Curtas | Rumores sobre chegada de David Luiz e saída de Savarino, negociação de Pottker, provável reforço da Raposa e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Seis meses depois da sua chegada, Pottker está próximo de deixar o Cruzeiro. Foto: Reprodução Twitter

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Um jogo histórico

O Atlético jogou bem, venceu o América de Cali-COL por 3 a 1, fora de casa, e garantiu vaga para o mata-mata da Libertadores de 2021. No entanto, as questões de dentro de campo ficaram em segundo plano. O jogo foi disputado em Barranquilla, na Colômbia, e o país sul-americano está passando por uma onda de protestos devido à tentativa de reforma tributária. Desta forma, os manifestantes foram à porta do estádio e a Polícia reagiu com gás lacrimogêneo, o qual atrapalhou o andamento da partida. Os jogadores sofreram com os efeitos do artifício usado pela Polícia e reclamaram, várias vezes, dos problemas de jogar futebol enquanto se sentiam mal com o gás. Veja mais detalhes deste jogo histórico e que deveria ter sido interrompido.

O que o Atlético ainda disputa?

Já classificado para as oitavas de final, o Atlético está mais tranquilo na Libertadores. Porém, o time de Cuca ainda tem dois grandes objetivos na fase de grupos da competição continental. Além de garantir a liderança do grupo H, é importante que o Atlético faça o máximo de pontos possíveis para ter a melhor campanha da fase inicial – atualmente o Palmeiras é o líder geral e é o favorito para ter as vantagens da melhor pontuação na fase de grupos. Veja detalhes das duas importantes disputas do Atlético nesta 1ª fase da Libertadores e se será possível descansar os titulares.

Sem graça e sem gols

O Atlético duelou com o América neste domingo, 16, no Independência e o placar do Horto não se alterou. O 0 a 0 no marcador ilustrou a partida: poucas ações ofensivas, visto que ambas as equipes estavam sem criatividade. O Galo dominou a 1ª etapa, enquanto o Coelho jogou melhor no 2º tempo, porém, mesmo com a expulsão de Allan, aos 28 da parte final, o América não conseguiu ser agressivo. Sendo assim, o Atlético segue com a vantagem de se tornar campeão em caso de empate ou vitória no próximo sábado, às 16:30, no Mineirão.

Os estaduais

Assim como em Minas Gerais, todos os grandes estaduais e boa parte dos outros campeonatos estão sendo decididos pelos times da Série A. No 1º jogo, América e Atlético empataram no Mineiro. No Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense também ficaram na igualdade, mas o placar mostrou 1 a 1. Já no Rio Grande do Sul, o Grêmio bateu o Internacional, no Beira-Rio, de virada, por 2 a 1. Em São Paulo, Palmeiras e São Paulo se classificaram neste final de semana e irão decidir o Paulistão. Veja mais detalhes dos estaduais, os quais, boa parte, contam com protagonismo de equipes da elite do futebol brasileiro.

Negociação de Arana

Guilherme Arana é, para muitos torcedores, a grande contratação de 2020. O lateral chegou, vestiu a camisa alvinegra e assumiu a titularidade sem grandes problemas. O jovem de 24 anos segue em grande momento, tem potencial para ajudar muito o Atlético e é um dos ativos mais valiosos da equipe. Porém, o contrato de empréstimo de Arana está acabando em junho de 2021. Como funcionará a efetivação do lateral-esquerdo? Confira aqui todos os detalhes e explicações da negociação de 5 milhões de euros envolvendo o Sevilla e o Atlético.

Chegada de David Luiz

O Atlético está precisando de mais um zagueiro e isso fica claro a cada dia. Apenas quatro defensores foram usados na temporada: Gabriel, Igor Rabello, Junior Alonso e Réver. Destes quatro zagueiros, o paraguaio Alonso deve ser convocado para a sua Seleção e ficará ausente por um tempo. Sendo assim, o Galo ficará com apenas três opções que já foram utilizadas. A torcida suplica por um novo zagueiro e um site espanhol deu ânimo à massa atleticana, porém o Atlético já negou uma possível chegada.

O site espanhol Fichajes.net disse que três equipes brasileiras estão interessadas em contratar David Luiz, experiente zagueiro brasileiro que, segundo o renomado jornal The Athletic, deixará o Arsenal no fim desta temporada. Os três clubes brasileiros são Atlético, Flamengo e São Paulo. Porém, após euforia da torcida pela possível chegada do defensor, os rumores foram silenciados com uma nota da assessoria do Atlético. Segundo a nota oficial, o Atlético nega os rumores que surgiram na Espanha sobre o interesse em David Luiz.

Saída de Savarino

Jefferson Savarino foi destacado pelo Blog na última semana e é um dos “queridinhos” da torcida atleticana. O ponta-direita de 24 anos tem muita habilidade, inteligência e vive ótimo momento ao lado de Hulk. Até por isso, o nome do jogador venezuelano foi especulado na Espanha. Segundo informações da Rádio Caracas 750AM, mídia do país-natal de Savarino, a Venezuela, times como Granada, Málaga e Villarreal estão interessados no jogador que chegou na Cidade do Galo no início de 2020. Savarino tem contrato com o Atlético até o fim de 2023 e seguirá focado nos objetivos atleticanos, visto que não chegou nenhuma proposta ao Atlético.

Caso Dudamel

O Atlético fez um acordo importante nesta semana. O clube mineiro discutiu as suas pendências com o ex-técnico da equipe, Rafael Dudamel, e a dívida de 3,1 milhões entrou na prateleira de cobranças solucionadas. O Galo está bastante focado em equacionar os seus débitos, a fim de organizar a dramática situação financeira do time. A cobrança de Dudamel estava sendo julgada na FIFA – o Atlético havia sido condenado em primeira instância – e o time alvinegro resolveu antecipar, com objetivo de resolver essa pendência mais rapidamente. Esse montante de 3,1 milhões se refere a remunerações que não foram pagas e a quebra do contrato sem justa causa. É importante destacar que Dudamel ficou no comando do Atlético apenas entre janeiro e fevereiro de 2020.

Cruzeiro

Sem jogar, apenas treinando

O Cruzeiro passou a última semana apenas treinando. O time azul celeste foi eliminado pelo América na semifinal do Campeonato Mineiro e entrou em uma “intertemporada” de 20 dias. Neste período, o técnico Felipe Conceição, certamente, está tentando corrigir alguns pontos e encontrar boas opções dentro do próprio elenco, além de visualizar melhor as carências do plantel. A Raposa volta a campo apenas no dia 29 de maio, contra o Confiança, às 16:30, no estádio Batistão, em Sergipe, na estreia do time mineiro no Brasileirão Série B de 2021.

Rômulo é destaque, mas está ausente

A última contratação cruzeirense foi o meio-campista ítalo-brasileiro Rômulo. O jogador chegou no fim de março, começou a jogar em abril e se fixou como uma das peças-chaves da equipe. Rômulo conseguiu a vaga pela esquerda, como um articulador, e está se destacando. Mesmo sem tanta familiaridade com esta função, o atleta, ex-Juventus, está jogando muito bem, porém não está treinando nos últimos dias. Em meio a esta intertemporada, Rômulo foi liberado pelo Cruzeiro para ir à Itália resolver questões pessoais e deve voltar nos próximos dias aos importantes treinamentos na Toca da Raposa.

Defesa do Cruzeiro

O time azul celeste ostentava o feito de ser a melhor defesa do Mineiro, mesmo contra rivais mais poderosos, como o Atlético. A fase inicial do estadual se encerrou e o Cruzeiro sofreu apenas quatro gols em 11 jogos. No entanto, a equipe caiu de desempenho na semifinal contra o América e em dois confrontos decisivos, a Raposa sofreu cinco gols. Ou seja, o Cruzeiro levou apenas quatro gols em 11 jogos, mas levou cinco em duas partidas importantíssimas. Os números assustam e evidenciam que a defesa cruzeirense merece uma atenção especial. Veja a análise com raio-x dos gols sofridos, possíveis problemas e mais detalhes das falhas da defesa do Cruzeiro!

Negociação de Pottker

O Cruzeiro tem uma meta para esta intertemporada: arrumar a “casa” para a Série B. Por isso, a diretoria está se desfazendo de alguns atletas e indo atrás de outros jogadores, como vocês verão na sequência. E um nome que pode estar deixando a Raposa é William Pottker. Artilheiro da Raposa na temporada com três gols, o atacante não adquiriu confiança e nem carinho da torcida azul celeste devido aos seus erros. O atleta chegou do Internacional em troca com Maurício e tem boa parte dos salários pagos pelo Colorado até maio de 2021.

E é justamente por isso que o negócio deve acontecer. A partir do próximo mês, o Cruzeiro teria que bancar integralmente o salário de Pottker e os valores, aparentemente, não correspondem ao seu nível de jogo. E a possível saída do camisa 11 esquentou após interesse de um clube arábe. O treinador Odair Hellmann está no Al Wasl, equipe dos Emirados Árabes, e pediu a contratação de William Pottker. O time do Oriente Médio deve oficializar, nos próximos dias, uma proposta de um ano de empréstimo, com opção de compra no fim do vínculo e com um valor para a cessão acontecer, segundo informações do GE.com. Fora das fotos dos treinamentos dos últimos dias, William Pottker deve estar sendo negociado pelo Cruzeiro e novas notícias devem surgir nos próximos dias.

Reforço para a defesa

O Cruzeiro deve anunciar nos próximos dias a contratação de um novo defensor. O interesse foi divulgado pelo jornal O Dia e o desejo em contratar com um marcador faz sentido devido à carência e as falhas do elenco cruzeirense nas últimas partidas. Trata-se de Joseph, zagueiro que também atua como lateral-direito e volante. O atleta de 26 anos estava no América até o início deste mês e, curiosamente, marcou o gol irregular da vitória do Coelho na fase inicial contra o Cruzeiro. O jogador pertence ao Capivariano-SP e chegaria para assinar com a Raposa até o fim de 2021 por empréstimo. Um detalhe interessante é que o jogador foi pedido pelo técnico Felipe Conceição e, coincidentemente, o jogador e o treinador são agenciados pelo mesmo “staff”.

Saída de jovens encaminhada

O Cruzeiro deve ceder três crias da base para atuar em clubes do sul do Brasil, segundo informações do GE.com. A Raposa negocia com o Brasil de Pelotas-RS, equipe que também jogará a Série B, sobre o empréstimo do zagueiro Arthur e do ponta Welinton. O defensor estava emprestado no América e o atacante no Inter de Limeira-SP. Ambos devem ser anunciados pelo time gaúcho nos próximos dias até o fim de 2021 por empréstimo. Outro jogador que está com empréstimo encaminhado é o lateral Rafael Santos. Segundo o Ge, o lateral-esquerdo, que também disputou o Paulistão pela Inter de Limeira-SP, está a caminho do Coritiba para também disputar a Série B.

Saída de jovens especulada

No assunto anterior, o Cruzeiro já está encaminhando os empréstimos de três jogadores que já haviam sido cedidos para outros clubes. No entanto, a Raposa segue desinchando o seu elenco e as saídas dos jovens Paulo e Thiago estão sendo especuladas na Toca da Raposa. Os jogadores são crias da base, nunca jogaram por outro time e o atacante Thiago teve participações importantes na temporada passada – fez gol no clássico contra o Atlético. O zagueiro Paulo tem 20 anos e foi comunicado recentemente que não faz parte dos planos de Felipe Conceição. Por isso, ele busca um novo clube para ganhar experiência e evoluir. Já o atacante Thiago deve conversar com o técnico cruzeirense nos próximos dias e pode ser que o forte centroavante de 19 anos deixe a equipe por falta de espaço no atual elenco. O Atlético-GO é um provável destino.

Caso Mano Menezes

Mais um caso envolvendo Cruzeiro e Justiça chamou atenção nestes últimos dias. A Justiça do Trabalho retirou o sigilo do processo que o treinador que teve uma brilhante passagem na Toca da Raposa, Mano Menezes, protocolou contra o seu ex-time. A defesa do técnico pede mais de 3,6 milhões de reais referente a salários atrasados e diferenças nos valores pagos no período em que esteve comandando a equipe. O treinador esteve na área técnica do Cruzeiro por duas passagens: em 2015 e a mais longa e vitoriosa foi entre 2016 e 2019, onde Mano se tornou bicampeão Mineiro e da Copa do Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários