Com clima tenso devido às provocações, América e Cruzeiro duelam por vaga na final do Mineiro

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O primeiro jogo da semifinal entre as equipes deixou muitas histórias: Cruzeiro melhor, boas substituições do América, virada do Coelho e muitas provocações de ambos os lados. Um clássico que correspondeu à rivalidade entre duas das três maiores equipes de Minas Gerais. No último domingo, 02, o América venceu o Cruzeiro no Mineirão e aumentou a sua vantagem. E, neste dia 9 de maio, em meio a um clima tenso devido às provocações da última partida, os times se enfrentam buscando a vaga para a final do Campeonato Mineiro de 2021.

O duelo entre os rivais de Belo Horizonte acontecerá às 16 horas deste domingo, 09, dia que está sendo comemorado o Dia das Mães. O jogo entre América e Cruzeiro será realizado no Independência, casa do Coelho, e será válido pela 2ª partida da semifinal do estadual. A equipe que se classificar enfrentará o Atlético na final.

A tensão

É certo que o jogo será tenso desde o minuto inicial. América e Cruzeiro colocaram uma carga alta de rivalidade no jogo deste domingo, 09, por causa das discussões da última partida. No 1º gol, o banco cruzeirense, aparentemente, provocou o América. Após o gol de empate e, principalmente, o tento da virada, o Coelho devolveu as provocações e o treinador Lisca foi o grande personagem destas ações.

Ainda no fim do jogo, já com o placar em 2 a 1 para o time americano, o goleiro Fábio e o treinador rival discutiram bastante. Após o apito final houve discussões na entrada do vestiário e muitos jogadores cruzeirenses avisaram que o confronto ainda não havia sido decidido. Na coletiva, Lisca seguiu provocando a Raposa, visto que deu ênfase ao fato do América ser um time de Série A. Já durante a semana, o volante Rômulo postou uma foto de Fábio e exigiu respeito.

Enfim, o clima está muito acirrado e a tensão, certamente, será vista dentro de campo.

A situação

Após a virada, o América aumentou a sua boa vantagem. Como o time de Lisca ficou em 2º na fase inicial do Mineiro, a equipe tem a vantagem de jogar por dois empates ou por uma vitória e uma derrota com a mesma diferença de gols. Por isso, com a vantagem, o América se classifica em caso de vitória, empate e até mesmo derrota por um gol de diferença.

Já o Cruzeiro, visitante desta partida, perdeu uma grande chance no duelo em casa. O time de Felipe Conceição fez boa partida no Mineirão, pois jogou bem melhor que o rival durante os 60 minutos iniciais, mas esteve desatento nos minutos finais e sofreu a virada. Devido ao resultado da primeira partida e a vantagem americana de jogar por dois resultados iguais, o Cruzeiro se classifica apenas se vencer o rival por dois ou mais gols de diferença. O Blog até fez um levantamento de quantas partidas a Raposa conseguiu este resultado nos últimos 100 jogos e o número assusta. Confira!

Os números e o momento

O último jogo das duas equipes foi o clássico do domingo passado. Em campo, o Cruzeiro mostrou superioridade durante 60 minutos, porém o América fez boas substituições e conseguiu virar a partida. O placar de 2 a 1 foi construído com gols de Rafael Sobis, Alê e Ademir.

Sendo assim, o América deu sequência ao seu bom momento: três vitórias seguidas, onde o Coelho marcou nove gols e sofreu apenas o tento de Rafael Sobis. Já o Cruzeiro vive um momento de instabilidade, visto que perdeu dois dos últimos três jogos. Obviamente, a Raposa está evoluindo o nível de atuação e venceu várias partidas em abril, mas a classificação para a final estadual seria uma coroação ao bom desempenho cruzeirense. Para isso, a equipe deve sair deste momento ruim e voltar a ter confiança nos próprios triunfos.

Um dado interessante é que o América perdeu apenas três vezes nesta temporada: para Atlético, Caldense e Tombense. Nestas partidas, somente o Galo derrotou o Coelho por dois gols de diferença. O marcador do clássico indicou 3 a 1, placar que o Cruzeiro almeja, visto que qualquer vitória por dois gols de vantagem coloca a Raposa na final do Mineiro.

Já o retrospecto indica que os rivais se enfrentaram em 374 duelos e o time azul tem uma vantagem considerável. O Cruzeiro saiu do clássico com a vitória em 158 oportunidades, houve empate em 122 jogos e o América foi vencedor do confronto 104 vezes. Um dado animador para a torcida do Coelho é que o time de Lisca derrotou o rival em três das últimas quatro oportunidades.

As escalações

O América irá para o campo sem o seu grande personagem: o treinador Lisca está suspenso e tende a assistir o jogo nas tribunas do Independência. Porém, felizmente para os torcedores, o técnico será o único desfalque. Portanto, o Coelho contará com força máxima em busca da vaga na final. A grande mudança na escalação pode ser a volta de Ademir ao time titular, visto que o ponta veloz entrou bem, fez o gol da virada e é muito qualificado.

Provável escalação: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Anderson, Eduardo Bauermann, João Paulo; Zé Ricardo, Juninho, Alê, Bruno Nazário; Ademir (Felipe Azevedo), Rodolfo. Técnico: Lisca.

Assim como o seu adversário, o Cruzeiro contará com todos os seus titulares na partida deste domingo, 09. Nas últimas rodadas, o técnico Felipe Conceição consolidou o onze inicial e, aparentemente, o time está evoluindo. Mesmo com alguns ajustes necessários, o elenco não permite que o treinador faça grandes modificações. No entanto, mesmo sem mudanças no time inicial, a Raposa deve ter novidades no banco. O jovem atacante Guilherme Bissoli chegou emprestado do Athletico-PR, se apresentou, treinou normalmente e está disponível para o clássico.

Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Weverton, Matheus Pereira; Adriano, Rômulo, Matheus Barbosa; Bruno José, Airton, Rafael Sóbis. Técnico: Felipe Conceição.

América x Cruzeiro

2ª partida da semifinal do Mineiro de 2021
09/05/2021, 16:00 horas, Mineirão
Transmissão: Globo Minas, SporTV 2 e Premiere
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments