçarem algumas vezes, o Galo pode ser campeão mais rapidamente. Pensando na regularidade atleticana, é até possível ser campeão frente ao Palmeiras, porém serão necessários dois tropeços do Flamengo em duas partidas. Por causa disso, a partida do título atleticano, caso o time siga consistente, tende a ser o jogo frente ao Fluminense, em 28 de novembro de 2021.

Sem desespero, atleticano, até porque nada está decidido. Obviamente, se o Atlético perder todas, o time fica sem o título do Brasileirão. Todavia, este elenco está concentrado o suficiente para ir longe. Esta é a impressão que todos possuem. O Galo está próximo!

O Galo é o melhor visitante do Brasileirão. Confira o ranking aqui!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments