Volta da torcida, VAR, nova camisa e necessidade de vencer no Mineirão: Cruzeiro duela com o Confiança nesta noite

Vanderlei dando instruções para dois possíveis titulares: Moreno e Matheus Pereira. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Quase 60 dias depois da última vitória como mandante, o Cruzeiro possui a necessidade urgente de vencer em Belo Horizonte e contará com um apoio externo fundamental. Depois de um ano e meio, a torcida azul celeste voltará ao estádio e poderá apoiar o clube no momento mais difícil da sua história. A última oportunidade da torcida foi em março de 2020, antes do início da pandemia do coronavírus, e é certo que os torcedores irão apoiar bastante em busca da recuperação na Série B. Além do jejum de vitórias em casa e da volta da torcida, a partida contará com VAR, pela 1ª vez na Série B, e com a nova camisa cruzeirense.

Nesta sexta-feira, 20, às 21:30, o Cruzeiro duela com o Confiança no Mineirão, em jogo válido pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, a partida desta noite é a abertura do 2º turno da competição para ambos os times, ou seja, a reta final está próxima e os clubes precisam ficar atentos. O jogo contará com transmissão do SporTV (menos MG) e Premiere.

Retorno, estreia, novidade e jejum

Vários fatores deixam o jogo do Cruzeiro desta noite ainda mais animado. Iniciando pela questão mais aguardada, a apaixonada torcida azul celeste retornará às arquibancadas depois de mais de 500 dias. A última partida como mandante com torcida foi bem desanimadora para o cruzeirense, visto que o time perdeu para o CRB de Léo Gamalho, em março de 2020, pela Copa do Brasil. No entanto, a intenção da Raposa é aproveitar o retorno dos gritos de apoio para melhorar seu desempenho como mandante.

Nas últimas temporadas, o Cruzeiro apresenta números terríveis em BH e a esperança do clube é que a presença de 16 mil torcedores nesta noite, no Mineirão, acarrete bons resultados na Série B. Atualmente, a Raposa é a 2ª equipe que menos somou pontos dentro de casa na 2ª divisão e venceu apenas uma partida, frente ao Vasco, em 24 de junho de 2021. Depois disso, o time mineiro fez seis partidas como mandante: empatou cinco vezes e perdeu para o Avaí, ou seja, não vence nenhum adversário como mandante há quase dois meses.

Além da volta da torcida, um fator que pode animar os atletas do Cruzeiro é a nova camisa. Muito elogiada por boa parte dos torcedores, a Raposa irá estrear o seu terceiro uniforme nesta noite. A camisa verde homenageia a origem italiana da equipe e o time atuará com o novo manto neste importante jogo frente ao Confiança.

Para finalizar o conjunto de notícias importantes para o jogo desta sexta-feira, 20, a partir desta 20ª rodada, a Série B contará com o auxílio do juiz de vídeo. Com o início do 2º turno, a CBF irá custear o VAR em todas as partidas e a tendência é que algumas polêmicas aconteçam com menor frequência. O experiente árbitro Heber Roberto Lopes será o juiz de vídeo nesta noite.

Os números e o momento

Como dito anteriormente, o Cruzeiro tem números ruins em casa e precisa vencer, porém a equipe de Vanderlei Luxemburgo entra com muita motivação por causa do bom momento e devido à última partida, já que venceu. Enquanto isso, o Confiança vive um momento terrível e está afundado na zona do rebaixamento.

Iniciando pelo mandante que estará muito motivado nesta noite, o Cruzeiro Esporte Clube está invicto há seis partidas – quatro jogos da Era Luxa e os dois últimos jogos com Mozart – e voltou a vencer na última partida: bateu o Náutico, nos Aflitos, por 1 a 0, graças ao gol de Thiago. Mesmo assim, o time mineiro ainda está na incômoda 14ª posição, com 21 pontos, e não subirá na tabela nesta rodada, visto que o 13º, o Brusque,tem uma vantagem de quatro pontos. Em contrapartida, o time azul celeste pode perder até três colocações na tabela e voltar à zona do rebaixamento com uma derrota, visto que o Londrina, 17º colocado, está apenas dois pontos atrás da Raposa.

Já o Confiança está em uma fase muito preocupante: o time venceu apenas uma partida dos últimos 13 confrontos – curiosamente, o adversário foi o Náutico, nos Aflitos, e o clube sergipano goleou por 4 a 0. Na última rodada, enquanto o Cruzeiro bateu o Timbu, o Confiança perdeu para o Remo por 2 a 1 por causa de um gol do rival nos acréscimos. Este decepcionante revés deu sequência ao momento terrível: são três derrotas seguidas e cinco derrotas em seis jogos – apenas o Náutico e o Brasil de Pelotas não somaram mais pontos que o time sergipano nestas últimas rodadas. Atualmente na vice-lanterna, com 13 pontos, o Confiança precisa vencer para respirar na Série B, mas a equipe triunfou apenas uma vez como visitante nesta edição do torneio.

É certo que o momento cruzeirense e todos os fatores citados anteriormente animam a Raposa, porém, mesmo em um momento assustador, o Confiança pode se agarrar aos números recentes do confronto. As equipes já se enfrentaram em cinco oportunidades: cada equipe venceu duas vezes e houve um empate. No entanto, o Confiança não perdeu os últimos três jogos e venceu o duelo do 2º turno de 2020, no Mineirão, e a partida do 1º turno desta temporada.

As escalações

O técnico Vanderlei Luxemburgo poderá repetir a escalação da última partida, visto que não possui novos desfalques. As ausências continuam sendo as mesmas: Marcinho e Matheus Neris com COVID-19; Ariel Cabral, Lucas Ventura, Raúl Cáceres e Jean Victor lesionados – o lateral-esquerdo Jean estava suspenso na última partida e sequer foi relacionado para este jogo por um desgaste muscular. Um retorno importante para a defesa é Rhodolfo, zagueiro que foi relacionado e deve ficar à disposição de Luxa, mesmo que Eduardo Brock e Ramon ainda sigam como dupla titular. A única provável mudança do técnico do Cruzeiro é a entrada de Wellington Nem na vaga de Dudu, visto que o jovem atleta não foi bem e Nem já apresentou mais futebol.

Provável escalação: Fábio; Norberto, Ramon, Brock, Matheus Pereira; Adriano, Rômulo, Giovanni Piccolomo; Bruno José, Marcelo Moreno, Wellington Nem. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

O caos no Confiança é tão grande que o ex-técnico do Atlético, Rodrigo Santana, assumiu a equipe em 12 de maio e foi demitido em 26 de julho. Desde então, a equipe sergipana está sem treinador efetivo e Zé Carlos Leal segue como interino. Em meio à má fase, o Confiança não consegue repetir escalação e terá novos desfalques: William Santana recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora, enquanto João Paulo e Nirley retornaram de suspensão e fortalecerão a zaga do Confiança. Os nomes mais conhecidos do time sergipano são Hernane Brocador, ex-Flamengo, e Serginho, campeão da Libertadores pelo Atlético, além do goleiro Michael, atleta do Galo que está emprestado ao Confiança.

Provável escalação: Michael; Jonathan Bocão, Nirley, Bareiro , João Paulo; Serginho, Madison; Robinho, Jhemerson (Álvaro), Luidy; Hernane. Técnico: Zé Carlos Leal.

Cruzeiro x Confiança

20ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
20/08/2021, 21:30 horas, Mineirão
Transmissão: SporTV (menos MG) e Premiere
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Éder Alexandre (SC).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments