Curtas‌ ‌|‌ A chegada de Diego Costa, a volta dos atleticanos ao Mineirão, nova cirurgia de Henrique, COVID-19 na Raposa e‌ ‌muito‌ ‌mais.‌ ‌Resumo‌ ‌semanal‌ ‌de‌ ‌Atlético‌ ‌e‌ ‌Cruzeiro‌ ‌

Ele foi anunciado: Diego Costa é do Galo! Foto: Twitter do Atlético.

O‌ ‌blog‌ ‌Bola‌ ‌Pra‌ ‌Frente‌ ‌traz‌ ‌um‌ ‌resumo‌ ‌semanal‌ ‌das‌ ‌notícias‌ ‌dos‌ ‌gigantes‌ ‌mineiros,‌ ‌com‌ ‌informações‌ ‌rápidas,‌ ‌pontuais‌ ‌e‌ ‌que‌ ‌deixam‌ ‌o‌ ‌torcedor‌ ‌atualizado‌ ‌sobre‌ ‌Atlético‌ ‌e‌ ‌Cruzeiro.‌

Atlético

Uma noite monumental

O 1º tempo não foi tão bom, mas o Atlético aguentou a pressão, dominou a etapa final e venceu o River Plate fora de casa na última quarta-feira, 11. O resultado foi muito bom e a atuação da 2ª parte também, contando com o protagonismo de Nacho Fernández, atleta que fez o gol da vitória, mas foi expulso, a inteligência de Allan e Hulk e as defesas do goleiro Everson, eleito o melhor em campo na vitória por 1 a 0 no Monumental de Núñez. Infelizmente para o espetáculo e para os torcedores do Galo, o time mineiro não contará com Nacho Fernández na volta por causa do contestável cartão vermelho recebido na última partida. O Atlético até entrou com um recurso na Conmebol e pede a anulação da expulsão do meio-campista, alegando uma irregularidade na ação do VAR, mas a tendência é que Nacho fique fora da partida de volta frente ao River Plate nesta quarta-feira, 18.

Uma noite perfeita

A semana do torcedor atleticana foi excelente do início ao fim: na quarta, 11, o time venceu o River Plate-ARG por 1 a 0 e no sábado, 14, menos de 72 horas depois, bateu o Palmeiras por 2 a 0 e abriu cinco pontos na liderança do Campeonato Brasileiro. E, dentro de campo, a atuação do Galo foi indiscutível, coroando uma noite perfeita. Os destaques da partida do Mineirão foram o brilho de Arana e Savarino – o lateral deu duas assistências para o ponta fazer os dois gols atleticanos – e o domínio atleticano do início ao fim. É claro que a expulsão contestável de Patrick de Paula repercutiu bastante, porém o Galo dominou, mereceu os três pontos e abriu cinco de vantagem.

A chegada de Diego Costa

Logo após a vitória contra o Palmeiras, os torcedores atleticanos ganharam mais uma razão para vibrar. Depois de uma longa novela, o Atlético confirmou a contratação do atacante Diego Costa. O centroavante hispano-brasileiro que teve boas passagens por Chelsea e Atlético de Madrid fechou com o Galo até o fim de 2022, já gravou vídeos para a massa atleticana e era esperado no Brasil nesta segunda-feira, 16. No entanto, segundo a Rádio Itatiaia, a assessoria do Atlético afirmou que Diego Costa não embarcou em Madrid e não chegará em Belo Horizonte nesta segunda-feira. A expectativa é que o atleta se apresente nos próximos dias e comece a se recuperar fisicamente, visto que ele não atua há quase oito meses.

Segue o Hulk!

O Atlético contratou o centroavante Diego Costa e tem um dos badalados ataque da América porque conta com o destaque do futebol brasileiro na temporada: Givanildo Vieira de Sousa. Conhecido como Hulk, o camisa 7 do Galo está entregando um futebol de altíssimo nível e é líder de diversas estatísticas das competições atleticanas. Nesta última semana, Hulk passou em branco, mas deu uma assistência e atuou muito bem contra River Plate e Palmeiras. Além disso, Givanildo será muito importante na partida de volta da Libertadores. Por isso, o Atlético deve confiar no seu atacante. Segue o Hulk!

Atleticanos de volta ao estádio

E pela 1ª vez na história, a torcida atleticana poderá prestigiar Hulk e mais vários atletas deste atual time mineiro no estádio. Após 17 meses com a pandemia impossibilitando a volta dos torcedores ao Mineirão, a Prefeitura de Belo Horizonte liberou e, como a Conmebol havia permitido a retomada do público mesmo com a pandemia, o Atlético contará com a sua apaixonada torcida no Gigante da Pampulha na próxima quarta-feira, 18. No entanto, a comercialização dos 16 mil ingressos não teve muito sucesso e o atleticano teve problemas em um site. Por isso, as vendas foram interrompidas e retornaram na tarde deste domingo, 15. A expectativa é que os torcedores comprem todos estes 16 mil ingressos, estejam de máscaras e distantes durante o jogo e que o retorno do público seja um sucesso em Minas Gerais!

Calendário da CBF

É certo que a torcida atleticana ficou, ao mesmo tempo, bastante feliz e nervosa com uma fala do técnico da Seleção Brasileira: Guilherme Arana, do Atlético Mineiro. O técnico do Brasil convocou o lateral-esquerdo do Galo para a seleção principal e o atleta ficou bem feliz. Obviamente, os torcedores do time mineiro entendem a felicidade do atleta, porém a torcida ficou bem nervosa por causa da possibilidade de Arana ficar fora de jogos decisivos. No entanto, a CBF promoveu mudanças no calendário e as equipes que contarem com selecionáveis não serão prejudicadas. A Confederação Brasileira de Futebol mudou bastante o seu calendário e colocou as finais da Copa do Brasil nos dias 08 e 12 de dezembro de 2021, ou seja, logo depois do término do Campeonato Brasileiro. As mudanças possibilitaram que o Atlético não entre em campo entre os dias 01 e 08 de setembro, datas reservadas para os jogos das Eliminatórias. Obviamente estas alterações trarão prejuízos, visto que os times terão um calendário ainda mais apertado nos próximos dias, mas, a curto prazo, a decisão foi boa e eficaz para o Atlético e para Arana.

Fan Tokens

Para completar a semana perfeita do torcedor atleticana, a qual envolveu as vitórias sobre River e Palmeiras, a contratação de Diego Costa e a adequação do calendário para não ficar desfalcado de Arana, o time mineiro promoveu uma venda inteligentíssima que rendeu milhões. O Atlético abriu a venda na última sexta-feira, 13, de cerca de 600 mil “fan tokens” – uma moeda virtual para o torcedor – chamada $GALO. O preço de cada moeda era de dois dólares e as criptomoedas esgotaram em oito minutos, a quarta venda mais rápida da história destes ativos virtuais, os quais fazem sucesso na Europa – inclusive, o PSG usou estas moedas para pagar a contratação de Lionel Messi. Analisando o sucesso tão rápido, o Atlético colocou mais 250 mil fan tokens à venda e todas as criptomoedas foram vendidas. Portanto, as vendas resultaram em 1,7 milhões de dólares (9 milhões de reais) e o Galo tem o direito de 50%, ou seja, ficou com 4,5 milhões de reais. Os torcedores que compraram as moedas $GALO terão o direito de decidir algumas questões, como o modelo da braçadeira de capitão do time. Uma ideia muito boa!

Cruzeiro

Empate amargo

A animação do torcedor ao virar uma partida é enorme e com razão. Sair perdendo e fazer dois gols para liderar o placar é sempre especial, ainda mais dentro de casa. Isso aconteceu na última quarta-feira, 11, na partida do Cruzeiro contra o Vitória: o time baiano abriu o placar no 1º tempo e a equipe mineira fez dois gols na etapa final com Sobis e Giovanni. No entanto, para jogar um “balde de água fria” em toda a recuperação cruzeirense, a Raposa sofreu mais um gol de Samuel na parte final da 2ª etapa. Por isso, em jogo válido pela 17ª rodada da Série B, Cruzeiro e Vitória empataram por 2 a 2 e a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo perdeu uma grande chance de triunfar dentro de casa, deixando um gosto amargo nesta partida.

Cruzeiro Empate Clube

Depois deste empate amargo com o Vitória, o Cruzeiro fez mais uma partida como mandante no Independência: a ideia era vencer as duas partidas como mandante para se recuperar na Série B. Entretanto, o Cruzeiro Empate Clube empatou novamente. O simples trocadilho pode ser evidenciado por alguns números aqui descritos e a razão é simples: a equipe segue empatando bastante e não sai do lugar. Contra o Sampaio Corrêa, o time mineiro dominou, pressionou bastante e Giovanni e Moreno tentaram, mas Sobis desperdiçou uma chance clara, o Cruzeiro saiu perdendo e apenas empatou na etapa final: 2 a 2 no placar. Mais um resultado ruim para o 16º colocado da Série B de 2021. 

Permanência de Marcelo Moreno

Mesmo com os empates, os torcedores cruzeirenses contaram com uma ótima notícia nesta semana: Marcelo Moreno optou pela permanência na Toca da Raposa, mesmo com uma proposta de um tradicional time chileno. O Colo-Colo procurou o staff do centroavante e tentou um acordo com o boliviano, no entanto Marcelo Moreno reuniu com a diretoria do Cruzeiro, reafirmou o seu desejo de permanecer na Raposa, entendendo a situação que a equipe se encontra, e, portanto, rejeitou a proposta do time chileno. No fim de semana seguinte, Moreno começou a partida no banco, entrou no 2º tempo e marcou o gol de empate. Ele mostrou que está com vontade!

Nova cirurgia de Henrique

Em contrapartida à permanência de Moreno, o Cruzeiro teve mais uma notícia ruim envolvendo um histórico volante da equipe. Henrique retornou ao time mineiro em 2020 após um empréstimo sem sucesso no Fluminense, porém atuou apenas oito vezes pela Raposa na última temporada, se lesionou e está fora de combate desde 08 de outubro. Mesmo dez meses depois, o volante de 36 anos segue com problemas: na última semana, Henrique realizou uma nova cirurgia no joelho com o objetivo de otimizar o processo de cicatrização da cirurgia realizada no ano passado, segundo o clube. Uma boa recuperação para o volante Henrique!

Volta dos cruzeirenses ao estádio

A apaixonada torcida azul celeste está mais próxima de retornar ao estádio. Aproveitando a liberação da torcida por parte da Prefeitura de Belo Horizonte, mesmo com a pandemia, o Cruzeiro agiu rapidamente nos bastidores, cumpriu a punição imposta pelo STJD, a qual foi reduzida, e já poderá contar com torcida na próxima semana. Esta é a expectativa do clube e novidades devem surgir nesta semana, visto que o time mineiro não abriu as vendas de ingresso para o jogo contra o Confiança na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto. Na Série A, mesmo com protocolo da CBF, equipes como Atlético e Flamengo decidiram pela retomada do público quando todos os clubes conseguirem, porém não houve nenhuma reunião entre os times da Série B e o desejo cruzeirense é retornar ainda nesta semana. Por isso, o Cruzeiro deve decidir rapidamente nesta semana para iniciar as vendas dos 16 mil ingressos, porém os empecilhos podem adiar este retorno da torcida. É necessário aguardar, visto que novidades irão surgir.

COVID-19 no Cruzeiro

O Cruzeiro deseja colocar a sua apaixonada de volta ao estádio em meio à pandemia do coronavírus por causa da liberação da prefeitura, mas o próprio time contou com diagnósticos da doença dentro do elenco. O meio-campista Marcinho e, posteriormente, o volante Matheus Neris testaram positivo para a COVID-19 e estão isolados e assintomáticos. A expectativa de todos é que os jogadores se recuperem sem nenhum problema e que o elenco cruzeirense não tenha novos casos confirmados nos próximos testes. Aproveitando a notícia do Cruzeiro, é necessário reafirmar: usem máscara e se vacinem quando possível!

Salários praticamente em dia, mas…

Para contratar Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro se comprometeu a realizar algo básico em qualquer empresa: pagar os salários. Infelizmente, esta obrigação não é cumprida com frequência no futebol brasileiro e a Raposa, equipe imersa em uma enorme crise financeira, estava devendo algumas folhas salariais. Com a chegada de Luxa, o investidor Pedrinho colocou mais de 9 milhões de reais nas finanças do Cruzeiro para quitar os salários: acertaram os débitos dos jogadores de 2021, seguindo com o débito de alguns salários de 2020. No entanto, além dos débitos do ano passado, a Raposa segue devendo o salário dos funcionários do administrativo – servidores que ganham bem menos. Segundo uma apuração do jornal O Tempo, o pagamento para os jogadores, excluindo os outros funcionários do clube, acarretou uma revolta muito grande destes servidores do administrativo. Por isso, o Cruzeiro tem a obrigação de organizar ainda mais a sua parte financeira nas próximas semanas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juca

O Cruzeiro não tem departamento médico competente. Todo jogador machuca e demora mais que qualquer time.