Um duelo gigante no horário nobre: Cruzeiro e Vasco se enfrentam em São Januário neste domingo

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O tamanho de uma partida independe da situação. A dimensão de um clássico do futebol brasileiro não está relacionada ao atual momento. Em qualquer oportunidade, Cruzeiro e Vasco protagonizam grandes jogos e o duelo desta tarde não será diferente, até porque ambos os clubes estão pressionados e precisam vencer. De um lado, o Vasco da Gama com um técnico novo. De outro, a Raposa que está invicta com o seu treinador, mas empata com uma enorme frequência. Logo, trata-se de um jogo crucial para a temporada de dois gigantes do futebol brasileiro.

Neste domingo, 19 de setembro, às 16 horas, Cruzeiro e Vasco se enfrentam em São Januário, no Rio de Janeiro. A partida é válida pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e contará com transmissão da TV Globo, SporTV e Premiere, visto que o jogo será disputado no horário nobre do futebol brasileiro. Além disso, este clássico do futebol ficará marcado pelo retorno da torcida vascaína às arquibancadas após mais de 500 dias.

A história e o retrospecto

É exagero falar que é um clássico? Algumas pessoas podem até discordar, mas o confronto entre a equipe carioca e o time mineiro é, indiscutivelmente, uma partida formada por grandes torcidas. Além disso, é importante destacar a sala de troféus destes dois times: são três conquistas de Libertadores, oito títulos do Brasileirão e sete taças da Copa do Brasil, além dos 62 troféus estaduais.

Até por esta linda história, Cruzeiro e Vasco já se enfrentaram 100 vezes na história e o retrospecto é equilibrado, mas com uma pequena vantagem cruzeirense. Ao vencer no primeiro turno, a Raposa alcançou a 37ª vitória, enquanto o Cruz-Maltino já derrotou o rival em 32 oportunidades, além dos 31 empates que ocorreram.

O curioso é que, nos últimos dez anos, nenhum clube conseguiu ter duas vitórias seguidas neste confronto. Desde junho de 2011, Cruzeiro e Vasco se enfrentaram 16 vezes e nenhum placar se repetiu de forma consecutiva, ou seja, se um dos times vence, na próxima partida ele perde ou empata. Esta notícia é ruim para a Raposa, visto que o time venceu no Mineirão, no primeiro turno, e, seguindo este momento do retrospecto, tende a não conseguir a vitória. Chegou o momento de alterar esta sequência ou o Vasco conseguirá pontuar?

Os números e o momento

Além da bonita história entre os clubes, gigantes do futebol brasileiro, é necessário ressaltar o atual momento destas equipes na Série B do Brasileirão. E a situação contrapõe bastante o belo passado de ambos.

O Cruzeiro conquistou 30 pontos e está na 13ª posição, três tentos atrás do Vasco da Gama, dono do 10º lugar. Mesmo com 33 pontos, o time carioca não será ultrapassado pelo rival mineiro em nenhuma situação, visto que, mesmo com uma vitória da Raposa nesta tarde, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo – mas não comandado por ele nesta tarde, já que Luxa está suspenso – não ultrapassa por causa do critério de desempate. Por isso, o Cruzeiro ganha, no máximo, a 12ª posição, enquanto o Vasco pode saltar até três colocações, chegando ao sétimo lugar.

No entanto, deixando de lado as possíveis posições na tabela, o jogo desta tarde é crucial para os times melhorarem os seus números. A Raposa empatou 12 dos 24 jogos e precisa voltar a marcar mais gols em uma mesma partida, pois, nos últimos sete duelos, o time mineiro fez, no máximo, um gol em cada jogo – mesmo assim, vive uma ótima fase de 11 duelos de invencibilidade. Já o Vasco da Gama venceu apenas um confronto dos últimos sete e não sofreu gols apenas em uma partida, ou seja, se quiser vencer, o time carioca tem que ser seguro na defesa.

Falando em defesa, ambos os times possuem desempenho ruim nesta Série B. Com erros individuais, o Cruzeiro sofreu 31 gols em 24 jogos, tendo assim a terceira pior defesa do torneio. Não diferente, o Vasco teve as suas redes balançadas em 28 oportunidades, ou seja, a tendência é que ambos os times busquem a segurança defensiva para melhorar as suas atuações.

As escalações

Visitante nesta partida, o Cruzeiro está no Rio de Janeiro com uma intenção: vencer para sonhar com o acesso. Além dos três pontos, bater o Vasco animaria bastante o time mineiro e Vanderlei Luxemburgo poderá repetir a escalação titular. Na última partida, o técnico colocou Dudu, Claudinho, Moreno e Nem no ataque, e a tendência é que seja repetido este ataque, até porque Bruno José e Marcinho sequer foram relacionados por lesão. No entanto, por curiosidade, o treinador cruzeirense “também não será relacionado”. Luxemburgo foi expulso no polêmico fim da partida contra o Operário – ficou 1 a 1 – e será substituído, na área técnica, pelo ex-lateral Belletti, membro da comissão cruzeirense.

Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Eduardo Brock, Matheus Pereira; Adriano, Rômulo; Claudinho, Wellington Nem, Dudu; Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Por outro lado, o Vasco da Gama está contando com um início de trabalho. Fernando Diniz chegou recentemente, estreou no empate por 1 a 1 com o CRB e tem a oportunidade de jogar frente à torcida neste domingo. Para o retorno dos torcedores à arquibancada de São Januário e com o intuito de vencer para não deixar os clubes do G-4 abrirem uma grande vantagem, o Cruz-Maltino tende a enviar a campo, praticamente, a mesma formação da última quinta-feira. A única mudança é a saída do suspenso Zeca para a entrada de Riquelme. Como destaque para a torcida cruzeirense ficar atenta, o recém-chegado Nenê e Cano são protagonistas de uma dupla de altíssimo nível e podem dar trabalho.

Provável escalação: Vanderlei; Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castán, Riquelme; Andrey, Marquinhos Gabriel, Nenê; Morato, Cano, Léo Jabá. Técnico: Fernando Diniz.

Vasco x Cruzeiro

25ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
19/09/2021, 16:00 horas, São Januário
Transmissão: Globo (MG, RJ e outras), SporTV e Premiere
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Hugo Sávio Xavier Correa (GO) e Paulo Cesar Ferreira de Almeida (GO).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Futebol Nacional

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Antonio

“Um duelo gigante no horário nobre: Cruzeiro e Vasco se enfrentam em São Januário neste domingo….” ahahhahahhahhahahhahhahah Só pode ser piada!!!!!