Sem o zagueiro contestado, mas com reforços, Cruzeiro enfrenta o Guarani com o desejo de se distanciar do Z-4

O artilheiro da temporada, Matheus Barbosa, e o treinador Mozart. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O Cruzeiro vive um momento incerto na temporada. Após vencer o Vasco por 2 a 1 na última quinta-feira, 24, a torcida imaginou que o time poderia engatar uma sequência de bons jogos. Porém, logo no final de semana, contra o CSA, a equipe azul celeste jogou mal, falhou defensivamente e perdeu para o rival alagoano por 2 a 1. Até por causa destes erros na defesa, a diretoria cruzeirense foi ligeira no mercado, fez mais uma contratação antes da punição do transfer ban e o novo reforço será titular: Léo Santos estará entre os onze titulares, junto de Norberto, atleta que também chegou recentemente. Em contrapartida, o contestado zagueiro Joseph sequer foi relacionado e está fora do jogo.

Nesta quarta, 30, às 19 horas, o Cruzeiro duela com o Guarani no Mineirão e o objetivo é claro: vencer para se distanciar do Z-4. O jogo que acontecerá no Gigante da Pampulha será válido pela 8ª rodada do Brasileirão Série B de 2021. O duelo contará com a transmissão exclusiva do Premiere.

Os números e o momento

Mais uma vez, o Mineirão será o palco de um duelo entre campeões brasileiros. Uma semana após os tradicionais Cruzeiro e Vasco jogarem pela Série B, a competição contará com um duelo entre o tetracampeão brasileiro – o time de Minas Gerais – e o campeão de 1978 – a equipe paulista, time mais vitorioso de uma das maiores cidades do Brasil, Campinas.

Fora este contexto histórico e o respeito recíproco, o jogo exige muita concentração do Cruzeiro porque a equipe urge por uma melhoria. Com sete pontos em sete jogos, a Raposa é a equipe que mais perdeu no torneio, tem a 2ª pior defesa e não consegue se equilibrar: nas últimas quatro partidas, venceu um jogo e, logo depois, perdeu, ou seja, se for dar sequência a este momento, o Cruzeiro vence nesta noite. Mesmo assim, é necessário que a equipe de Mozart apresente uma regularidade nos resultados e, principalmente, nas atuações.

Assim como o rival desta noite, o Guarani vive um momento de incertezas. O time começou a Série B bem, goleou o Operário fora de casa e está na 1ª parte da tabela, mas, nas últimas partidas, o time deslizou. Depois de empatar com o Remo no Pará, o Bugre recebeu o Coritiba e perdeu por 2 a 0 em Campinas. Mesmo estando há dois jogos sem fazer gol, o Guarani está na 9ª posição, com nove pontos conquistados, e pode se aproximar de vez do G-4.

O curioso é que se o Cruzeiro vencer, a equipe mineira ultrapassa o rival campineiro e, praticamente, se coloca na 1ª parte da tabela. Porém, em caso de triunfo do Guarani, o time mineiro pode terminar a rodada no Z-4.

Já o retrospecto indica um equílibrio muito grande: em 34 duelos, o Cruzeiro venceu 12 vezes, houve nove empates e o Guarani bateu o rival em 13 oportunidades. Na última Série B, os times protagonizaram jogos com muitos gols: 3 a 2 para a Raposa em Campinas e 3 a 3 no Mineirão.

Os relacionados

O Cruzeiro apresentou diversos reforços na última semana. Com um elenco bastante contestável, a diretoria se viu obrigada em encontrar novos jogadores para fortalecer o plantel. Foram oito atletas se apresentando na última semana e cinco destes estarão aptos para atuar nos próximos dias: Jean Victor, Léo Santos, Norberto, Rhodolfo e Wellington Nem. Dentre estes possíveis reforços que estrearão com mais rapidez, três foram relacionados para o jogo desta noite.

Jean Victor é um lateral-esquerdo que disputou a última Série B pelo Paraná e estava no Boavista-RJ. Ele chegou para disputar a vaga com Felipe Augusto, titular da ala-esquerda atualmente, e com Matheus Pereira. Já Léo Santos foi relacionado e deve estrear como titular, visto que o Cruzeiro está desfalcado e o zagueiro possui ritmo de jogo. Titular no útlimo fim de semana pelo Ituano, o zagueiro de 1,97m está pronto para vestir a camisa azul celeste. Já Norberto, cria da base cruzeirense há mais de uma década, poderá vestir as cores cruzeirenses após muitos anos e tende a ser titular. Rhodolfo e Wellington Nem necessitam recuperar a parte física para estrear.

Além dos reforços, algumas novidades na lista de relacionados de Mozart chamam a atenção. Mesmo com a defesa desfalcada, o técnico não relacionou o contestado Joseph, titular na última partida. Além deste defensor, o lateral-direito Raúl Cáceres ficou fora da partida desta noite após uma infecção no ouvido. Jadson e Matheus Neris, volantes que estão sendo negociados, também ficaram fora.

Por outro lado, a equipe mineira conta com novidades na lista de relacionados. Após ficarem fora por desgaste muscular, Giovanni Piccolomo e Rafael Sobis retornaram, O jovem Lucas Ventura, anteriormente chamado de Nonoca, também retornou à relação do Cruzeiro, mas ele ainda não atuou na temporada.

As escalações

Com todas estas questões citadas acima, o Cruzeiro conta com várias opções. Na defesa, Norberto irá ocupar a vaga de Raúl Cáceres. Na zaga, Ramon está suspenso pelo 3º amarelo e Brock segue lesionado. Felizmente para os cruzeirenses, Paulo retorna de suspensão nesta partida e deve ser companheiro de zaga de Léo Santos, estreante da noite. A dúvida é se o time seguirá com três zagueiros – Weverton, mesmo com as falhas, seria titular – ou se Mozart escolherá o sistema com dois zagueiros e dois laterais – Matheus Pereira ganharia a vaga. No meio-campo, Rômulo pode perder a vaga para Adriano ou Giovanni Piccolomo, visto que o ítalo-brasileiro não vive um bom momento.

Provável escalação: Fábio; Norberto, Léo Santos, Paulo, Matheus Pereira (Weverton); Matheus Barbosa, Giovanni Piccolomo (Adriano ou Rômulo), Marcinho; Bruno José, Rafael Sobis, Felipe Augusto. Técnico: Mozart.

Já o Guarani de Daniel Paulista terá alguns desfalques por causa do departamento médico: Carlão, Eduardo Person, Ian Carlo e Rafael Martins estão fora da partida desta noite. Outra ausência é o goleiro Lucas França, atleta que está emprestado pelo Cruzeiro. Em contrapartida, o Bugre terá o reforço do lateral Bidu após o atleta cumprir a suspensão. Uma possível atração da partida é ver como Régis, atleta cruzeirense em 2020, atuará contra a ex-equipe.

Provável escalação: Gabriel Mesquita; Diogo Mateus, Ronaldo Alves, Thales, Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade, Régis; Bruno Sávio, Davó (Lucão do Break), Júlio César. Técnico: Daniel Paulista.

Cruzeiro x Guarani

8ª rodada do Brasileirão Série B de 2021
30/06/2021, 19:00 horas, Mineirão
Transmissão: Premiere
Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments