Curtas | Saída de “Messinho”, novo atacante da Raposa, mudanças no jogo da Libertadores, joia do Galo emprestada e muito mais. Resumo semanal de Cruzeiro e Atlético

Guilherme Bissoli, atacante contratado pelo Cruzeiro, e Guilherme Santos, promessa do Galo emprestada ao Vitória. Fotos: Igor Sales / Cruzeiro e Divulgação / EC Vitória

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Cruzeiro e Atlético.

Cruzeiro

Eliminação no Mineiro

O Cruzeiro entrou em campo neste domingo, 09, e perdeu, novamente, para o América. Após a derrota de 2 a 1 no Mineirão, a Raposa enfrentou o Coelho no Independência e sofreu um revés ainda mais doloroso. O placar do jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro marcou 3 a 1 para o América. Como o Cruzeiro foi eliminado do Mineiro, a equipe de Felipe Conceição passará 20 dias apenas treinando e voltará a atuar no fim do mês, na estreia do Brasileirão Série B.

Novo uniforme

A estreia não foi como, certamente, foi almejada, mas o Cruzeiro colocou em campo no último domingo, 09, contra o América, o seu novo uniforme. Após o lançamento, o qual foi realizado na última quinta-feira, 06, a Raposa vestiu pela primeira vez a sua camisa branca. O novo e belo uniforme cruzeirense homenageia o centenário da equipe. Veja detalhes desta nova camisa branca!

Contratação de Bissoli

O Cruzeiro anunciou a contratação do seu novo atacante na última segunda-feira, 03 de maio. O jovem Guilherme Bissoli deixou o Athletico-PR, se juntou à Raposa e assinou um empréstimo até o fim de 2021. O atacante de 23 anos foi relacionado no jogo do último final de semana e entrou no 2º tempo, evidenciando que terá espaço no time cruzeirense. Além disso, após a chegada de Bissoli, o boliviano Marcelo Moreno ficou fora até mesmo dos suplentes, ou seja, o estilo de centroavante para Felipe Conceição é no perfil de Bissoli e Sobis: rápido, ágil e que se movimente bastante.

Fala de agente de Guzmán

Em 26 de abril, o Cruzeiro emitiu uma carta para que Yeison Guzmán se apresente – entenda o início do caso aqui. Esta carta faz parte do protocolo e, após este prazo, a tendência é que o clube mineiro tome as medidas judiciais cabíveis contra o atleta. O prazo se encerra nos próximos dias e um representante do meio-campista falou com o Ge.com. O agente Kormac Valdebenito afirmou que eles estão tranquilos, que não é problema deles e sim do Cruzeiro e que o atleta tem contrato com Envigado-COL. Além disso, Kormac disse que não fala muito sobre o assunto porque quem está preocupado, fala, e quem está tranquilo, não fala, ou seja, o agente afirmou que o Cruzeiro está preocupado com a situação e ainda reiterou que o tempo irá dizer quem tem razão.

Processo de Rafinha

Mais uma semana e mais um processo de um ex-jogador contra o Cruzeiro na justiça. Infelizmente para a instituição e para os seus torcedores, as notícias sobre pedidos financeiros no âmbito judicial não param de aparecer e a Raposa está com algumas pendências. Desta vez, o meio-campista Rafinha, atleta que esteve no Cruzeiro entre 2016 e 2019, entrou na Justiça do Trabalho cobrando o pagamento de 716 mil referente à rescisão contratual, a qual foi oficializada em maio de 2019. A primeira audiência acontecerá em 20 de maio na 42ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

Saída do Messinho

O Cruzeiro perdeu uma das suas grandes promessas das categorias de base. Estevão Willian, apelidado de Messinho devido ao seu talento, deixou a Toca da Raposa e já foi registrado pelo Palmeiras. Menos de um mês após completar 14 anos – idade mínima para assinar um contrato de formação -, Messinho saiu do clube mineiro e assinou com o time paulista. A promessa nascida em 2007 chamava a atenção pelo seu talento, já é patrocinado pela forte empresa esportiva Nike e esteve envolvido no famoso escândalo das finanças do Cruzeiro no Fantástico. Em nota oficial divulgada neste sábado, 08, o Cruzeiro citou um possível aliciamento, já que o adolescente deixou a Raposa sem nenhum responsável comunicar com antecedência e horas depois estava inscrito pelo Palmeiras no BID – o time paulista negou este aliciamento.

Sede do Cruzeiro

Nas próximas semanas, o Cruzeiro poderá receber uma quantia milionária em relação à desapropriação da sua sede em Barro Preto. A equipe não está utilizando este local, visto que a sua parte administrativa foi remanejada para um escritório de coworking, e tende a ganhar um bom valor referente à desapropriação. O interesse é do Ministério Público de Minas Gerais e, por isso, trata-se de uma desapropriação, já que o Poder Público irá impor ao proprietário a perda de um determinado bem e o compensa com uma indenização. Sendo assim, se o interesse se efetivar, o Ministério Público irá pagar 40 milhões para o clube, valor que será utilizado pela Raposa para organizar as suas finanças. O Cruzeiro afirmou que não há definição, mas reiterou o interesse de monetizar a sua sede.

Força, Enderson Moreira!

Um técnico que comandou o Cruzeiro no último ano passou por uma situação triste neste sábado, 09. O treinador Enderson Moreira sofreu um infarto nesse final de semana e passou por um procedimento cirúrgico no domingo. Segundo o UOL, em contato com médico do Mater Dei, hospital de Belo Horizonte, o técnico está bem, em situação estável e seguirá em observação na UTI após a realização de um cateterismo no coração. Enderson Moreira esteve no Cruzeiro no último ano – entre março e setembro – e, certamente, todas as pessoas desejam a melhor recuperação possível para o profissional.

Atlético

Goleada sobre o Cerro

O Atlético atropelou o seu grande adversário na fase de grupos e deu um passo importante para a classificação para o mata-mata na Libertadores de 2021. Na última terça-feira, 04, o Galo derrotou o Cerro Porteño-PAR por 4 a 0 graças aos dois gols de Hulk, um gol de Savarino e um de Vargas. A atuação atleticana foi muito boa e o time mineiro assumiu a liderança do grupo H. Sendo assim, com uma vitória na próxima partida, o Atlético ficará muito próximo de se garantir no mata-mata da Libertadores.

Finalista do Campeonato Mineiro

Mais uma vez, o Atlético é finalista do Campeonato Mineiro. É possível dizer que nas últimas 15 edições do estadual não existe final sem contar com o time alvinegro. E o Galo chegou na final após um empate sem graça por 1 a 1, mas, obviamente, o jogo foi tranquilo após a ótima vitória no primeiro duelo, onde o time de Cuca ganhou do Tombense por 3 a 0. Por isso, a classificação foi justa e o Atlético irá enfrentar o América nos próximo domingo, às 16 horas, na 1ª partida da decisão do Campeonato Mineiro de 2021. Vale título!

Mudanças no jogo da Libertadores

O Atlético volta a campo na próxima quinta-feira, às 21 horas, contra o América de Cali-COL, em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Porém, houve duas mudanças importantes na partida. A primeira é que o jogo foi transferido e não irá acontecer em Bucaramanga, casa do América nesta Libertadores – o seu estádio, na cidade de Cali, está passando por melhorias visando a Copa América de 2021. Por isso, o Galo não irá jogar no estádio Romelio Martínez, mas sim no estádio Alfonso López, em Barranquilla, cidade que também fica na Colômbia, ou seja, o Atlético não terá uma mudança drástica no deslocamento. A outra mudança é que, além de ter transmissão no Facebook, o jogo entre América de Cali e Atlético será transmitido no Fox Sports.

É necessário falar sobre Savarino

Um atleta único. Um atacante crucial, liso e tático. Jefferson Savarino é um dos destaques do Atlético nas últimas partidas e não se intimidou com as fortes disputas por vaga no ataque do Galo. Para muitos, o ponta-direita titular do Atlético seria Hulk, mas o ex-jogador da Seleção Brasileira foi remanejado para o centro do ataque para que o venezuelano de 24 anos pudesse continuar em campo – dando início à dupla “SavaHulk”. Savarino é muito especial, talentoso e importante. É necessário falar sobre um jogador tão habilidoso. Leia a análise!

Joia emprestada

O Vitória anunciou a contratação do atacante Guilherme Santos, artilheiro do Brasileirão Sub-20 de 2020 e uma das grandes promessas do Atlético. A fim de dar experiência a sua joia, o Galo emprestou o atleta ao Coimbra durante o Campeonato Mineiro, mas o atacante canhoto não fez um bom estadual – assim como o time, já que o Coimbra foi rebaixado no Mineiro. Após o retorno de Guilherme ao Atlético, a diretoria atleticana deve ter analisado que a concorrência com os outros atacantes do elenco seria dura e o empréstimo seria o melhor caminho. Guilherme Santos ficará no Vitória até o fim de 2021 e foi emprestado com valor fixado caso o clube baiano, o qual disputará a Série B do Brasileirão, pretenda contratar o jovem de 20 anos ao fim do contrato.

Contrato renovado

Após iniciar muito bem a sua passagem pelo Atlético, o jovem goleiro Matheus Mendes teve seu contrato renovado. No sábado, 1º dia de maio, a cria da base atleticana entrou em campo após expulsão de Everson e fez uma sequência incrível de defesas, incluindo um pênalti. No sábado seguinte, 08, Matheus fez a sua estreia como titular do Galo. Em meio a estas duas partidas importantes, a diretoria atleticana aproveitou para renovar o vínculo do goleiro de 22 anos até o fim de 2024.

Quitando dívidas

O Atlético acertou duas dívidas na FIFA nesta semana. Primeiramente, o time alvinegro acertou o pagamento de 1,522 milhão de euros (9,96 milhões de reais) referente ao empréstimo de Arana. A dívida foi quitada com o Sevilla-ESP e o Galo está em dia com os seus compromissos em relação ao lateral-esquerdo, o qual será contratado em definitivo no próximo mês, quando terminará o seu contrato de empréstimo. Por causa do contrato, o Atlético já pagou 2,5 milhões de euros e pagará mais 2,5 milhões de euros para ter o atleta definitivamente. Já a outra dívida paga é referente ao uruguaio David Terans. O Atlético quitou 5,8 milhões ao Rentistas-URU e não possui nenhuma pendência em relação ao atleta que está emprestado ao Peñarol-URU.

Novidades para o torcedor

O Atlético anunciou nesta semana duas novidades importantes para os seus torcedores. Após vencer o Cerro na Libertadores, o Galo divulgou uma nova modalidade do programa de sócio-torcedor: o Galo na Veia Forte e Vingador foi divulgado. O torcedor, pagando 55 reais mensais, contará com uma série de benefícios: camisa oficial da temporada, visita ao Centro de Experiências da Arena MRV e à Cidade do Galo, prioridades para compras de ingressos e etc. Veja aqui os detalhes!

Já a outra novidade é que o Galo começou a explorar, juntamente com a empresa Sorare, a tecnologia NFT, a qual pode ser definida como uma identidade eletrônica de produtos físicos e digitais. A ideia desta iniciativa é comercializar “cards” de alguns jogadores do Galo na plataforma, a qual possibilitará maior divulgação da marca do Atlético e dos seus atletas. A primeira carta leiloada foi de Guilherme Arana e foi arrematada por 14 mil euros, ou seja, quase 90 mil reais. Você pode conferir mais detalhes aqui!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.