Estava com saudade? O líder voltou! Atlético duela com o Fortaleza no Castelão nesta tarde

Hulk, Vargas e Diego Costa: este trio de ataque badalado será titular? Foto: Pedro Souza / Atlético

Foram 14 dias de intervalo. Para os jogadores e comissão técnica, esta folga foi importante para recuperação física, além de entrosar alguns atletas como o recém-chegado Diego Costa. Por outro lado, este intervalo, desde o empate do Galo frente ao Red Bull Bragantino, dois domingos atrás, foi muito ruim para os torcedores, visto que, boa parte deles, estavam empolgados com a liderança do Brasileirão e as classificações nas copas, ou seja, gostariam de acompanhar mais o clube. Enfim, depois de 14 dias, o Atlético está de volta para disputar três competições até o fim do ano, para matar a saudade do atleticano e para enfrentar o Fortaleza nesta tarde.

Neste domingo, 12 de setembro, às 16 horas, o Atlético duela com o Fortaleza no estádio Castelão, na capital do Ceará. A partida, que é válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, contará com transmissão da TV Globo (CE e MG) e Premiere, visto que acontecerá no horário nobre da televisão brasileira.

Um turno atrás

A primeira rodada de cada turno é sempre muito especial pelo pontapé em uma parte crucial do torneio de pontos corridos. Desta vez, Atlético e Fortaleza ficaram responsáveis pela primeira e pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro e é certo que irão protagonizar mais um grande jogo nesta tarde de domingo.

Em 30 de maio de 2021, há mais de três meses, o Galo e o Leão do Pici se encontraram no Mineirão, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Naquela época, o time mineiro já tinha um elenco forte, mas não possuía a confiança e a boa fase atual, da mesma forma que o forte conjunto cearense de Juan Pablo Vojvoda não era considerado um dos melhores times do Brasil.

Por isso, o jogo foi imprevisível e o Atlético foi a primeira vítima do melhor time do Nordeste. O Galo até abriu o placar, em cobrança de pênalti de Hulk, mas o Fortaleza virou o jogo no segundo tempo com dois gols de Yago Pikachu. Aproveitando os erros defensivos dos donos da casa, o Leão do Pici foi fatal e venceu por 2 a 1 com muito merecimento, mesmo estando longe de casa.

Desta vez o confronto é no Castelão. Quem vencerá?

Algo curioso deste duelo é o retrospecto. Os times se enfrentaram 13 vezes: cinco vitórias do Atlético, dois empates e seis triunfos do Fortaleza, ou seja, o time cearense venceu mais. Porém, no Ceará, cada equipe tem duas vitórias e houve um empate.

Os números e o momento

Os clubes que duelam nesta tarde protagonizaram grandes campanhas no primeiro turno deste Brasileirão. Por isso, o Atlético entra nesta 20ª rodada na liderança do campeonato, com vantagem considerável para todos os adversários, enquanto o Fortaleza está em terceiro, seis pontos atrás do Galo.

O time mineiro vive um ótimo momento por vários motivos. Dentro de campo, o clube conseguiu ótimos resultados – venceu nove jogos seguidos neste Brasileirão – e apresenta muita confiança. Além disso, a equipe se reforçou e fechou com Diego Costa, atleta que estreou na última partida – no empate contra o Red Bull Bragantino por 1 a 1 -, ou seja, o líder está ainda mais forte. Com apenas 13 gols sofridos, o Atlético possui a melhor defesa do Brasileirão, mas foi vazado nas últimas três partidas e, certamente, se preparou muito para não sofrer gols nesta tarde, no complicado confronto com o time de Juan Pablo Vojvoda.

O Fortaleza teve um intervalo um pouco menor, visto que atuou no último final de semana. Em 04 de setembro, o time duelou com o Bahia e perdeu de forma marcante: quatro gols de Rodallega e 4 a 2 no placar a favor do clube baiano. Até por isso e devido à sequência de cinco jogos sem vencer em todas as competições – o último triunfo do Leão do Pici aconteceu em 07 de agosto, ou seja, há mais de um mês -, o Fortaleza certamente entrará bastante focado em busca da vitória, a qual poderia consolidar ainda mais o time no G-4, visto que Palmeiras e Flamengo se enfrentam e pontos serão perdidos.

Aliás, um ponto curioso deste confronto é a qualidade dos clubes dentro e fora de casa. O Atlético é a segunda melhor equipe longe de casa, alcançando 20 pontos em 10 jogos. Já o Fortaleza é o segundo time que mais pontuou como mandante, conseguindo 21 pontos em 27 possíveis. O Leão do Pici está invicto dentro de casa – única equipe do campeonato – e, coincidentemente, o time cearense foi o único a vencer o Galo em casa neste Brasileirão. Cuca e companhia irão se vingar?

As escalações

Mesmo com a longa folga, o Atlético ganhou novos desfalques. Pela Seleção da Venezuela, Savarino lesionou a virilha e está fora do confronto desta tarde, assim como Tchê Tchê, atleta que teve um entorse no joelho. A novidade da lista de relacionados é Rafael, goleiro que estava fora desde abril. No entanto, a grande dúvida do torcedor é quem será escalado na parte ofensiva. Vargas estava sendo titular, Keno retornou e tem habilidade, e Diego Costa é acima da média, porém existem dúvidas acerca da parte física para aguentar os 90 minutos de todos eles. Além de saber quem será o companheiro de Hulk, Cuca terá que definir se manterá o esquema com apenas três meio-campistas ou se voltará a atuar com quatro atletas, tendo assim Jair de volta. O restante do time deve ser o “titular”.

Provável escalação: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso, Arana; Allan, Jair (Diego Costa ou Keno), Zaracho, Nacho Fernández; Vargas, Hulk. Técnico: Cuca.

Por outro lado, o bom técnico Juan Pablo Vojvoda não terá desfalques nesta partida e poderá utilizar o seu melhor time. A questão que os tropeços recentes danificaram a confiança do Fortaleza e algumas peças estão sendo contestadas. O goleiro Marcelo Boeck, por exemplo, foi muito mal contra o Bahia na última rodada e Felipe Alves pode retornar ao time titular. No restante da escalação, algumas mudanças podem acontecer, mas a tendência é permanecer com a ótima estratégia do técnico argentino, a qual possibilita um jogo bem intenso, ofensivo e complicado para qualquer adversário.

Provável escalação: Marcelo Boeck (Felipe Alves); Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi; Felipe, Ederson; Yago Pikachu, Matheus Vargas, Lucas Crispim; Robson, David. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Fortaleza x Atlético

20ª rodada do Brasileirão Série A de 2021
12/09/2021, 16:00 horas, Castelão
Transmissão: Globo (CE e MG) e Premiere
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas

Ficou top os dois cortando o patrocinador kkkkk