Curtas | Venda de Léo Sena, lateral atleticano emprestado, polêmica entre Sobis e Conceição, novo técnico das Cabulosas e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Felipe Conceição e Rafael Sobis, os personagens da semana. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Próximo das oitavas da Copa do Brasil

O Atlético deu um passo importante em busca do bicampeonato da Copa do Brasil. Estreando na competição em 2021, o time de Cuca foi a Belém, duelou com o Remo, equipe de Série B, e venceu por 2 a 0, em mais uma boa atuação de Hulk e Nacho Fernández. Com isso, os times se enfrentam no Mineirão na próxima quinta-feira, 10, às 19 horas, e o Atlético se classifica para as oitavas de final até mesmo se perder por um gol de diferença.

A 1ª vitória no Brasilerão

Após iniciar o Campeonato Brasileiro de 2021 com uma derrota em casa, frente ao Fortaleza, o Atlético se recuperou fora de casa. Na Ilha do Retiro, em Recife, o Galo bateu o Sport por 1 a 0 graças ao gol de Hulk. O camisa 7 é responsável pelos dois gols atleticanos na competição e foi muito importante no 1º triunfo do Galo no Brasileirão. Atualmente na 9ª posição, a equipe de Cuca enfrentará o São Paulo, no domingo, 13, às 16 horas, pelo Brasileirão.

Sorteio da Libertadores

Por causa das Eliminatórias e Copa América, a Copa Libertadores da América irá ficar inativa por mais de 40 dias entre o fim de maio e o meio de julho, porém, o sorteio da última semana animou o futebol sul-americano. Com bons confrontos, o chaveamento da Libertadores 2021 foi definido e o Atlético irá enfrentar o Boca Juniors nas oitavas de final. Se passar, o Galo poderá duelar com River Plate nas quartas e o atual campeão Palmeiras na semifinal. O time mineiro foi sorteado para o lado mais forte da chave e irá ter muita dificuldade na La Bombonera em meados de julho. Confira aqui o retrospecto deste confronto e o tabu que o Atlético quer quebrar!

Ronaldinho no Atlético

No último dia 04, um fato marcante na história atleticana completou nove anos: Ronaldinho Gaúcho chegou, de forma surpreendente, na Cidade do Galo em 04 de junho de 2012 e assinou contrato com o Atlético. Depois disso, foram dois anos do bruxo vestindo a camisa alvinegra e a história foi escrita. O Blog trouxe alguns detalhes da história feita pelo R10 na sua passagem por Minas Gerais, mas pergunta ao atleticano: o que você estava fazendo quando ficou sabendo sobre a contratação de Ronaldinho Gaúcho?

Keno de volta

O Atlético iniciou a sua caminhada no Brasileirão, encerrou a participação na fase de grupos da Libertadores e começou a disputar a Copa do Brasil sem o grande artilheiro de 2020. O ponta-esquerda Keno se lesionou na final do Campeonato Mineiro, contra o América, e, desde então, o camisa 11 estava no departamento médico. Porém, a última segunda-feira, 07, ficou marcada pelo retorno de Keno aos treinamentos após se recuperar da lesão na coxa esquerda. A expectativa é que o ponta seja opção no jogo da próxima quinta-feira, contra o Remo, pela Copa do Brasil.

Valores da venda de Léo Sena

O caso mais curioso da última semana atleticana envolveu Léo Sena. O volante fez apenas três partidas pelo Atlético, foi emprestado ao La Spezia-ITA e irá permanecer no futebol europeu. O empréstimo de uma temporada chegou ao fim neste meio de ano juntamente à temporada europeia e, por isso, o clube italiano e o Galo começaram a negociar. Como afirmado pelo Atlético em nota oficial divulgada na última quarta-feira, 02, o La Spezia tinha a opção de compra por 2,3 milhões de euros após o fim do empréstimo, mas a equipe italiana não optou por esta opção e fez uma proposta de 1,25 milhões de euros (8,1 milhões de reais) para o Atlético. Ao ver que o jogador não estava nos planos da atual comissão técnica, a diretoria atleticana entendeu que o negócio era adequado e Léo Sena foi vendido.

Lateral emprestado

Dois dias após a postagem sobre Léo Sena, o Atlético também anunciou um negócio com um time europeu. Desta vez, o Galo comunicou que o lateral-direito Mailton foi emprestado ao Metalist, equipe da Ucrânia, até o fim de junho de 2022. Por causa disso, o Atlético renovou o contrato com Mailton até junho de 2023. O jogador que irá atuar no leste europeu fez apenas 11 jogos pelo time mineiro, marcou um gol e teve um empréstimo sem destaque para o Coritiba. O Galo não disse se algum valor fixo para a contratação definitiva ao fim do empréstimo foi estipulado.

Cruzeiro

Vitória protocolar

Na última quinta-feira, o maior campeão da Copa do Brasil entrou em campo pela competição e conseguiu uma vitória protocolar. Contra o modesto Juazeirense, equipe de Série D, o Cruzeiro não brilhou e sofreu no 1º tempo, mas Bruno José desencantou e marcou o gol da vitória. Com 1 a 0 no placar no Mineirão, a Raposa irá duelar com o time baiano na próxima quarta, 09, com o direito de empatar. Qualquer vitória simples do Juazeirense leva o jogo para os pênaltis. A partir de um triunfo por dois gols de vantagem, o Cruzeiro será eliminado. Obviamente, se vencer na Bahia, o Cruzeiro estará nas oitavas de final da Copa do Brasil.

O CRB novamente

Em 2020, o Cruzeiro teve um grande algoz: o CRB, já que o time alagoano eliminou a Raposa na Copa do Brasil. Já na Série B do último ano, as equipes empataram duas vezes. Coincidentemente, já na 2ª rodada, o Mineirão recebeu este confronto e o jogo foi insano. Com um placar de 4 a 3 para o clube nordestino, o Cruzeiro não esteve à frente no marcador e correu atrás do resultado durante toda a partida. A atuação foi ruim, com diversas falhas defensivas, e o Cruzeiro alcançou a terrível façanha de ser a única equipe da Série B que ainda não pontuou.

O momento

Após iniciar a Série B com duas derrotas marcantes, o Cruzeiro precisa melhorar urgentemente. O time de Felipe Conceição está na 20ª posição com zero pontos conquistados e algumas estatísticas se destacam. O Blog listou certos dados que chamam a atenção: foram sete gols sofridos nas duas rodadas iniciais e, curiosamente, todos os gols feitos pela Raposa nesta Série B foram de cabeça, evidenciando o problema na organização cruzeirense.

Diretor do Cruzeiro

Durante a última semana, o Blog até analisou a dramática situação do Cruzeiro, equipe que estava passando por um momento turbulento e não contava com um diretor de futebol. Consequentemente, reforços não chegariam para a Raposa. Porém, sabendo da importância de contratar um executivo, o Cruzeiro anunciou a chegada de Rodrigo Pastana no último domingo, 06. Mesmo com protestos contrários da torcida cruzeirense, a diretoria bancou e ainda justificou a contratação do polêmico diretor. Segundo as postagens do clube mineiro, Pastana é especialista em acessos e poderá ajudar o Cruzeiro em busca do objetivo da temporada. O novo diretor de futebol, que chegou após a saída André Mazzuco, já foi apresentado e está trabalhando.

Fala de Sobis após ser substituído

“Tirar quem está jogando bem? Só pode estar de sacanagem comigo. Fica me minando o tempo todo”. Esta foi a fala de Rafael Sobis ao deixar o campo de jogo no último domingo, 06, quando o Cruzeiro já estava perdendo para o CRB. As reclamações do atacante foram feitas diretamente ao técnico Felipe Conceição, o qual optou por substituir Sobis na 1ª mudança feita. Perdendo por 3 a 1, o experiente Rafael Sobis queria ajudar a equipe a se recuperar, porém o técnico não deixou e colocou o jovem Stênio no seu lugar. Na saída de campo, a repórter Maria Cláudia Bonutti da TV Globo captou esta forte reclamação de Sobis. Após o jogo, Felipe Conceição foi perguntado sobre a reclamação do experiente atacante e o técnico afirmou que a situação será resolvida internamente, mas ressaltou a existência de uma hierarquia. Será curioso ver se Sobis entrará ou será substituído nas próximas partidas.

A infeliz situação de Zé Eduardo

Em 2020, o Cruzeiro contava com um atacante emprestado no América-RN com ótimos números na temporada: foram nove gols em 10 jogos. Por isso, ainda sob comando de Ney Franco, a Raposa chamou Zé Eduardo de volta, mas o jovem centroavante não teve chance no time principal e só atuou por 12 minutos em jogo contra o Oeste, na despedida de Ney Franco. Com Felipão, Zé não entrou em campo. Em 2021, o atacante esperava ter uma sequência no Cruzeiro, porém, problemas cardíacos atrapalharam a continuidade do atacante de 21 anos. Zé Eduardo está afastado desde o início do ano para se recuperar e, após nova bateria de exames, o Cruzeiro anunciou que o atacante ficará afastado por mais 80 dias. Força, Zé Eduardo!

Novo técnico das Cabulosas

O Cruzeiro está na elite do futebol feminino e, mesmo com um time inferior que as potências paulistas, a Raposa tem um bom elenco, com destaque para a meio-campista Duda, jogadora que já foi convocada pela seleção brasileira. Porém, o desempenho no Brasileirão Série A feminino está ruim: 13º lugar em um torneio de 16 equipes, ou seja, está dentro da zona do rebaixamento. Por isso, a diretoria optou por trocar o treinador. Na última quarta-feira, 02, depois de perder para o Flamengo, Marcelo Frigério foi demitido. Dois dias depois, o jovem Rodrigo Campos foi anunciado e tem a missão de manter as Cabulosas na 1ª divisão. No último fim de semana, o Cruzeiro enfrentou o Corinthians, atual campeão brasileiro, e perdeu por 2 a 1.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments