Assim como no Mineiro, boa parte dos estaduais tem protagonismo de times da Série A. Veja o desempenho de cada equipe da elite!

América e Atlético em campo: a final do Mineiro 2021. Foto: Pedro Souza / Atlético

As decisões do Campeonato Mineiro começarão neste domingo, 16, e a final contará com América e Atlético. Os dois clubes de Belo Horizonte fizeram as melhores campanhas na fase inicial, eliminaram Cruzeiro e Tombense, respectivamente, e um deles levantará a taça do estadual de 2021.

É destacável que, em Minas Gerais, a decisão será formada pelos dois representantes da Série A, visto que o Cruzeiro, multicampeão e 2º maior vencedor do estadual, está na Série B e o Tombense está na Série C. Além de decidir o Mineiro, América e Atlético iniciarão a batalha na elite do futebol brasileiro no fim deste mês de maio.

Assim como no Campeonato Mineiro, boa parte dos estaduais tem protagonismo das equipes da Série A. O Blog irá destacar alguns jogos da reta final destes campeonatos, já que os americanos e os atleticanos podem querer acompanhar os seus adversários do Brasileirão.

Os principais estaduais

América e Atlético terão 18 adversários de outros estados no Campeonato Brasileiro e São Paulo é o estado com mais times.

O Paulistão é um dos melhores estaduais do país e, após partidas neste meio de semana, três times de elite sobreviveram. Corinthians, Palmeiras e São Paulo se classificaram para a última fase antes da decisão. Já o Red Bull Bragantino foi eliminado pelo próprio Palmeiras nas quartas. O Santos foi o paulista da Série A com pior campanha no estadual, já que o time da Vila sequer se classificou para a fase final e quase caiu para a 2ª divisão.

No Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense são os únicos times da Série A e, assim como no Mineiro, irão decidir o estadual. As finais do Cariocão acontecerão nos sábados, 15 e 22, às 21:05.

Já no Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional decidirão o estadual nos domingos, 16 e 23, às 16 horas. O Juventude, equipe recém-promovida, perdeu para o Colorado na semifinal.

Outros estaduais

No Campeonato Cearense, Ceará e Fortaleza estão próximos da classificação para a semifinal do estadual e são favoritos contra Atlético-CE e Ferroviário. A fase inicial se encerra na segunda-feira, 17.

Já o Baiano será decidido por Bahia de Feira e Atlético-BA sem contar com o Bahia, já que o time da elite está participando da Sul-Americana, optou por colocar time reserva em todo o estadual e foi eliminado na semifinal.

Ainda no Nordeste, o Sport irá jogar nos próximos domingos, 16 e 23, a final do Campeonato Pernambucano contra o rival Náutico.

No centro-oeste, o Cuiabá é o grande favorito e sensação do Mato-Grosso. O estreante da Série A deste ano jogou 13 partidas no estadual e venceu 11, além de dois empates, ou seja, está invicto. A equipe irá decidir o Mato-Grossense nos próximos domingos, às 9 horas da manhã, contra o Operário VG.

Já o Atlético-GO não conseguiu assumir a responsabilidade de ser o único do estado na Série A e acabou eliminado, na semifinal, para o Grêmio Anápolis, após 26 cobranças de pênaltis. Além do time de Anápolis, o tradicional Vila Nova é finalista do Goiano.

Já no Paraná, o Athletico-PR, único representante do estado neste Brasileirão, segue atuando no estadual com o time B e está apenas em 7º na primeira fase, a qual se encerrará neste fim de semana. Como os oito primeiros se classificam, o Furacão deve chegar na fase final, mas o título é complicado, já que o Operário, time da Série B, vive ótimo momento.

Por fim, a Chapecoense, campeã da 2ª divisão de 2020, está na semifinal do Campeonato Catarinense e é o favorito ao título do estadual.

Não é estadual, mas teve uma final importante

É importante destacar que uma grande competição chegou ao fim no último sábado, dia 08, mas não trata-se de um estadual. A Copa do Nordeste é um ótimo campeonato regional e a final marcou o encontro de duas fortes equipes da elite: Bahia e Ceará decidiram e o time baiano foi campeão nos pênaltis.

O protagonismo

Em resumo, 14 das 20 equipes da Série A estão sendo protagonistas nos seus respectivos estaduais.

Red Bull Bragantino e Juventude sofrem com a concorrência mais forte de outros times da Série A. Athletico-PR e Bahia optam por colocar o time reserva para disputar a Sul-americana. Certamente, as decepções são Atlético-GO e Santos, equipes que usaram força máxima e não chegaram.

América ou Atlético, Corinthians, São Paulo ou Palmeiras, Flamengo ou Fluminense, Grêmio ou Internacional, Ceará ou Fortaleza, Sport, Cuiabá, Chapecoense são times que poderão ter a confiança de vencer o estadual e, certamente, estarão mais fortes no Brasileirão.

O Campeonato Brasileiro irá começar no fim de semana dos dias 29 e 30 de maio. Você poderá conferir aqui no Blog Bola Pra Frente todos os detalhes da competição mais equilibrada do futebol mundial!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Santiago

Fala RAPAZIADA Beleza !
Sobre Aquele Produto que a GRACIANNE estava comentando Na Live que Deu uma Esquentada Nas Relações dela com o MARIDO.
Eu estou USANDO e não é que o NEGÓCIO é Bom MESMO eu não Aguentava nem 5 minutinhos e já Ejaculava AGORA estou DURANDO ATÉ 35 MINUTOS Sem EJACULAR Controle TOTAL. a MULHER está VENDO Abelha COMIGO Agora. Kkkk

Eu consegui o SITE caso vocês Queira é só acessar o SITE Aqui⬇️➡️ https://bit.ly/TitanBlue_SiteOficial