Curtas | Saída de Pottker, novo zagueiro da Raposa, detalhes de Arana nas Olímpiadas, retorno de estrangeiro do Galo e muito mais. Resumo semanal de Cruzeiro e Atlético

Oito meses depois da sua chegada, Pottker deixa o Cruzeiro. Foto: Reprodução Twitter

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Cruzeiro e Atlético.

Cruzeiro

Virada nos pés de Barbosa

O horário nobre do futebol brasileiro no meio da última semana contou com um grande clássico entre duas das maiores equipes do Brasil. No Mineirão, Cruzeiro e Vasco se enfrentaram na última quinta-feira, 24, e a Raposa venceu o rival por 2 a 1. O jogo foi bem animado na 1ª etapa, onde o Vasco saiu ganhando, mas o Cruzeiro contou com a “estrela” de Matheus Barbosa. O meio-campista cruzeirense marcou duas vezes – o 2º gol foi um golaço – e decretou a 1ª vitória cruzeirense em casa nesta edição da Série B.

CSA novamente?

O Cruzeiro tem um algoz em Alagoas. Pela 5ª vez consecutiva, a Raposa duelou com o CSA e saiu de campo sem a vitória – desde 2019, são cinco jogos e três vitórias do CSA, além de dois empates. No último domingo, 27, as equipes se enfrentaram no estádio Rei Pelé e o time alagoano bateu o clube azul celeste por 2 a 1, após falhas individuais cruzeirenses. O Cruzeiro até saiu na frente com o gol de Felipe Augusto, mas sofreu a virada depois de duas falhas defensivas bizarras. Um balde de água fria na possível recuperação pós-vitória frente ao Vasco.

Novo zagueiro da Raposa

Antes de ser punido pelo transfer ban, como explicado aqui, o Cruzeiro esteve bastante ativo no mercado e a última contratação, também conhecido como o 19º reforço do time mineiro na temporada, é um zagueiro. A última partida, frente ao CSA, deixou claro que o time mineiro necessita de um defensor mais qualificado e a diretoria agiu rapidamente. Nesta terça, 29, o Cruzeiro anunciou a contratação por empréstimo do zagueiro Léo Santos juntamente ao Ituano. O defensor, que ficará até o fim da Série B no Cruzeiro, tem 27 anos, 1,97m de altura e fez 140 jogos pelo Ituano. Visto que estava atuando pela equipe paulista, Léo Santos deve estrear rapidamente e é possível que debute já na quarta-feira, contra o Guarani, pois o Cruzeiro tem vários desfalques e Léo Santos já foi registrado no BID.

Pacotão de reforços

Antes do zagueiro Léo Santos ser contratado, o Cruzeiro já havia feito sete contratações e muitos imaginavam que o pacotão de reforços se encerraria na última sexta-feira, 25. O time agiu com muita intensidade no mercado da Série B e encontrou nomes menos badalados, os quais podem ajudar o time a ressurgir em meio a esta 2ª divisão. Além de Jean Victor e Rhodolfo, o pacotão conta com mais cinco atletas. Conheça cada jogador!

A inexplicável diretoria cruzeirense

Como dito acima, o Cruzeiro fez diversas contratações nos últimos dias, a fim de reforçar o seu elenco antes da punição da FIFA. Mas um fato curioso é que o Cruzeiro recusou a chegada de Alexandre Mattos, diretor de futebol com maior expressão e com respaldo da torcida e do investidor Pedrinho, para contratar Rodrigo Pastana, o atual diretor. Para não fechar com Mattos, o presidente Sérgio Santos Rodrigues alegou “limitação financeira”, algo que realmente existe, porém, aparentemente, não existe para Pastana, visto que o diretor agiu de forma intensa no mercado. No mínimo, inusitado!

Saída de William Pottker

Nos próximos dias, o Cruzeiro deve oficializar o empréstimo do atacante William Pottker ao Al-Wasl, time dos Emirados Árabes. Segundo informações do jornalista Samuel Venâncio, o jogador já viajou para o mundo árabe e deve assinar o contrato de um ano cedido pela Raposa ao time comandado por Odair Hellmann. O clube mineiro irá economizar bastante, pois o Al-Wasl pagará os salários, receberá uma compensação e o atacante irá com os direitos fixados para uma possível compra no próximo ano. Com contrato com o Cruzeiro até 2024, William Pottker não atua desde 02 de maio e não estava sequer treinando na Toca da Raposa.

Uma possível saída

Na segunda-feira, 28, o GE trouxe a informação que o Cruzeiro está conversando com o Juventude sobre o empréstimo do volante Jadson até o fim da Série B. O interesse do time gaúcho existe e, como o jogador é reserva na Raposa, a negociação tende a acontecer nos próximos dias. Além de ser suplente, o meio-campista não tem grande aceitação por parte da apaixonada torcida azul celeste. Nesta Série B, Jadson atuou pela última vez na 2ª parte frente ao Operário e o seu contrato com o Cruzeiro encerra neste ano, ou seja, se for emprestado, este jogo pode ter sido o último do volante com a camisa cruzeirense.

Cabulosas garantidas!

O time feminino do Cruzeiro conseguiu se recuperar, venceu de forma emblemática o Santos na Vila Belmiro e ficou na Série A do Brasileirão Feminino. Na última quinta-feira, 24, as Cabulosas enfrentaram as Sereias da Vila em Santos precisando de um empate para não serem rebaixadas e conseguiram uma vitória emocionante. O time mineiro abriu o placar aos 12 do 1º tempo com Carol, mas a equipe paulista empatou aos 46 da etapa inicial com Camila. Com a tensão em jogo, o 2º tempo foi bastante complicado e, no minuto 47, Thalita balançou as redes e consolidou a Raposa na 1ª divisão do futebol brasileiro feminino. Um feito gigante!

Atlético

Semana ruim

O Atlético teve uma das piores semanas dos últimos meses. Após empatar com a Chapecoense, em casa, o Galo duelou com o Ceará no Castelão e com o Santos na Vila: duas derrotas fora de casa. Na quinta-feira, 24, o time mineiro enfrentou o Vozão em Fortaleza, saiu perdendo, empatou e sofreu o gol da vitória nos acréscimos, após erro de Everson. No domingo, 27, fora de casa, o Atlético duelou com o Santos e perdeu por 2 a 0, em partida muito ruim do time alvinegro. Com estes resultados, o time de Cuca é 8º, sete pontos atrás do líder RB Bragantino.

Um ato raro

O grande personagem da 1ª derrota atleticana fora de casa neste Brasileirão foi o goleiro Everson. O arqueiro atleticano foi responsável pela derrota frente ao Ceará porque cometeu duas falhas, mas o ponto que chama a atenção é a forma que ele lidou com estes erros. Após o jogo, em um ato raro, Everson assumiu os seus erros, se culpou e eximiu os seus companheiros, os quais protagonizaram um jogo bem ruim. As falhas de Everson existiram e ele, certamente, irá trabalhar para isso não se repetir, porém, é necessário respeitar o ser humano que veste a camisa atleticana. E, nisso, uma parte da torcida falha ainda mais que Everson.

Sorteio da Copa do Brasil

Na última terça-feira, 22, a CBF sorteou os confrontos das oitavas de final. O Atlético duelará com o Bahia, em um dos dois únicos confrontos da Série A nesta fase da competição – Athletico-PR x Atlético-GO é o outro duelo de elite. O Galo jogará a 1ª partida em casa, enquanto o Tricolor de Aço decidirá na Bahia. Os jogos, teoricamente, acontecerão na semana do dia 28 de julho e 04 de agosto. Confira os confrontos:

  • Atlético x Bahia
  • São Paulo x Vasco
  • Criciúma x Fluminense
  • Vitória x Grêmio
  • Fortaleza x CRB
  • Flamengo x ABC
  • Athletico-PR x Atlético-GO
  • Santos x Juazeirense

Parte ofensiva atleticana

O Atlético entrou desfalcado em várias partidas por causa da COVID-19 e devido à Copa América, no entanto, o desempenho ruim da parte ofensiva é visto há alguns jogos. O time mineiro tem problemas na construção de jogadas, no domínio das partidas e as estatísticas evidenciam esta falta de incisividade do time de Cuca: em média, foram feitas menos de três finalizações corretas por partida. O problema do Galo vai além dos desfalques e o treinador atleticano deve tentar corrigir isto nos próximos jogos. Por isso, o Blog fez uma análise sobre o ataque do Atlético. Confira!

Retorno do estrangeiros

Mesmo disputando o Brasileirão e se preparando para a Copa do Brasil e Libertadores, o Atlético está atento a outra competição: a Copa América. Os seus atletas Alan Franco, Eduardo Vargas, Jefferson Savarino e Junior Alonso estão disputando o torneio e o encerramento da 1ª fase já indicou que o time de Cuca ganhará um reforço nos próximos dias. Após o fim da parte inicial da Copa América, a Venezuela foi eliminada e Savarino é aguardado em Belo Horizonte, podendo até ser relacionado para o jogo frente ao Atlético-GO – além de Savarino, alguns jogadores que estavam com COVID-19 e Sávio que estava na seleção sub-17 são possíveis reforços. Os outros três estrangeiros irão disputar as quartas de final da Copa América. Vargas enfrenta o Brasil, Alonso duela com o Peru e Alan Franco joga contra a Argentina: em caso de eliminação no próximo final de semana, os atletas podem retornar.

Arana nas Olímpiadas

O lateral-esquerdo Guilherme Arana é um dos destaques do Atlético desde a temporada passada. Com muito talento, o ala é tido como um dos melhores laterais do futebol brasileiro e já foi convocado para a seleção principal pelo técnico Tite. No entanto, a convocação de André Jardine repercutiu bastante na Cidade do Galo. O treinador da seleção olímpica convocou Arana para as Olímpiadas e o jogador está bastante feliz, no entanto, o Atlético ficará sem o seu titular por algumas rodadas do Brasileirão, no mata-mata da Copa do Brasil e, principalmente, nas oitavas de final da Libertadores contra o Boca Juniors. Porém, o Atlético está correndo atrás de uma saída positiva para todos. Segundo informações do GE nesta terça-feira, 29, o Atlético ainda está negociando com a CBF uma liberação mais tardia de Guilherme Arana. Os jogadores que atuam no Brasil terão que se apresentar no dia 08 de julho, mas o Galo quer segurar o lateral até o jogo de ida contra o Boca Juniors, em 13 de julho. É complicado, mas a diretoria atleticana está trabalhando e, em breve, teremos novidades.

Promessa deixando a Cidade do Galo

O Atlético perdeu uma joia venezuelana antes mesmo do atleta jogar uma partida. Joantony Carmona chegou ao Galo em maio, estava treinando no time sub-20 e estava bastante feliz no CT atleticano – como ele mesmo disse em uma publicação -, mas a diretoria do Atlético não quis pagar 150 mil dólares (menos de 750 mil reais) ao Trujillanos-VEN pela formação do jogador e o atleta teve que deixar o clube mineiro. Livre no mercado, Carmona acertou com o Athletico-PR e já treina no CT do Caju, em Curitiba. Nas suas redes sociais, Joantony lamentou bastante a forma que deixou o Galo e disse que não era a vontade dele.

Manto da Massa

A torcida atleticana é um espetáculo e todos sabem disso. Desta vez, a massa alvinegra provou isso ao enviar 559 desenhos para o concurso do Manto da Massa, um número bastante expressivo. Vários designers, ilustradores e, principalmente, simples torcedores tentaram inovar com uma camisa especial para o Atlético. Com as inscrições encerradas, uma comissão julgadora irá escolher 13 protótipos e, a partir da próxima segunda-feira, 5 de julho, o público começa a votar para escolher o novo Manto da Massa. Em 13 de julho, com o modelo já escolhido, as vendas serão abertas para os sócios. A venda geral terá início em 17 de julho e irá até o dia 20.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments