Efeito imediato: Nathan Silva chegou, tomou conta da posição e merece a titularidade no Atlético

Força de um jovem zagueiro! Foto: Pedro Souza / Atlético

Todos os torcedores do Atlético e as pessoas que acompanhavam o time mineiro evidenciaram, durante o primeiro semestre, o forte elenco alvinegro, ao mesmo tempo que todos ressaltaram a necessidade de um reforço na defesa. Um zagueiro seria a contratação ideal para o Galo.

Porém, a diretoria alvinegra foi ao mercado, não encontrou bons e acessíveis nomes para a defesa atleticana e o 1º semestre defensivo do Atlético contou com apenas Gabriel, Igor Rabello, Junior Alonso e Réver – Bueno e Micael fizeram parte do elenco, mas, praticamente, não atuaram.

Em meio à necessidade de um zagueiro e as saídas de Bueno – por causa do fim do empréstimo – e Gabriel – vendido para o futebol japonês -, a comissão técnica do Atlético foi muito esperta e achou uma solução “caseira”.

Com inteligência, Cuca chamou de volta o zagueiro Nathan Silva que estava emprestado ao Atlético-GO no fim de junho, colocou o zagueiro como titular nas últimas seis partidas e o efeito foi imediato: o camisa 40 chegou à Cidade do Galo, tomou conta da posição, renovou o seu contrato com o time, conquistou a massa atleticana e merece a titularidade.

Quem é Nathan Silva?

Nathanael Ananias da Silva nasceu em 06 de maio de 1997 na cidade de Oliveira, no interior de Minas Gerais. O atleta de 24 anos, conhecido como Nathan Silva, tem 1,82m de altura – ou seja, não é tão alto para a sua função – e atua como zagueiro pela direita. O defensor é cria da base do Atlético e é irmão do também zagueiro Werley, outro jogador que foi formado na base do time mineiro.

Desde a sua projeção ao futebol profissional, Nathan Silva não teve muitas oportunidades no Atlético e foi emprestado para alguns times. Em 2018 e 2019, o atleta esteve na Ponte Preta e em 2019 acertou com o Atlético-GO. Já em 2020, pela 1ª vez na Série A, Nathan Silva atuou pelo Coritiba. Já em 2021, o jogador retornou ao Atlético-GO e estava no Dragão até Cuca pedir o seu retorno, no fim do mês de junho.

Algo curioso sobre Nathan Silva é que o atleta é polivalente. Como não é tão alto, o jogador atuou várias temporadas na Série B como volante e desempenhou um bom futebol. Como é um zagueiro destro que não é lento, Nathan Silva também foi opção, em algumas oportunidades, na lateral-direita.

Números recentes

O zagueiro Nathan Silva chegou ao Atlético após a vitória atleticana frente ao seu ex-time, Atlético-GO, no 1º dia de julho. Com isso, o jogador começou a treinar com o grupo, ficou no banco contra o Cuiabá e, depois disso, foi titular em todos os minutos atleticanos.

  • 07/07: Atlético 2 x 1 Flamengo;
  • 10/07: América 0 x 1 Atlético;
  • 13/07: Boca Juniors 0 x 0 Atlético;
  • 17/07: Corinthians 1 x 2 Atlético;
  • 20/07: Atlético 0 x 0 Boca Juniors;
  • 25/07: Atlético 3 x 0 Bahia;

Nathan Silva foi a grande surpresa na escalação de Cuca frente ao Flamengo e o zagueiro foi muito bem. Depois desta partida, o jogador se afirmou como titular do Galo e não saiu mais do time. Infelizmente para os atleticanos, Nathan não atuará na Copa do Brasil porque já jogou pelo Atlético-GO. Por isso, ficará fora dos confrontos frente ao Bahia nas próximas duas quartas-feiras.

E fará falta, ainda mais ao analisar os números recentes de Nathan Silva. Titular nos últimos seis jogos, o zagueiro jogou todos os 540 minutos e ainda não perdeu: venceu as quatro partidas do Brasileirão e empatou os dois duelos da Libertadores. Nestas partidas, o Atlético não sofreu gols em quatro de seis oportunidades, ou seja, em 66,7% dos jogos de Nathan Silva, o Galo não foi vazado.

Ainda na última partida, frente ao Bahia, o atleta foi um dos melhores em campo e impediu qualquer tentativa do adversário. O conceituado site Footstats destacou dados do jogador, onde ele se destacou com 11 rebatidas e com 100% de passes certos, além de errar apenas um lançamento e não cometer nenhuma falta, mesmo sendo defensor. Um desempenho exemplar!

Efeito imediato

Como dito por Alexandre Kalil há quase 10 anos, a torcida do Atlético é a mais chata do Brasil – o ex-presidente afirmou isto, em tom de brincadeira, ao anunciar o goleiro Victor. Mesmo sendo bastante exigente, boa parte da torcida atleticana já se rendeu ao seu “novo” zagueiro.

Muitos torcedores sequer sabiam da existência de Nathan Silva. Outros lembravam de um zagueiro destaque na base, mas não sabiam que ele estava se destacando no futebol brasileiro. E neste ponto entra o mérito da diretoria, comissão técnica e, principalmente, do técnico Cuca. O treinador disse que, ao descobrir que Nathan era jogador do Atlético, pediu imediatamente o retorno do jogador e Rodrigo Caetano solicitou o fim do empréstimo junto ao Atlético-GO.

A visão do treinador foi brilhante e o Atlético se deu bem ao ganhar uma boa opção na defesa. Nathan Silva não é tão alto, mas é bem forte, tem uma boa jogada aérea e se impõe contra o atacante. Além disso, até por causa da experiência como volante, Nathan tem um passe bom e ajuda na construção das jogadas.

Nathan Silva chegou como uma cria da base que estava emprestada e que poderia ajudar o elenco, porém, em menos de um mês, o atleta renovou o seu contrato até o fim de 2023, “colocou” Igor Rabello e Réver no banco, e se mostrou pronto para ser o titular de um time tão forte quanto o Atlético. Cria da Cidade do Galo para titular da zaga: uma bela solução encontrada pelo Galo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments