Esta noite tem Léo Gamalho contra Fábio! Cruzeiro enfrenta o Coritiba, time do algoz de 2020, no Mineirão

É certo que os cruzeirenses desejam acabar com estas lembranças ruins envolvendo Léo Gamalho. Foto: Itawi Albuquerque/AGIF

Talvez, o nome que a torcida cruzeirense tentou com mais ímpeto esquecer após o fim de 2020 foi Léo Gamalho. O centroavante foi o grande algoz da equipe mineira na última temporada quando ainda atuava pelo CRB. Durante a última Série B, Léo Gamalho deixou a equipe alagoana e rumou ao mundo árabe, mas voltou nesta temporada para o Coritiba. Um ano após a sua grande façanha frente ao Cruzeiro – dois gols no Mineirão que praticamente eliminaram o hexacampeão da Copa do Brasil -, Léo Gamalho encontra o Cruzeiro em mais um momento terrível. Mozart e os seus comandados sabem que uma vitória sobre o Coritiba pode ser a salvação de uma crise ainda maior.

Nesta terça, 06, às 19 horas, o Cruzeiro duela com o Coritiba no Mineirão, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. A partida contará com transmissão exclusiva do Premiere.

Os números e o momento

Novamente, o Mineirão receberá um confronto entre campeões brasileiros. Após derrotar o Vasco e empatar com o Guarani, o tetracampeão Cruzeiro enfrenta o Coritiba, campeão do Brasileirão de 1985. Ambos os tradicionais clubes do futebol brasileiro almejam a volta à Série A, porém o momento indica realidades diferentes: enquanto o Coxa é um dos grandes favoritos para subir de divisão, a Raposa deve se preocupar, primeiramente, com o rebaixamento para a Série C.

O Cruzeiro entra em campo nesta terça com bastante pressão. O time somou dois pontos nas últimas três partidas e se encontra muito próximo do lanterna da Série B: com nove pontos em nove jogos, a Raposa está em 13º, apenas dois pontos à frente do 20º colocado. Na última rodada, o time empatou por 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, em RS, e deu fim à sequência de seis jogos seguidos marcando gol e de quatro partidas consecutivas sofrendo gol. O objetivo de Mozart deve ser buscar o equilíbrio entre a defesa e o ataque.

Já o Coritiba chega neste duelo frente ao Cruzeiro em um momento completamente diferente: o time paranaense soma cinco vitórias seguidas, onde sofreu apenas um gol – justamente na última partida, frente ao Remo, onde o Coxa bateu o rival por 2 a 1. Esta sequência de cinco vitórias, a qual começou após o time perder para o poderoso Flamengo na Copa do Brasil, colocou o Coritiba entre os primeiros colocados da Série B: a equipe está em 2º, com 19 pontos, e tem aproveitamento melhor que o líder Náutico, visto que tem uma partida adiada e tem apenas dois pontos a menos, ou seja, o Coritiba é o melhor time deste início de Série B em aproveitamento.

Enquanto o momento indica favoritismo do Coritiba, o retrospecto mostra que o Cruzeiro possui uma vantagem considerável contra o rival. Em 49 jogos, a Raposa venceu 23 vezes, houve 13 empates e o Coxa bateu o adversário em 13 oportunidades. No entanto, nas últimas quatro partidas, o Coritiba venceu duas vezes e houve um empate, ou seja, está longe de ser um oponente fraco.

Léo Gamalho x Cruzeiro em 2020

É certo que a grande atração da partida desta noite será Léo Gamalho. O atacante de 35 anos nunca foi um craque, mas rodou o futebol brasileiro e marcou gols por diversos times. Porém, no último ano, o “Gamalhovic” – mistura de Gamalho com Ibrahimovic, por causa da semelhança física – foi notícia no cenário brasileiro ao “passar por cima” do Cruzeiro.

Ainda antes da pandemia, na última partida com a torcida cruzeirense no estádio, em 11 de março de 2020, Cruzeiro e CRB se enfrentaram no Mineirão e o centroavante balançou as redes duas vezes: 2 a 0 para o time alagoano em Belo Horizonte. Na volta, já em 26 de agosto devido à pausa da pandemia, Léo Gamalho marcou o gol de empate do CRB: 1 a 1 no placar e classificação tranquila para o time de Maceió. Já pela Série B, Léo Gamalho enfrentou a equipe apenas no 1º turno – na 2ª parte da competição, o atacante já estava na Arábia – e marcou o gol de empate no Mineirão, já nos minutos finais: 1 a 1 no placar, gol de Léo Gamalho.

Portanto, foram três jogos em 2020 e quatro gols de Léo Gamalho contra o Cruzeiro. Ele é, indiscutivelmente, o grande algoz cruzeirense na última temporada. Porém, além do ótimo retrospecto recente frente ao time mineiro, o atacante soma muitos gols pela atual equipe. No Coritiba, Léo Gamalho marcou 11 gols e deu duas assistências em 19 jogos pelo Coxa. O atacante também ostenta o fato de participar de dois a cada cinco gols do Coritiba na temporada, ou seja, a bola sempre passa por ele.

Nos últimos quatro gols do Coritiba, três foram do vice-artilheiro da Série B. Na última partida, na importante vitória do Coxa sobre o Remo, Léo Gamalho marcou os dois gols e decretou o 2 a 1 para o time paranaense. O atacante assustará os cruzeirenses novamente ou, desta vez, o goleiro Fábio mostrará todo o seu talento e parará o atacante?

As escalações

Mais uma vez, o técnico Mozart não dará sequência ao time titular. Com uma lesão, Matheus Barbosa deixou o time na última partida e sequer foi relacionado para este confronto. Além dele, Raúl Cáceres e Weverton também seguem fora por pequenas lesões. Na lista de relacionados, a volta de Marcelo Moreno e a 1ª aparição de Dudu – atacante que estava no Primavera, time da Série A3 do Paulistão -, Rhodolfo e Wellington Nem são os destaques. E enquanto Matheus Pereira voltou à lista de atletas que estarão disponíveis para a partida, Ariel Cabral, Guilherme Bissoli, Joseph, Matheus Neris, Paulo e Stênio seguem fora, mesmo sendo atletas que foram utilizados nos últimos jogos.

Sendo assim, a grande dúvida é como será escalada a linha defensiva. Com apenas três zagueiros relacionados, Rhodolfo, Ramon e Léo Santos, é arriscado utilizar os três, visto que Rhodolfo pode estar fora de ritmo. Além disso, no meio-campo, Lucas Ventura e Adriano disputam a posição de 1º volante e, no ataque, Marcelo Moreno pode ganhar a vaga de Rafael Sobis.

Provável escalação: Fábio; Norberto (Rhodolfo), Ramon, Léo Santos, Felipe Augusto; Lucas Ventura (Adriano), Rômulo, Giovanni, Marcinho; Bruno José, Marcelo Moreno (Rafael Sobis). Técnico: Mozart.

Já o Coritiba não terá tantos problemas como o Cruzeiro. O time de Gustavo Morínigo deve contar com apenas a entrada de Willian Farias na vaga de Matheus Sales, visto que o volante estava suspenso na última partida. O treinador paraguaio também pode promover a volta de Rafinha, ex-meia do Cruzeiro, ao time titular. Além de Rafinha, o Coxa conta com Robinho, atleta que também colecionou títulos na Raposa, e Léo Gamalho, algoz de 2020.

Provável escalação: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán, Guilherme Biro; Willian Farias, Val; Waguininho, Robinho, Igor Paixão (Rafinha); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.

Cruzeiro x Coritiba

10ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
06/07/2021, 19:00 horas, Mineirão
Transmissão: Premiere
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments