Curtas | Rumores sobre chegada de David Luiz e saída de Savarino, negociação de Pottker, provável reforço da Raposa e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Oito meses depois da sua chegada, Pottker deixa o Cruzeiro. Foto: Reprodução Twitter

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Um jogo histórico

O Atlético jogou bem, venceu o América de Cali-COL por 3 a 1, fora de casa, e garantiu vaga para o mata-mata da Libertadores de 2021. No entanto, as questões de dentro de campo ficaram em segundo plano. O jogo foi disputado em Barranquilla, na Colômbia, e o país sul-americano está passando por uma onda de protestos devido à tentativa de reforma tributária. Desta forma, os manifestantes foram à porta do estádio e a Polícia reagiu com gás lacrimogêneo, o qual atrapalhou o andamento da partida. Os jogadores sofreram com os efeitos do artifício usado pela Polícia e reclamaram, várias vezes, dos problemas de jogar futebol enquanto se sentiam mal com o gás. Veja mais detalhes deste jogo histórico e que deveria ter sido interrompido.

O que o Atlético ainda disputa?

Já classificado para as oitavas de final, o Atlético está mais tranquilo na Libertadores. Porém, o time de Cuca ainda tem dois grandes objetivos na fase de grupos da competição continental. Além de garantir a liderança do grupo H, é importante que o Atlético faça o máximo de pontos possíveis para ter a melhor campanha da fase inicial – atualmente o Palmeiras é o líder geral e é o favorito para ter as vantagens da melhor pontuação na fase de grupos. Veja detalhes das duas importantes disputas do Atlético nesta 1ª fase da Libertadores e se será possível descansar os titulares.

Sem graça e sem gols

O Atlético duelou com o América neste domingo, 16, no Independência e o placar do Horto não se alterou. O 0 a 0 no marcador ilustrou a partida: poucas ações ofensivas, visto que ambas as equipes estavam sem criatividade. O Galo dominou a 1ª etapa, enquanto o Coelho jogou melhor no 2º tempo, porém, mesmo com a expulsão de Allan, aos 28 da parte final, o América não conseguiu ser agressivo. Sendo assim, o Atlético segue com a vantagem de se tornar campeão em caso de empate ou vitória no próximo sábado, às 16:30, no Mineirão.

Os estaduais

Assim como em Minas Gerais, todos os grandes estaduais e boa parte dos outros campeonatos estão sendo decididos pelos times da Série A. No 1º jogo, América e Atlético empataram no Mineiro. No Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense também ficaram na igualdade, mas o placar mostrou 1 a 1. Já no Rio Grande do Sul, o Grêmio bateu o Internacional, no Beira-Rio, de virada, por 2 a 1. Em São Paulo, Palmeiras e São Paulo se classificaram neste final de semana e irão decidir o Paulistão. Veja mais detalhes dos estaduais, os quais, boa parte, contam com protagonismo de equipes da elite do futebol brasileiro.

Negociação de Arana

Guilherme Arana é, para muitos torcedores, a grande contratação de 2020. O lateral chegou, vestiu a camisa alvinegra e assumiu a titularidade sem grandes problemas. O jovem de 24 anos segue em grande momento, tem potencial para ajudar muito o Atlético e é um dos ativos mais valiosos da equipe. Porém, o contrato de empréstimo de Arana está acabando em junho de 2021. Como funcionará a efetivação do lateral-esquerdo? Confira aqui todos os detalhes e explicações da negociação de 5 milhões de euros envolvendo o Sevilla e o Atlético.

Chegada de David Luiz

O Atlético está precisando de mais um zagueiro e isso fica claro a cada dia. Apenas quatro defensores foram usados na temporada: Gabriel, Igor Rabello, Junior Alonso e Réver. Destes quatro zagueiros, o paraguaio Alonso deve ser convocado para a sua Seleção e ficará ausente por um tempo. Sendo assim, o Galo ficará com apenas três opções que já foram utilizadas. A torcida suplica por um novo zagueiro e um site espanhol deu ânimo à massa atleticana, porém o Atlético já negou uma possível chegada.

O site espanhol Fichajes.net disse que três equipes brasileiras estão interessadas em contratar David Luiz, experiente zagueiro brasileiro que, segundo o renomado jornal The Athletic, deixará o Arsenal no fim desta temporada. Os três clubes brasileiros são Atlético, Flamengo e São Paulo. Porém, após euforia da torcida pela possível chegada do defensor, os rumores foram silenciados com uma nota da assessoria do Atlético. Segundo a nota oficial, o Atlético nega os rumores que surgiram na Espanha sobre o interesse em David Luiz.

Saída de Savarino

Jefferson Savarino foi destacado pelo Blog na última semana e é um dos “queridinhos” da torcida atleticana. O ponta-direita de 24 anos tem muita habilidade, inteligência e vive ótimo momento ao lado de Hulk. Até por isso, o nome do jogador venezuelano foi especulado na Espanha. Segundo informações da Rádio Caracas 750AM, mídia do país-natal de Savarino, a Venezuela, times como Granada, Málaga e Villarreal estão interessados no jogador que chegou na Cidade do Galo no início de 2020. Savarino tem contrato com o Atlético até o fim de 2023 e seguirá focado nos objetivos atleticanos, visto que não chegou nenhuma proposta ao Atlético.

Caso Dudamel

O Atlético fez um acordo importante nesta semana. O clube mineiro discutiu as suas pendências com o ex-técnico da equipe, Rafael Dudamel, e a dívida de 3,1 milhões entrou na prateleira de cobranças solucionadas. O Galo está bastante focado em equacionar os seus débitos, a fim de organizar a dramática situação financeira do time. A cobrança de Dudamel estava sendo julgada na FIFA – o Atlético havia sido condenado em primeira instância – e o time alvinegro resolveu antecipar, com objetivo de resolver essa pendência mais rapidamente. Esse montante de 3,1 milhões se refere a remunerações que não foram pagas e a quebra do contrato sem justa causa. É importante destacar que Dudamel ficou no comando do Atlético apenas entre janeiro e fevereiro de 2020.

Cruzeiro

Sem jogar, apenas treinando

O Cruzeiro passou a última semana apenas treinando. O time azul celeste foi eliminado pelo América na semifinal do Campeonato Mineiro e entrou em uma “intertemporada” de 20 dias. Neste período, o técnico Felipe Conceição, certamente, está tentando corrigir alguns pontos e encontrar boas opções dentro do próprio elenco, além de visualizar melhor as carências do plantel. A Raposa volta a campo apenas no dia 29 de maio, contra o Confiança, às 16:30, no estádio Batistão, em Sergipe, na estreia do time mineiro no Brasileirão Série B de 2021.

Rômulo é destaque, mas está ausente

A última contratação cruzeirense foi o meio-campista ítalo-brasileiro Rômulo. O jogador chegou no fim de março, começou a jogar em abril e se fixou como uma das peças-chaves da equipe. Rômulo conseguiu a vaga pela esquerda, como um articulador, e está se destacando. Mesmo sem tanta familiaridade com esta função, o atleta, ex-Juventus, está jogando muito bem, porém não está treinando nos últimos dias. Em meio a esta intertemporada, Rômulo foi liberado pelo Cruzeiro para ir à Itália resolver questões pessoais e deve voltar nos próximos dias aos importantes treinamentos na Toca da Raposa.

Defesa do Cruzeiro

O time azul celeste ostentava o feito de ser a melhor defesa do Mineiro, mesmo contra rivais mais poderosos, como o Atlético. A fase inicial do estadual se encerrou e o Cruzeiro sofreu apenas quatro gols em 11 jogos. No entanto, a equipe caiu de desempenho na semifinal contra o América e em dois confrontos decisivos, a Raposa sofreu cinco gols. Ou seja, o Cruzeiro levou apenas quatro gols em 11 jogos, mas levou cinco em duas partidas importantíssimas. Os números assustam e evidenciam que a defesa cruzeirense merece uma atenção especial. Veja a análise com raio-x dos gols sofridos, possíveis problemas e mais detalhes das falhas da defesa do Cruzeiro!

Negociação de Pottker

O Cruzeiro tem uma meta para esta intertemporada: arrumar a “casa” para a Série B. Por isso, a diretoria está se desfazendo de alguns atletas e indo atrás de outros jogadores, como vocês verão na sequência. E um nome que pode estar deixando a Raposa é William Pottker. Artilheiro da Raposa na temporada com três gols, o atacante não adquiriu confiança e nem carinho da torcida azul celeste devido aos seus erros. O atleta chegou do Internacional em troca com Maurício e tem boa parte dos salários pagos pelo Colorado até maio de 2021.

E é justamente por isso que o negócio deve acontecer. A partir do próximo mês, o Cruzeiro teria que bancar integralmente o salário de Pottker e os valores, aparentemente, não correspondem ao seu nível de jogo. E a possível saída do camisa 11 esquentou após interesse de um clube arábe. O treinador Odair Hellmann está no Al Wasl, equipe dos Emirados Árabes, e pediu a contratação de William Pottker. O time do Oriente Médio deve oficializar, nos próximos dias, uma proposta de um ano de empréstimo, com opção de compra no fim do vínculo e com um valor para a cessão acontecer, segundo informações do GE.com. Fora das fotos dos treinamentos dos últimos dias, William Pottker deve estar sendo negociado pelo Cruzeiro e novas notícias devem surgir nos próximos dias.

Reforço para a defesa

O Cruzeiro deve anunciar nos próximos dias a contratação de um novo defensor. O interesse foi divulgado pelo jornal O Dia e o desejo em contratar com um marcador faz sentido devido à carência e as falhas do elenco cruzeirense nas últimas partidas. Trata-se de Joseph, zagueiro que também atua como lateral-direito e volante. O atleta de 26 anos estava no América até o início deste mês e, curiosamente, marcou o gol irregular da vitória do Coelho na fase inicial contra o Cruzeiro. O jogador pertence ao Capivariano-SP e chegaria para assinar com a Raposa até o fim de 2021 por empréstimo. Um detalhe interessante é que o jogador foi pedido pelo técnico Felipe Conceição e, coincidentemente, o jogador e o treinador são agenciados pelo mesmo “staff”.

Saída de jovens encaminhada

O Cruzeiro deve ceder três crias da base para atuar em clubes do sul do Brasil, segundo informações do GE.com. A Raposa negocia com o Brasil de Pelotas-RS, equipe que também jogará a Série B, sobre o empréstimo do zagueiro Arthur e do ponta Welinton. O defensor estava emprestado no América e o atacante no Inter de Limeira-SP. Ambos devem ser anunciados pelo time gaúcho nos próximos dias até o fim de 2021 por empréstimo. Outro jogador que está com empréstimo encaminhado é o lateral Rafael Santos. Segundo o Ge, o lateral-esquerdo, que também disputou o Paulistão pela Inter de Limeira-SP, está a caminho do Coritiba para também disputar a Série B.

Saída de jovens especulada

No assunto anterior, o Cruzeiro já está encaminhando os empréstimos de três jogadores que já haviam sido cedidos para outros clubes. No entanto, a Raposa segue desinchando o seu elenco e as saídas dos jovens Paulo e Thiago estão sendo especuladas na Toca da Raposa. Os jogadores são crias da base, nunca jogaram por outro time e o atacante Thiago teve participações importantes na temporada passada – fez gol no clássico contra o Atlético. O zagueiro Paulo tem 20 anos e foi comunicado recentemente que não faz parte dos planos de Felipe Conceição. Por isso, ele busca um novo clube para ganhar experiência e evoluir. Já o atacante Thiago deve conversar com o técnico cruzeirense nos próximos dias e pode ser que o forte centroavante de 19 anos deixe a equipe por falta de espaço no atual elenco. O Atlético-GO é um provável destino.

Caso Mano Menezes

Mais um caso envolvendo Cruzeiro e Justiça chamou atenção nestes últimos dias. A Justiça do Trabalho retirou o sigilo do processo que o treinador que teve uma brilhante passagem na Toca da Raposa, Mano Menezes, protocolou contra o seu ex-time. A defesa do técnico pede mais de 3,6 milhões de reais referente a salários atrasados e diferenças nos valores pagos no período em que esteve comandando a equipe. O treinador esteve na área técnica do Cruzeiro por duas passagens: em 2015 e a mais longa e vitoriosa foi entre 2016 e 2019, onde Mano se tornou bicampeão Mineiro e da Copa do Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulo peixoto

cachorrada no cruzeiro, libera prata da casa., por motivo de empresario. um vergonha, caso paulo.

CCOliveira

Este caso do Pottker é de chorar de rir. Chamar esta turma do Incaível de amadores é um grande elogio ainda. kkkkkkkkkkkkk