Um confronto direto para permanecer na Série B: fora de casa, Cruzeiro duela com o Londrina nesta sexta

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O jogo desta noite não é o maior da história do Cruzeiro por motivos óbvios. O time já disputou partidas históricas como as finais da Libertadores, Copa do Brasil e etc. No entanto, o duelo desta sexta-feira é uma oportunidade real de evitar a maior catástrofe da história da Raposa.

Ser rebaixado para a Série B do Brasileirão já foi algo impactante, mas aconteceu com vários times do futebol brasileiro. Não retornar imediatamente à primeira divisão na última temporada machucou os torcedores cruzeirenses. Porém, nenhum destes fatos é comparável a um possível rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Por isso, em um confronto direto, a Raposa tem a missão de vencer um adversário que está na zona do rebaixamento.

Nesta sexta-feira, 05 de novembro de 2021, o Cruzeiro enfrenta o Londrina no Estádio do Café. A partida, que acontecerá às 21:30, é válida pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e terá transmissão do SporTV e do Premiere.

A situação na tabela

A diferença de dois pontos deixa este confronto completamente imprevisível. O Londrina tende a entrar em campo bem motivado por duas razões: a presença de cinco mil torcedores no seu estádio e a possibilidade de afundar um dos maiores times do Brasil. Já o Cruzeiro está pressionado por sair desta situação incômoda e quer afastar este terrível fantasma do rebaixamento.

Na 14ª posição, a Raposa tem 40 pontos e está apenas três tentos atrás do 10º colocado, porém nenhum jogador, torcedor ou membro da comissão técnica está olhando para a parte de cima da tabela. A preocupação cruzeirense está na zona do rebaixamento para a Série C.

Na última rodada, o time mineiro empatou com o Vila Nova e viu o 16º colocado, Brusque, e o 17º, Londrina, vencerem, ou seja, as equipes tiraram dois pontos de diferença e colaram no Cruzeiro. Atualmente, a vantagem é de apenas dois pontos, ou seja, basta o Londrina vencer para ultrapassar o rival mineiro.

Logo, com esta proximidade, a equipe azul celeste pode terminar a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro na zona do rebaixamento para a Série C. Caso perca para o Londrina, o Brusque vença o vice-lanterna Confiança e a Ponte Preta pelo menos empate com o CRB, o Cruzeiro entra no Z-4 restando apenas quatro rodadas para o fim.

Em contrapartida, uma vitória animaria bastante a Raposa. Além de se distanciar do Z-4 e alcançar a primeira das duas vitórias cruciais para se garantir na Série B, o time poderia ganhar até três posições, dependendo dos tropeços de Operário, Remo e Sampaio Corrêa.

Os números e o momento

Mas quais são os motivos do Cruzeiro estar lutando, nas últimas cinco rodadas do torneio, para permanecer na Série B? Lutar contra o rebaixamento na segunda divisão é algo inimaginável, mas os números cruzeirenses deixam claro que isso é apenas o resultado de uma temporada muito ruim. Já o Londrina imaginava que encontraria dificuldades depois de subir da Série C, mas está se animando na reta final por causa dos bons resultados.

A situação da Raposa nunca foi boa, mas não era tão preocupante quatro rodadas atrás, quando o clube venceu o líder Coritiba por 3 a 0, fora de casa. Entretanto, depois deste ótimo triunfo, o time mineiro fez quatro jogos: empatou duas vezes, perdeu outras duas partidas, fez apenas dois gols e acabou com toda a sua confiança. O time pode completar um mês sem vencer uma partida e este mau momento surgiu justamente na reta final, fato que preocupa. Além de tudo isso, o time sofreu 40 gols nesta Série B e possui a quarta pior defesa do torneio.

Em contraponto ao mau momento do Cruzeiro, o Londrina está ganhando confiança no momento certo para sobreviver na Série B. A equipe não perdeu nas últimas quatro partidas: foram dois empates em 16 e 19 de outubro e o clube paranaense venceu os dois últimos jogos, frente ao Confiança e ao Remo, ambos fora de casa. O Londrina está empolgado com os dois triunfos consecutivos, porém vale destacar que trata-se do pior mandante da Série B do Campeonato Brasileiro: apenas 17 dos 48 pontos disputados no Estádio do Café foram conquistados.

Enquanto o momento é favorável ao Londrina, o torcedor cruzeirense pode se apegar ao retrospecto. As equipes já se enfrentaram 13 vezes na história: são seis vitórias do Cruzeiro, quatro empates e apenas três triunfos do Londrina. No primeiro turno, os times duelaram no Mineirão, na despedida de Mozart Santos, e o placar marcou 2 a 2.

As escalações

Na preparação para este confronto direto, o Cruzeiro contou com algumas notícias ruins, mas que, felizmente, foram corrigidas. Bruno José, Eduardo Brock e Rafael Sobis tiveram resultados inconclusivos para o Coronavírus na quarta, 03, e ficariam fora da partida, porém os jogadores testaram novamente e os exames apontaram negativo para a COVID-19.

Por causa disso, os desfalques seguem apenas por conta dos lesionados Matheus Pereira e Marco Antônio, além do suspenso Léo Santos e o selecionável Marcelo Moreno, atleta que já está com a Seleção da Bolívia. Logo, Vanderlei Luxemburgo deve promover a volta do zagueiro Ramon na vaga de Léo Santos. Além disso, o jovem Vitor Leque cumpriu suspensão na última rodada e está à disposição.

Provável escalação: Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Felipe Augusto; Lucas Ventura, Adriano e Giovanni Piccolomo; Bruno José (Wellington Nem), Thiago e Vitor Leque (Wellington Nem). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Já o técnico Márcio Fernandes não terá grandes desfalques nesta partida, tendo o centroavante Zeca como a única dúvida para o confronto direto. Por outro lado, na última rodada, quando o Londrina venceu o Remo, fora de casa, o próprio treinador e os atacantes Caprini e Marcelinho estavam suspensos, ou seja, voltarão para esta partida e irão fortalecer o time em busca da terceira vitória consecutiva na Série B, resultado que faria o Londrina ultrapassar o próprio Cruzeiro.

Provável escalação: César; Cordoba, Marcondes, Augusto e Eltinho; João Paulo, Jhonny Lucas e Marcelo Freitas; Roberto, Zeca (Salatiel) e Marcelinho (Caprini). Técnico: Márcio Fernandes.

Londrina x Cruzeiro

34ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
05/11/2021, 21:30 horas, Estádio do Café
Transmissão: SporTV e Premiere
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Gomes Magalhães (RJ).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments