Mesmo já classificado, Atlético enfrenta o Deportivo La Guaira no Mineirão com dois objetivos importantes

Matías Zaracho é um dos possíveis titulares desta partida. Foto: Pedro Souza / Atlético

O time de Cuca foi campeão no final de semana e já estará em campo novamente, três dias depois. O Clube Atlético Mineiro ergueu a taça do Campeonato Mineiro de 2021 no último sábado, após mais um empate com o América, e agora terá que mudar o foco. As comemorações ficaram para trás e o time retorna nesta terça, 25, à competição mais importante deste início de temporada: a Copa Libertadores da América. Já classificado, o Galo ainda tem dois objetivos importantes: a 1ª colocação geral e o próprio recorde de pontos.

Nesta terça, 25, às 21:30, Atlético e Deportivo La Guaira-VEN se enfrentam no Mineirão, em jogo válido pela 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Portanto, esta partida fechará a participação destes times na fase inicial. Enquanto o Galo está garantido como 1º lugar, o La Guaira briga apenas pela 3ª posição para jogar a Sul-Americana. O jogo contará com transmissão do Fox Sports e do SBT Minas

Os objetivos atleticanos

A tendência era que o encerramento da fase de grupos fosse sem graça para os atleticanos, visto que o time está classificado e garantido na liderança do grupo H. No entanto, o time de Cuca tem dois objetivos importantes para conquistar nesta noite.

O primeiro objetivo é garantir a 1ª colocação geral da Libertadores. Como explicado aqui, a melhor campanha tem alguns privilégios durante a temporada. Caso vença o Deportivo La Guaira-VEN, o time conseguirá este feito. Se empatar ou perder, o Atlético dependerá de tropeços de Argentino Juniors e Palmeiras.

Nesta apuração do Blog, vocês também pode conferir quantas vezes esta boa campanha levou ao título, mas o Atlético de Cuca tem boas recordações: a equipe de Ronaldinho e companhia foi o melhor time da fase inicial da competição em 2013.

O outro objetivo atleticano é ter a melhor campanha da história do clube na fase de grupos da Copa Libertadores e, coincidentemente, essa campanha é do time de 2013. Aquela equipe histórica chegou aos 15 pontos na fase inicial e estabeleceu o recorde atleticano. Se vencer o Deportivo La Guaira-VEN, além de garantir a 1º colocação geral, o Galo alcança o 16º ponto e supera este recorde de um ano marcante.

O momento e os números

As equipes chegam a este duelo após sorrirem no último sábado, 22. O Atlético empatou sem gols com o América e se tornou campeão do estadual pela 46ª vez. Já na Venezuela, o Deportivo La Guaira venceu o Deportivo Lara por 2 a 1 pelo campeonato local e assumiu a liderança do seu grupo.

O Galo chega nesta partida ostentando o fato de não perder há mais de 50 dias: o último revés aconteceu em 11 de abril contra o Cruzeiro. Além disso, a defesa atleticana deve ser elogiada: são três jogos consecutivos sem ser vazado e, nas últimas nove partidas, o time de Cuca sofreu apenas três gols.

Pelo lado do Deportivo La Guaira, o time perdeu as últimas duas partidas da Libertadores – depois de empatar os três primeiros confrontos – e caiu para a lanterna do grupo H. Com apenas três pontos conquistados, o time venezuelano precisa pontuar contra o Atlético para sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana. Em caso de empate com o Galo, o La Guaira deve torcer para o Cerro Porteño-PAR vencer o América de Cali-COL. Se conseguir bater o time brasileiro, a equipe da Venezuela precisa apenas que o América não vença o Cerro.

Enquanto o retrospecto do confronto é curto – e único -, o histórico do Atlético contra equipes venezuelanas é muito vantajoso. Frente ao La Guaira, o Galo apenas empatou, por 1 a 1, em abril deste ano, na estreia da Libertadores, ou seja, único duelo entre os times. No entanto, contra clubes venezuelanos, o time brasileiro venceu quatro de cinco duelos, tropeçando apenas no jogo com o La Guaira.

As escalações

O Atlético tem dois objetivos importantes, mas já está classificado e o time está bastante desgastado. Por isso, mesmo sem nenhuma confirmação do treinador, Cuca pode colocar uma escalação alternativa nesta noite, visando o jogo de domingo pelo Brasileirão.

O Galo tem a sua força máxima à disposição e poderia repetir a escalação do último sábado, porém isso é improvável. Certamente, exames serão realizados para descobrir quais atletas estão mais propensos a lesões. Algumas prováveis mudanças são: Diego Tardelli, jogador que tem contrato até o fim do mês, e Matías Zaracho, talentoso meio-campista que precisa ganhar ritmo e retomar a confiança. Além disso, Allan e Jair estão pendurados e podem ficar fora das oitavas em caso de uma nova advertência.

Provável escalação: Everson; Mariano, Igor Rabello(Rever), Alonso (Gabriel), Dodô; Alan Franco (Tchê Tchê), Zaracho, Hyoran (Nacho Fernández); Diego Tardelli, Hulk (Vargas ou Sasha), Marrony (Keno ou Savarino). Técnico: Cuca.

Já o Deportivo La Guaira-VEN tem como objetivo a improvável vaga para a Sul-Americana. Por isso, o técnico Daniel Farías deve colocar o time titular e manter a linha de cinco defensores, terror do Atlético no 1º jogo entre os clubes em abril.

Provável escalação: Carlos Olses; Agnel Flores, Francisco La Mantía, Luis Adrián Martínez, Henri Pernía, Yohan Cumana; Arles Flores, Carlos Cermeño, Francisco Pol; Darwin González, Charlis Ortiz. Técnico: Daniel Farías.

Atlético x Deportivo La Guaira-VEN

6ª rodada da Copa Libertadores da América de 2021
25/05/2021, 21:30 horas, Mineirão
Transmissão: Fox Sports e SBT Minas
Árbitro: Nicolas Lamolina (ARG)
Assistentes: Mariana de Almeida (ARG) e Daiane Milone (ARG).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments