Estreia matinal! Com o favoritismo nos “ombros”, Atlético enfrenta o Fortaleza na 1ª rodada do Brasileirão

Atleticanos correndo com um objetivo: o título. Foto: Pedro Souza / Atlético

É certo que tudo na vida é recomendado que se inicie com o “pé direito” e o Brasileirão não é diferente. Um dos campeonatos mais disputados do mundo começará para Atlético e Fortaleza neste domingo, 30, e ambos desejam vencer para somar pontos desde a 1ª rodada. Dentro do Mineirão, o Galo quer honrar o favoritismo que está em “seus ombros” e abrir a competição com uma vitória na matinê deste domingo. Ao lado de Flamengo e Palmeiras, o time de Cuca é um dos grandes postulantes ao título e é importantíssimo estrear bem.

O Mineirão receberá Atlético e Fortaleza neste domingo, 30, às 11 horas e o jogo será válido pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021. Na última temporada, os times jogaram no dia 31 de janeiro no Gigante da Pampulha e os donos da casa bateram o time cearense por 2 a 0.

O momento

As duas equipes podem se orgulhar pelo início de temporada: campeões estaduais, boas campanhas nas competições paralelas e muita confiança para este começo do Brasileirão. Além disso, os times ostentam invencibilidades: o Atlético não perde há 12 jogos – 49 dias – e o Fortaleza não sofre uma derrota há 14 partidas – 68 dias.

O Atlético vive um ótimo momento, foi campeão mineiro no último final de semana, garantiu a melhor campanha da Libertadores e, cada dia mais, aparenta ter confiança nas ideias do seu treinador. A última derrota atleticana aconteceu no clássico contra o Cruzeiro e, desde então, o time fez 12 partidas: venceu oito, não sofreu gol em sete ocasiões e empatou apenas quatro vezes.

Já o Fortaleza também foi campeão no último final de semana – coincidentemente, o placar de 0 a 0 aconteceu no Cearense e no Mineiro, dando o título aos rivais deste domingo – e a torcida está confiante na sua equipe. Mesmo com a eliminação – nos pênaltis, por isso permaneceu invicto – na Copa do Nordeste para o campeão Bahia, o Leão do Pici chega neste Brasileirão em um ótimo momento: nas últimas 14 partidas, o clube nordestino venceu 10 jogos e empatou quatro vezes, sendo um destes empates a – infeliz – eliminação para o Bahia. É necessário destacar que o time cearense perdeu apenas um jogo na temporada.

Os números

Além dos títulos estaduais, as equipes se enfrentam com bons números no ataque e na defesa. Obviamente, o nível dos estaduais disputados ajudam nestas boas estatísticas, mas o Atlético na Libertadores e o Fortaleza na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste adquiriram bastante confiança.

O Galo marcou quatro gols contra o Deportivo La Guaira-VEN no meio de semana e está com os atacantes confiantes. Porém, a defesa possui números até melhores: o Atlético não sofre um gol há 426 minutos – quatro jogos e meio – e levou apenas três tentos nas últimas 10 partidas.

Já o Leão do Pici fez seis gols em três dos últimos cinco jogos e não leva um gol há mais de quatro partidas, assim como o Atlético. Outro número semelhante dos rivais deste domingo é que o Fortaleza sofreu somente dois gols nos últimos nove jogos.

Um detalhe curioso é que, após o Fortaleza retornar à Série A, em 2019, o time mineiro venceu todas as estreias, enquanto a equipe cearense perdeu todas as primeiras partidas. Em 2019, o Galo venceu o Avaí por 2 a 1 e o Leão do Pici perdeu para o Palmeiras por 4 a 0. Na última temporada, o Atlético bateu o Flamengo no Maracanã por 1 a 0 na rodada inaugural e o Fortaleza perdeu para o Athletico-PR por 2 a 0, mesmo atuando em casa.

Por fim, o retrospecto indica muito equilíbrio no duelo. Cada time venceu cinco duelos e houve dois empates – ambos em 2019 – nos 12 jogos entre Atlético e Fortaleza. Na última temporada, cada time venceu como mandante.

As escalações

Após se destacar como melhor time da fase de grupos da Libertadores e vencer o Mineiro, o Atlético entrará na disputa pelo título das outras duas competições da temporada: o Brasileirão e a Copa do Brasil. O campeonato de pontos corridos começa neste final de semana e o Galo entrará na 3ª fase do torneio de mata-mata na próxima quarta-feira, 02.

Mesmo com este compromisso de mata-mata no meio de semana, a tendência é que Cuca coloque força máxima em campo, a fim de entrosar estes jogadores e somar pontos no Brasileirão desde o início. Keno segue fora por causa de uma lesão na coxa e Marrony seguirá ocupando a vaga na ponta-esquerda. A grande dúvida é sobre a utilização de Jair ou Allan, além da possível presença de Zaracho no meio-campo.

Provável escalação: Everson; Guga, Rabello, Alonso, Arana; Jair (Allan), Tchê Tchê (Zaracho), Nacho Fernández; Savarino, Hulk, Marrony. Técnico: Cuca.

Já o Fortaleza, treinado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, tem o importante duelo com o arquirrival Ceará no meio de semana, pela Copa do Brasil, mas não deve poupar nenhum dos titulares do time. Por isso, o Leão também deve ir a campo com os seus melhores jogadores e a única ausência é o zagueiro Jackson, que está machucado. David, Ederson e Wellington Paulista são ex-jogadores do Cruzeiro que voltarão a Belo Horizonte.

Provável escalação: Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi, Carlinhos; Éderson, Felipe; Róbson, Matheus Vargas, David; Wellington Paulista. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Atlético x Fortaleza

1ª rodada do Brasileirão Série A de 2021
30/05/2021, 11:00 horas, Mineirão
Transmissão: Premiere
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments