O confronto dos líderes! Valendo o 1º lugar do Brasileirão, Atlético e Palmeiras protagonizam grande jogo no Mineirão

O último confronto entre Galo e Verdão aconteceu no Mineirão e o time mineiro venceu por 2 a 0. Foto: Pedro Souza / Atlético

A semana de atleticanos e palmeirenses foi bem animada por causa dos duelos das quartas de final da Libertadores. O Atlético visitou o River Plate e venceu, enquanto o Palmeiras arrancou um empate com o São Paulo no Morumbi. Porém, não é hora de pensar na competição continental. O foco de ambos os times foi alterado e, nesta noite de sábado, as equipes protagonizam o grande jogo do 1º turno do Brasileirão: o Verdão foi líder de boa parte do torneio, mas o Galo “roubou” a 1ª colocação na última rodada. Por isso, a liderança está em jogo e é certo que será um grande duelo!

Neste sábado, 14, às 19 horas, o Atlético recebe o Palmeiras no Mineirão, em Belo Horizonte, mas ainda sem torcida. O time mineiro contará com os seus torcedores na decisão frente ao River Plate, no entanto, no Brasileirão, o Gigante da Pampulha seguirá vazio para este importante jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o qual terá transmissão exclusiva do Premiere.

A importância do jogo

Para muitos, um torneio de pontos corridos é “sem graça” porque não possui jogos decisivos valendo a taça, as famosas finais. No entanto, para os entusiastas desta fórmula de disputa, várias finais acontecem durante a competição. Por isso, a partida deste início de noite no Mineirão pode ser considerado uma final, visto que o Atlético pode abrir uma vantagem considerável contra o maior rival, atualmente, enquanto o Palmeiras pode retomar a 1ª colocação.

Com 34 pontos em 15 jogos, o Atlético assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro na última rodada ao vencer o Juventude por 2 a 1, fora de casa. Portanto, o time de Cuca ficou com o posto de líder apenas em uma rodada e já terá um confronto direto. Se vencer nesta noite, a equipe alvinegra alcança os 37 pontos, abre cinco para o Palmeiras e os outros times do Brasileirão (Flamengo e Fortaleza) chegarão, no máximo, aos 33 tentos, ou seja, uma vitória dá uma “gordura” maior que três pontos para o Atlético.

Já o Palmeiras liderou boa parte do 1º turno, porém perdeu em casa na última rodada, em casa, para o Fortaleza, por 3 a 2, e está na vice-liderança. Com 32 pontos em 15 jogos, o Verdão vê o duelo desta noite como decisivo, visto que não pode deixar o time mineiro escapar. Em caso de vitória palmeirense, a equipe de Abel Ferreira ultrapassa o Galo e fica um ponto à frente, retornando à liderança. Já o empate deixaria a situação como está – Atlético com dois tentos de vantagem -, porém o Fortaleza ultrapassaria o Verdão com uma vitória por dois ou mais gols de vantagem sobre o Santos, em casa.

Portanto, é importantíssimo para ambos os times não perderem a chance de vencer um jogo de seis pontos, ao mesmo tempo que as equipes também possuem decisões cruciais no meio de semana pela Copa Libertadores da América. Logo, os times entram em campo com um olho no Brasileirão e um olho na Libertadores!

Os números e o momento

A situação da tabela já foi detalhada: o líder Atlético recebe o vice-líder Palmeiras e o objetivo de ambos deve ser “apenas” a vitória. Mesmo assim, alguns números e o momento dos clubes mostram detalhes interessantes deste grande confronto.

O Galo vive o melhor momento da sua história no Brasileirão de pontos corridos: são oito vitórias consecutivas no campeonato, sequência de triunfos jamais alcançada pelo clube mineiro. Além disso, o time vem de um grande jogo contra o River Plate, onde o Atlético venceu, e os comandados de Cuca ostentam o grande fato de triunfar em 10 das últimas 13 partidas, além de classificações contra o Boca Juniors e Bahia. Dentro da sua casa, a equipe alvinegra não começou tão bem – perdeu para o Fortaleza e empatou com a Chapecoense -, porém se recuperou e soma quatro vitórias seguidas como mandante no Brasileirão.

Já o Palmeiras não está em um grande momento. A equipe treinada pelo super competente Abel Ferreira não está mais na Copa do Brasil, teve algumas semanas só com treinamentos e, mesmo assim, não conseguiu aproveitar o descanso. O Verdão não vence uma partida desde 24 de julho, quando derrotou o Fluminense. Depois disso, o time paulista empatou com o São Paulo duas vezes – um empate aconteceu na Libertadores – e perdeu para o Fortaleza, ou seja, os tropeços recentes deram chance para o embalado time atleticano assumir a liderança. Como visitante, o Palmeiras tem o 3º melhor aproveitamento do Brasileirão.

A curiosidade da partida é que o confronto dos líderes coloca frente a frente a melhor defesa do Brasileirão – o Atlético, com apenas 11 gols sofridos – e o melhor ataque da competição – o Palmeiras, com 27 gols feitos.

Outro número interessante é o retrospecto e, enquanto o Atlético tem vantagem por causa do bom momento na atual temporada, o Palmeiras tem uma vantagem histórica considerável. Em 84 jogos disputados entre os clubes, o Galo soma 29 vitórias, houve 16 empates e o Verdão venceu em 39 oportunidades.

As escalações

O Atlético esteve fora de Minas Gerais por vários dias e retornou para casa com duas vitórias na bagagem: venceu o Juventude em Caxias do Sul e o River Plate em Buenos Aires. Até por isso, a equipe deve estar bastante desgastada e o técnico Cuca pode poupar um ou outro jogador, porém, a tendência é que o treinador coloque força máxima na partida. Mesmo com desgaste, Nacho Fernández será titular, até porque está suspenso e não enfrenta o River Plate. Um retorno importante ao time titular deve ser Savarino, venezuelano que sequer entrou na última partida. Ainda no ataque, o Atlético tende a contar com Keno no banco de reserva, após mais de um mês lesionado. Por isso, o único desfalque atleticano é o goleiro Rafael.

Provável escalação: Everson; Guga (Mariano), Nathan Silva, Alonso, Arana; Allan, Tchê Tchê (Jair), Nacho Fernández, Zaracho (Vargas); Savarino, Hulk. Técnico: Cuca.

Assim como o Atlético, o Palmeiras vem de um jogo complicado – contra o São Paulo – e, mesmo com a decisão no meio de semana, deve ir a campo com força máxima. A curiosidade é que os desfalques palmeirenses estão todos na lateral-esquerda: Jorge, atleta que chegou recentemente, está se recuperando fisicamente; Victor Luis, lateral de origem e substituto do negociado Viña, e Renan, zagueiro que está atuando como ala, estão suspensos. Por isso, Abel Ferreira promoverá a estreia do lateral-esquerdo uruguaio Piquerez. Além disso, o técnico português deve colocar Gustavo Scarpa de volta ao time titular, visto que o destaque da equipe na temporada ficou fora do importante jogo frente ao São Paulo e está descansado.

Provável escalação: Weverton; Gabriel Menino (Mayke), Gustavo Gómez, Felipe Melo, Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula); Gustavo Scarpa, Rony, Willian; Deyverson (Luiz Adriano). Técnico: Abel Ferreira.

Atlético x Palmeiras

16ª rodada do Brasileirão Série A de 2021
14/08/2021, 19:00 horas, Mineirão
Transmissão: Premiere
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments