Com mais mudanças no time titular, o desesperado Cruzeiro protagoniza um importante confronto direto com o Londrina nesta sexta

O técnico Mozart terá que optar por Moreno ou Thiago como camisa 9. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

São oito partidas em sequência sem saber o que é vencer: três derrotas e cinco empates nos últimos 35 dias. O Cruzeiro Esporte Clube segue em uma fase terrível, onde o time aparenta não encontrar a saída tão cedo. São inúmeros erros cometidos dentro e fora de campo e a situação embaraçosa do Cruzeiro segue perturbando os apaixonados torcedores azul celeste. Nesta sexta, o time entra em campo na vice-lanterna da Série B e precisa, urgentemente, voltar a vencer. E o adversário da vez é o Londrina, equipe que também está na parte debaixo da tabela, ou seja, a partida desta noite é um importante confronto direto.

Nesta sexta, 30, às 21:30, o Cruzeiro enfrenta o Londrina, em jogo válido pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada em Belo Horizonte, precisamente no estádio Mineirão, e contará com transmissão exclusiva do Premiere.

O confronto direto

Parece estranho, mas esta é a realidade do Cruzeiro: o time entrará na 15ª rodada da Série B pressionado por vencer o Londrina em casa, já que o duelo desta noite é um jogo de seis pontos. E isso acontece porque a equipe mineira não consegue deixar o buraco que está inserido e segue na zona de rebaixamento, junto com o Londrina, equipe mais modesta, mas que também quer deixar o Z-4 para sentir um alívio.

O Cruzeiro está na 19ª posição, com 12 pontos conquistados em 14 partidas. Já o Londrina está uma posição à frente, com a mesma pontuação e a mesma quantidade de jogos, porém o time paranaense tem um saldo de gols melhor que a equipe mineira: o Londrina tem -5 de saldo e o Cruzeiro possui -7 por causa da sua terrível defesa, a pior do campeonato – sofreu 23 gols em 14 jogos.

Como as equipes estão muito próximas na tabela e o critério de desempate é favorável ao Londrina, quem vencer fica à frente do adversário e, em caso de empate, o time mineiro segue atrás do seu rival. Um fato curioso desta partida é que outras três equipes possuem os mesmos 12 pontos, ou seja, a parte de baixo da tabela está bem embolada e qualquer vitória poderá fazer com que o vencedor deixe o Z-4. Esta é a importância deste confronto direto!

Os números e o momento

A definição perfeita do confronto desta noite é que trata-se de um encontro entre duas equipes que estão na mesma situação, mas possuem obrigações diferentes. O Cruzeiro, clube tão tradicional, está na Série B pelo segundo ano consecutivo e não aparenta que irá melhorar rapidamente a sua situação em busca do retorno à elite. Já o Londrina, time que acabou de subir da Série C, quer sair do Z-4 para conquistar o seu objetivo, visto que a permanência na 2ª divisão é o grande intuito da modesta equipe paranaense.

O Cruzeiro chega nesta partida sob muita pressão. Os comandados de Mozart não vencem um duelo há mais de um mês e estão no 19º lugar, uma posição incompatível com as obrigações cruzeirenses. Por isso, o torcedor cobra e o time, já desesperado e sem muita organização, não conseguiu entregar nada diferente nas últimas rodadas. No último sábado, a Raposa enfrentou o Vila Nova e empatou por 0 a 0, dando sequência à fase de oito jogos sem vencer. Dentro de casa, como indicado nesta análise, o Cruzeiro tem ainda mais dificuldade: é o time que menos somou pontos como mandante na Série B, junto com o próprio Londrina.

Ao falar sobre o time paranaense, é destacável a recuperação do clube nas últimas rodadas: depois de estar até na lanterna da competição, o Londrina chega nesta importante batalha frente ao Cruzeiro com três jogos de invencibilidade e com uma vitória contra o Remo na última rodada, por 1 a 0, dentro de casa. O time de Márcio Fernandes se recuperou e apresentou mais segurança defensiva, visto que, nestas três últimas partidas, a equipe não sofreu gols e quer dar continuidade a esta recuperação.

Enquanto o Cruzeiro chega em uma sequência de oito jogos sem vencer, o Londrina deseja seguir na sua série de três partidas sem ser derrotado. No entanto, o histórico do duelo anima a equipe cruzeirense. As equipes já se enfrentaram em 12 oportunidades, onde o Cruzeiro venceu seis partidas, houve três empates e o Londrina saiu de campo com a vitória em outros três jogos.

As escalações

O Cruzeiro marcou gols em apenas uma das últimas seis partidas, ou seja, está muito pressionado e, obviamente, precisa voltar a balançar as redes para retornar a vencer. Por isso, Mozart irá fazer novas mudanças no time titular, mesmo que estas alterações estejam sendo bem criticadas pela torcida, pois o time não adquire entrosamento com tantas rotações. Duas substituições já são obrigatórias: por causa dos lesionados Lucas Ventura e Rhodolfo, Flávio e Léo Santos serão titulares. Sendo assim, o restante do time deve ser titular até a referência: após perder alguns gols, Thiago pode ser substituído por Marcelo Moreno, atleta que voltou a ser relacionado depois de ficar fora por motivos pessoais. Além dos desfalques já citados, Raúl Cáceres ficou fora da lista de relacionados por lesão e Guilherme Bissoli também não estará disponível porque está voltando para o Athletico-PR.

Provável escalação: Fábio; Ramon, Léo Santos, Eduardo Brock; Norberto, Rômulo, Flávio, Felipe Augusto; Rafael Sobis (Marcinho), Marcelo Moreno (Thiago), Bruno José. Técnico: Mozart.

Já o técnico Márcio Fernandes não terá muitos desfalques e as suas novidades são positivas. O lateral Luiz Henrique e o zagueiro Lucas Costa cumpriram suspensão na vitória frente ao Remo e devem retornar ao time titular nesta noite contra o Cruzeiro. O time paranaense segue com Caprini, Mossoró, Salatiel e Victor Daniel fora por lesão. O Londrina tem um elenco bem modesto e, talvez, o nome mais conhecido seja o meia-atacante Lucas Lourenço, revelação do Santos que está emprestado ao time paranaense.

Provável escalação: César; Matheus Bianqui, Marcondes, Lucas Costa, Luiz Henrique; Tárik, Marcelo Freitas, Celsinho; Douglas Santos, Safira, Lucas Lourenço. Técnico: Márcio Fernandes.

Cruzeiro x Londrina

15ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
30/07/2021, 21:30 horas, Mineirão
Transmissão: Premiere
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Tiago Gomes da Silva (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Murilo de Andrade Marçal

O clube hoje não tem presidente, conselho deliberativo( maioria bandidos), treinador lixo e jogadores amaioria lixo,, só não cai pra C por muita sorte.

peppeu

Respeite o Boi Lambeu, grdão!!

JOSE VARGES DA SILVA

Esse Mozart não é técnico! Manda esse bosta embora e deixa o Celio lúcio esse tal de Sérgio Santos e burro e incompetente. Só Deus pra salvar nosso Cruzeiro

Marcelo

Jogaço! Kkkkkkkkk. Eta timeco vagabundo. As meninas vaidosas estão desesperadas.
Já fiz minha contribuição, deixei pago um jogo de 4 pilhas no shopping Oi, BBBox 24!

Wendell

Primeiro caso de PJ zumbi no ordenamento jurídico brasileiro. Já morreu e tá fedendo mas ainda cumpre tabela.