Quem é o atacante ex-Boca Juniors e Inter de Milão contratado pelo América?

Experiência e faro de gols não faltam: Zárate é o novo atacante do América. Foto: Divulgação/ América.

Uma das notícias mais surpreendentes da semana foi a contratação de um centroavante renomado para o América. Depois de fechar com Orlando Berrío em julho, atleta que só estreou na última rodada, o Coelho buscou mais um reforço internacional. Desta vez, o time mineiro fechou com um jogador com bastante bagagem na Europa e na Argentina, mas que nunca atuou no Brasil.

O novo reforço é Mauro Zárate. O atacante de 34 anos foi anunciado pelas redes sociais do América na noite de segunda-feira, 30 de agosto, e chegará a Belo Horizonte nos próximos dias. A tendência é que Zárate assine um contrato de quatro meses com o Coelho, ou seja, até o fim desta temporada. Como o jogador estava sem clube desde a sua saída do Boca Juniors em maio, o clube mineiro negociou diretamente com o atleta.

Com bastante experiência na Europa e em seu país natal, Argentina, Zárate é um atacante completo, já que sabe jogar aberto, pelo centro e tem faro de gols. Logo, trata-se de uma contratação ousada do Coelho, já que ele tem 34 anos e estava sem clube, ao mesmo tempo que é uma tentativa inteligente, visto que o jogador pode agregar muita qualidade neste 2º turno do Brasileirão do América.

A bagagem do atacante

Não só de um farto currículo vive um atleta, porém é improvável que o América não tenha observado toda a bagagem já adquirida por Mauro Matías Zárate Riga. O atacante começou a sua carreira no Vélez Sarsfield, com apenas 17 anos. Depois de um destaque inicial no seu clube de origem, Zárate deixou a Argentina e foi para o Al-Sadd do Catar e, em sequência, rumou ao Birmingham City da Inglaterra e à Lazio da Itália.

Foi no time italiano que o jogador começou a deixar os seus rastros positivos na Europa. Atuando pela equipe da capital em 2008/09, com só 22 anos, Zárate marcou 16 gols e chamou a atenção. Por causa disso, a Lazio contratou o atleta de forma definitiva. No clube italiano, ele atuou em mais duas temporadas e foi emprestado à Inter de Milão, maior equipe que atuou na Europa. Retornando para a Lazio após o fim do empréstimo, Zárate acabou voltando para o futebol argentino e fez uma ótima temporada no Vélez Sarsfield. Com 27 anos e de volta para casa, Zárate marcou 19 gols em 36 jogos em 2014, tendo assim uma média superior a um gol a cada dois jogos.

Após esta boa recuperação na carreira, as propostas europeias voltaram a surgir. Com isso, Mauro Zárate foi para o “Velho Continente” novamente e assinou com o West Ham, forte equipe de Londres. Ele também teve passagens por QPR e Watford, times ingleses, Fiorentina, clube italiano, e Al Nasr, encerrando nos Emirados Árabes a sua carreira longe da América do Sul.

Com 31 anos, Zárate retornou ao seu país e teve uma 3ª e curta passagem pelo Vélez Sarsfield em 2018. Logo depois, o atacante assinou com o Boca Juniors, tradicional clube argentino, e tinha contrato com os Xeneizes até o meio deste ano. Devido à insatisfação, Zárate não renovou com o Boca e, desde então, está livre no mercado.

As últimas temporadas

O currículo foi detalhado acima e não existem dúvidas: trata-se de um atacante com uma vasta experiência. A grande questão será a condição física atual de Zárate, visto que ele deixou o Boca Juniors há três meses. Outra questão será a motivação do atacante para atuar no futebol brasileiro, pois trata-se de um campeonato complicado e ele pode ser, sem nenhuma dúvida, o líder técnico do América.

Detalhando um pouco o estilo de jogo do argentino, Mauro Zárate é um atacante que joga centralizado, mas não atua somente como centroavante. Em muitas oportunidades pelo Boca Juniors, nos últimos anos, Zárate atuou pela esquerda ou atrás de um jogador mais forte. ou seja, como um segundo-atacante. A movimentação e a polivalência são importantes características do atacante que mede 1,73m, ou seja, não é tão alto para ser uma referência no ataque – mesmo com o argentino contando com um ótimo tempo de bola.

Como é possível analisar na postagem acima do SofaScore.com, qualificado site de estatísticas, Zárate se movimentou bastante nestes últimos anos pelo Boca Juniors. Foram 31 participações em gols em 77 jogos, ou seja, números razoáveis. Porém 2021 foi um ano bem ruim para o atleta: apenas dois gols e uma assistência em 19 jogos. Além disso, Zárate conviveu com algumas lesões nesta sua passagem pelo Boca Juniors. Então, algumas partidas descritas nestes números do SofaScore.com podem ser do atleta tentando se recuperar fisicamente.

Enfim, trata-se de uma boa tentativa de mercado do América. Caso tenha ritmo de jogo, Zárate deve estrear em meados de setembro e agregará bastante, visto que o Coelho não conta com nenhum atacante decisivo e que imponha respeito. Logo, Mauro Zárate tende a chegar e ser o líder técnico de um ataque que precisa de melhorias. O resultado do último fim de semana foi muito bom – 2 a 0 contra o Ceará, em casa -, mas a batalha para permanecer na Série A será longa e é esperado que Zárate ajude. Boa sorte, América e Zárate!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments