Na 15ª posição da Série B, Cruzeiro enfrenta o Guarani em Campinas com o objetivo de se distanciar do Z-4

O objetivo da caminhada cruzeirense é subir alguns degraus na tabela. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

A derrota do fim de semana foi um “balde de água fria” para qualquer pretensão cruzeirense na Série B. Por causa da invencibilidade sob comando de Vanderlei Luxemburgo somada ao sonho de alguns, uma parte da torcida azul celeste estava confiante em uma possível arrancada no segundo turno. No entanto, o Cruzeiro perdeu para o CSA, de virada, em casa, e a luta da Raposa nesta Série B ficou evidente: fugir do rebaixamento. Nesta mesma semana, o time mineiro perdeu duas posições e está em 15º, ou seja, há apenas um time entre o Cruzeiro e a zona do rebaixamento. É momento de abrir o olho e se distanciar do Z-4.

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, às 19 horas, o Cruzeiro enfrenta o Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, cidade localizada em São Paulo. A partida realizada na casa do Bugre será válida pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2021 e contará com transmissão do SporTV e Premiere. No primeiro turno, Raposa e Bugre empataram por 3 a 3 no Mineirão.

O desânimo cruzeirense

Não existem dúvidas: os últimos dias foram bem complicados na Toca da Raposa. A derrota para o CSA teve todo um contexto diferente por causa da questão histórica, além das situações geradas dentro de campo: virada com falhas defensivas e briga generalizada no fim da partida. A grande questão é saber com qual será a pegada do Cruzeiro nesta complicada partida.

O desânimo é visível em cada torcedor, visto que o time, na melhor das hipóteses, passará mais um ano na Série B. O uso da expressão “na melhor das hipóteses” já indica o cenário cruzeirense: o time tem a obrigação de se distanciar da zona do rebaixamento, pois, nas duas edições da segunda divisão disputadas, o time ficou na parte de baixo da tabela.

Atualmente, o Cruzeiro está na 15ª posição com 31 pontos. A título de exemplo do mau momento, o time azul fez 26 partidas: venceu só seis, empatou 13 vezes e perdeu em sete oportunidades. Com o início da rodada, a Raposa perdeu uma posição porque o Vila Nova venceu e chegou aos 33 pontos, porém, a equipe mineira pode ganhar até duas colocações na tabela se vencer o Guarani.

Já o Bugre está em uma situação muito diferente do Cruzeiro. O Guarani está em sexto, brigando pelo acesso, e precisa vencer o duelo desta noite para não deixar os clubes do G-4 dispararem. Atualmente com 41 pontos, o time campineiro está cinco pontos atrás do Avaí, equipe que já jogou na rodada, ou seja, para terminar próximo do grande objetivo, o Bugre tem que vencer a Raposa.

Os números e o momento

Já que estão separados por 10 pontos, Cruzeiro e Guarani possuem “campeonatos diferentes”. Enquanto a Raposa quer se distanciar do Z-4, o Bugre deseja diminuir a distância para o G-4. Entretanto, os adversários desta noite possuem uma coincidência: ambos perderam na última rodada.

No domingo passado, o Cruzeiro foi derrotado pelo CSA por 2 a 1 no Independência, casa da Raposa. No dia anterior, o Guarani tinha perdido para o líder Coritiba, no Paraná, por 1 a 0. Os rivais desta quarta-feira tiveram as suas sequências invictas finalizadas, mas o momento do Bugre era melhor, já que o time havia vencido três das últimas cinco partidas anteriores à derrota do último sábado, enquanto o Cruzeiro venceu apenas um jogo neste mesmo recorte.

A grande curiosidade deste confronto é a possibilidade de sair muitos gols. O Guarani possui o terceiro melhor ataque da competição, enquanto a Raposa é a equipe que mais balançou as redes na parte de baixo da classificação. No entanto, o Cruzeiro possui a terceira pior defesa da Série B.

Além disso, o retrospecto indica a possibilidade de muitos gols. Os últimos cinco confrontos entre as equipes contaram com incríveis 27 gols, ou seja, média superior a cinco gols por confronto. Estas últimas partidas fazem parte da sequência invicta do Cruzeiro contra o Bugre, visto que, desde 2010, há cinco jogos, o time campineiro não bate a Raposa. Todavia, o retrospecto ainda é favorável à equipe paulista: em 35 jogos, o Cruzeiro venceu 12 vezes, houve 10 empates e o Guarani venceu em 13 oportunidades.

As escalações

O jogo anterior frente ao CSA deixou marcas fora e dentro de campo. Além do desânimo por causa do resultado, Adriano e Rafael Sobis foram expulsos e ficarão fora deste confronto com o Guarani, assim como Matheus Pereira que recebeu o terceiro amarelo. Em contrapartida a estes desfalques, o Cruzeiro contará com reforços: Bruno José, Eduardo Brock e Marcelo Moreno retornam, visto que estes titulares ficaram fora da última partida. Além deles, Keké e Zé Eduardo foram relacionados e Vanderlei Luxemburgo terá mais opções em um fragilizado setor, já que Marcinho Wellington Nem seguem fora.

Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Eduardo Brock, Ramon, Jean Victor; Lucas Ventura (Flávio), Rômulo; Bruno José, Claudinho (Giovanni), Felipe Augusto; Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Por outro lado, o técnico Daniel Paulista não terá dores de cabeça para escalar a equipe nesta noite de quarta-feira. O Guarani não conta com nenhum desfalque e poderá repetir a escalação mais uma vez. O curioso é que o grande destaque do time campineiro é o meia Régis, autor de oito gols e sete assistências nesta Série B. Régis esteve no Cruzeiro em 2020 e, assim como vários atletas, não rendeu o esperado. No empate do primeiro turno, Régis deu duas assistências e marcou um gol. A lei do ex irá vigorar novamente?

Provável escalação: Rafael Martins; Mateus Ludke, Thales, Ronaldo Alves, Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade, Régis; Bruno Sávio, Júnior Todinho, Júnior Sávio. Técnico: Daniel Paulista.

Guarani x Cruzeiro

27ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
29/09/2021, 19:00 horas, Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Transmissão: SporTV e Premiere
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments