Mesmo com a vantagem, o pressionado Cruzeiro enfrenta a Juazeirense na Copa do Brasil com duas “obrigações”

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

A pressão que paira sobre a Toca da Raposa é evidente: o Cruzeiro não pode começar o seu grande objetivo na temporada – a Série B – com duas derrotas seguidas. Além disso, o time vem de uma eliminação frente ao América e a única vitória nos últimos cinco jogos foi contra a Juazeirense. Por causa da disparidade técnica, a Raposa, mesmo correndo riscos no 1º tempo, venceu o time baiano na 1ª partida e tem a vantagem neste jogo da volta. Cabe aos jogadores cruzeirenses administrar o resultado e cumprir duas “obrigações”: eliminar o modesto rival e voltar a jogar o futebol que a sua apaixonada torcida espera.

Nesta quarta, 09, às 19 horas, o Cruzeiro duela com a Juazeirense no estádio Adauto Moraes, localizado em Juazeiro, na Bahia. O jogo, que terá transmissão do SporTV 2, é válido pela partida da volta da 3ª fase da Copa do Brasil.

A classificação

A partida de hoje possui uma aura diferente por vários motivos: trata-se de um mata-mata da Copa do Brasil, quem se classificar arrecadará um montante milionário e a Juazeirense pode escrever o mais bonito capítulo da sua história nesta noite.

Fundado em 2006, era improvável pensar que a Juazeirense, com apenas 15 anos de idade, pudesse eliminar o Cruzeiro justamente na competição em que a equipe mineira é dominante.

Porém, o azarão da Bahia tem chances de eliminar o hexacampeão da Copa do Brasil e precisa de uma vitória por dois gols de diferença para chegar às oitavas de final. Em caso de triunfo da Juazeirense, mas apenas por um gol de vantagem, o jogo será resolvido nos pênaltis. Obviamente, por causa da vitória na última quinta-feira, 03, o Cruzeiro alcança a próxima fase em caso de empate ou vitória do seu time.

Além do quesito esportivo de estar entre os 16 melhores clubes da Copa do Brasil, a classificação desta noite garantirá um feito muito grande no âmbito financeiro. A equipe que se classificar arrecadará 2,7 milhões por jogar a próxima fase do torneio nacional. Ambas as equipes querem e precisam deste valor e é certo que o jogo será bastante disputado!

Os números e o momento

O curioso do confronto é que o Cruzeiro venceu o último jogo, mas o time mineiro entra sem confiança e com receio da própria atuação no duelo desta noite. São quatro derrotas nos últimos cinco jogos e a questão defensiva chama a atenção: são sete gols sofridos nas duas partidas da Série B. É evidente que o time precisa se recuperar e o receio da torcida é que uma eliminação frente à Juazeirense pode ser ainda mais prejudicial ao planejamento cruzeirense.

Porém, mesmo com o válido receio da torcida azul celeste, a Juazeirense também não vive um grande momento: além da derrota contra o Cruzeiro, o time estreou na Série D no último final de semana e apenas empatou com o Itabaiana-SE. É óbvio que o time é franco-atirador no confronto com o Cruzeiro, mas a Juazeirense deve aproveitar mais as chances, visto que, no Mineirão, o time baiano teve boas oportunidades e desperdiçou.

Visto que os dois times nunca haviam se enfrentado, o retrospecto agora marca uma vitória do Cruzeiro sobre o rival em uma partida disputada. O jogo da úlitma quinta-feira, 03, terminou com o placar do Gigante da Pampulha marcando 1 a 0 graças ao gol de Bruno José.

As escalações

Tentando encontrar a escalação titular, Felipe Conceição segue promovendo mudanças na equipe. Sem contar com Flávio e Joseph, jogadores que já atuaram na competição pelo América, Felipe Conceição terá dois “reforços” para cumprir a obrigação de se classificar: Fábio e Adriano voltam de suspensão e devem ser titulares. A grande dúvida do Cruzeiro é sobre a utilização de Rafael Sobis, visto que o experiente atacante deixou o campo no último jogo reclamando bastante do treinador.

Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Weverton, Ramon, Matheus Pereira; Adriano, Rômulo; Bruno José, Rafael Sobis (Matheus Barbosa), Airton; Guilherme Bissoli. Técnico: Felipe Conceição.

A grande curiosidade destas escalações é que os jogadores da Juazeirense conhecem o campo do Adauto Moraes, enquanto os cruzeirenses podem sentir o gramado diferente. E a equipe baiana aproveita os problemas dos rivais e quase não tropeça como mandante. Segundo apuração do GE.com, a Juazeirense perdeu apenas cinco jogos nos últimos 50 confrontos em casa.

Para entrar em campo na noite mais importante da história da Juazeirense, o técnico Carlos Rabelo contará com reforços: Jamerson, Kanu e Carlinhos estarão disponíveis após liberação do departamento médico. Com isso, o time baiano irá com força máxima para tentar surpreender todo o futebol brasileiro.

Provável escalação: Rodrigo Calaça; Guilherme Lucena, Eduardo, Jamerson, Carlinhos (Daniel Nazaré); Sapé, Waguinho, Kanu, Clebson; Tony Galego, Kesley. Técnico: Carlos Rabelo.

Juazeirense x Cruzeiro

3ª fase da Copa do Brasil de 2021
09/06/2021,19:00 horas, Mineirão
Transmissão: SporTV e Premiere
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários