Curtas | Dívida do Galo com os “mecenas”, polêmica entre Cuca e Hulk, desistência de Guzmán, aposentadoria de Sobis e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

A foto do anúncio, cinco dias antes da desistência do próprio jogador. Reprodução Twitter

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Semifinal do Mineiro

A fase inicial do Campeonato Mineiro de 2021 chegou ao fim e as semifinais se iniciarão no próximo final de semana. O líder da 1ª fase, o Atlético, irá enfrentar o Tombense, melhor time do interior, já que ficou em 4º, atrás dos três clubes de Belo Horizonte. Esta semifinal deve acontecer nos dois próximos sábados, 01 e 08 de maio, pois o Atlético atua na terça-feira seguinte, dia 04, pela Libertadores. O outro confronto das semifinais, o qual deve acontecer nos domingos, 02 e 09, será um clássico de BH: o América ficou em 2º e duelará com o 3º, Cruzeiro. O Coelho e o Galo têm a vantagem de decidir em casa e jogar por dois resultados iguais nesta semifinal.

Atlético

Empate na estreia

A estreia na Copa Libertadores da América de 2021 não foi nada animadora para o Atlético. Na última terça, 20, o Galo visitou o Deportivo La Guaira-VEN e apenas empatou por 1 a 1 com a modesta equipe venezuelana. Com muitos erros individuais, o time mineiro viu o adversário abrir o placar e empatou com Zaracho na 2ª etapa. Porém, nos 20 minutos finais, o goleiro Éverson salvou os seus companheiros com grandes defesas. Algo que foi possível concluir é que, dez dias após a promessa de evolução feita pelo treinador, o Atlético de Cuca não conseguiu convencer, praticamente, nenhum torcedor.

Titularidade mais do que justificada

Um dos grandes assuntos das redes sociais atleticanas é a titularidade de Éverson. Uma parcela da torcida não concordava com o goleiro entre os onze iniciais, porém, na atual temporada, Éverson está vivendo um ótimo momento e está fazendo por merecer a sua titularidade. Além disso, a alegação de que o arqueiro era titular na última temporada apenas pelo estilo de jogo de Sampaoli foi negada, já que Cuca chegou, mudou as ideias da equipe e deu continuidade ao trabalho de Éverson como titular. As suas incríveis defesas neste início de temporada justificam a opção do treinador atleticano. Éverson está em ótima fase!

Vitória sobre o Athletic

Devido à classificação adiantada e ao jogo pela Libertadores na próxima terça-feira, 27, contra o América de Cali-COL, o técnico Cuca optou por colocar um time alternativo no duelo frente ao Athletic, na última partida da fase inicial do Mineiro. E com uma atuação razoável, o Atlético venceu o time de São João Del-Rei por 1 a 0 e ampliou os seus bons números no Mineiro: foram 27 pontos conquistados em 33 disputados. Mariano marcou o gol da vitória por meio de uma falta lateral. A próxima batalha do Atlético no Mineiro será contra o Tombense, na semifinal.

Polêmica entre Cuca e Hulk

Logo após o término do jogo contra o Athletic, o atacante Hulk deu uma entrevista à TV Globo e o discurso repercutiu bastante. O experiente jogador assumiu que não está no seu nível ideal, porém, deixou claro que não está tão bem pela falta de sequência com o treinador Cuca. Logo depois, na coletiva, o técnico falou sobre a declaração de Hulk. Segundo Cuca, ele dá sequência ao jogador que lhe dá respaldo, deixando claro que as atuações do atacante não foram convincentes para a titularidade. Porém, no dia seguinte, com objetivo de apaziguar, Hulk postou vídeos nas suas redes sociais falando sobre a polêmica. O atacante disse que foi mal interpretado, afirmou que respeita Cuca e que, infelizmente, a fala repercutiu negativamente.

Lesão de Rafael

O goleiro Rafael é um dos nomes mais pedidos pela torcida atleticana, mesmo com o bom momento de Éverson. O arqueiro é talentoso e teve uma chance no último final de semana, quando Cuca colocou em campo um time alternativo. No entanto, Rafael estava sem sorte e se lesionou no fim do 2º tempo. Após cair para tentar interceptar uma jogada, o goleiro teve uma luxação no ombro direito e deixou o campo de jogo – Matheus Mendes, cria da base, entrou no lugar. Segundo a assessoria do Atlético, os médicos deram analgésicos e imobilizaram o braço com uma tipoia. Neste início de semana, Rafael deve fazer exames complementares para descartar outras lesões e começar o tratamento correto.

Sorteio da Copa do Brasil

Na última sexta-feira, 23, a CBF promoveu um sorteio para definir os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil de 2021. O Atlético, um dos favoritos ao título, visto o seu forte elenco e grande investimento, ficou no Pote 1 e enfrentará uma equipe de uma divisão inferior. O Galo irá duelar com o Remo em 02 e 09 de junho e buscará uma vaga nas oitavas de final da competição de mata-mata. Levando em consideração a disparidade entre os elencos, o Atlético é amplamente favorito no duelo.

Dívida do Galo com os “mecenas”

Além do sorteio da Copa do Brasil, a sexta-feira ficou marcada por outro evento importante: o Galo Business Day. A equipe alvinegra promoveu um encontro online com conselheiros e jornalistas com o intuito de esmiuçar a parte financeira do clube. E como esperado, a situação não é nada boa: a dívida do Atlético chegou ao patamar de 1,2 bilhão. A diretoria atleticana e os investidores traçaram metas importantes e ousadas: a expectativa é que a dívida esteja na casa dos 341 milhões em 2026.

No entanto, uma questão que chamou a atenção foi o valor da dívida do Atlético com os próprios investidores. Rubens Menin e Ricardo Guimarães fazem parte do colegiado que está comandando e injetando dinheiro no Galo. A curiosidade é que os mecenas estão investindo em uma equipe que já tem uma alta dívida com os próprios magnatas: são 330 milhões em dívidas com a família Menin e 105 milhões em relação a Ricardo Guimarães. Os números são assustadores!

Um ano da Arena MRV

O sentimento de ter uma casa própria é uma das sensações mais desejadas por boa parte da sociedade. E o atleticano está sentindo isso há mais de um ano. No último dia 20, a construção da Arena MRV completou um ano de obras e o torcedor do Galo está cada dia mais ansioso para comparecer à sua nova casa. A previsão é que o estádio alvinegro fique pronto em outubro de 2022 e a massa atleticana está sedenta para pisar na Arena MRV. Veja números, curiosidades e questões do estádio atleticano aqui!

Cruzeiro

Goleada sobre o Patrocinense

O domingo teve um dono: William Pottker. De forma surpreendente, o atacante contestado pela torcida azul celeste jogou muito bem, marcou dois gols, deu uma assistência e participou do 4º gol, ou seja, teve muita influência na goleada cruzeirense. No último domingo, 25, no encerramento da fase inicial do Mineiro, o Cruzeiro goleou o Patrocinense por 4 a 0 e se garantiu na semifinal do estadual. O América é o próximo adversário da Raposa e o time de Felipe Conceição tem a final do Mineiro como grande objetivo do atual momento.

Sorteio da Copa do Brasil

Na última sexta-feira, 23, a CBF promoveu um sorteio para definir os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil de 2021. O Cruzeiro, maior campeão e dono de seis taças da competição, ficou no Pote 1 – o critério foi o ranking da CBF – e foi sorteado para enfrentar uma equipe mais modesta. E o time “deu sorte”. O Cruzeiro irá duelar com o Juazeirense, time baiano que está na Série D e tem um elenco muito inferior ao da Raposa. Portanto, o clube mineiro é amplamente favorito e tende a chegar nas oitavas de final da Copa do Brasil. Os jogos serão realizados em 02 e 09 de junho.

Aposentadoria do Sobis

Mesmo estando com apenas 35 anos, Rafael Sobis está próximo da sua aposentadoria. Multicampeão, o atacante tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2021 e disse, em entrevista à Rádio 98 FM, que essa deve ser a sua última temporada como jogador. Rafael Sobis é titular do Cruzeiro, um dos jogadores mais técnicos do elenco e possui uma liderança incrível, mas deseja se aposentar para passar mais tempo com os filhos e com os pais. Segundo Sobis, ele deseja que a sua despedida, em 28 de novembro – última partida da Série B -, seja uma grande comemoração com o acesso para a Série A. Certamente, o camisa 10 da Raposa está determinado a buscar este objetivo antes de se aposentar!

Desistência de Guzmán

A grande notícia da semana do futebol mineiro foi a estranha desistência de Yeison Guzmán. A promessa colombiana foi anunciada em 15 de abril, enviou vídeo se apresentando para a torcida azul celeste e se comprometeu a assinar um contrato até o fim de 2025. Porém, cinco dias depois, influenciado por alguns membros do seu staff, Guzmán desistiu de vir para Minas Gerais. A grande especulação é que o meia voltou atrás por detalhes burocráticos e financeiros.

A falta de profissionalismo de Guzmán é tão grande que, até o fechamento desta matéria, o jogador não se pronunciou sobre este acordo rompido. Já o Cruzeiro e o Envigado-COL, equipe que possui os direitos econômicos do jogador, emitiram notas, deixando claro que a escolha partiu, exclusivamente, do atleta. A Raposa evidenciou que tem documentos comprobatórios e que tomará as medidas cabíveis e teve total apoio do time colombiano, visto que o Envigado também falou sobre a “culpa” da decisão ser exclusiva do jogador.

Reforço para a base

A fim de construir uma base forte e já aproveitar no profissional alguns jovens atletas, como Stênio, Weverton e etc, o Cruzeiro contratou um jogador para defender o time sub-20. O zagueiro Matheus Vieira deixou o São Paulo, assinou com a Raposa até o fim de 2022 e, em primeira instância, treinará com as categorias de base. A ideia é que Matheus possa se adaptar nos juniores e, em seguida, comece a fazer uma transição para o time principal. Nascido em 2001, o zagueiro está no último ano na base e é provável que ganhe espaço no profissional no decorrer do ano.

Atacante chegando?

Ainda no mercado buscando opções para o seu elenco, o Cruzeiro esteve próximo de contratar o atacante Guilherme Bissoli. A informação foi divulgada pela Rádio 98FM e confirmada pelo GE.com. O jogador do Athletico-PR tem 23 anos e a Raposa, representada por André Mazzuco, esteve em Curitiba para fechar um empréstimo até o fim de 2021 com Bissoli. Porém, o negócio esfriou e o Cruzeiro tem a concorrência do Fortaleza, equipe da Série A. No último domingo, 25, Bissoli entrou no 2º tempo no Campeonato Paranaense e marcou um gol de cabeça nos acréscimos.

Balanço financeiro

De forma estranha, o Cruzeiro anunciou partes do seu balanço financeiro anual e deixou alguns torcedores confusos. A equipe destacou um ponto positivo – superávit de 33 milhões entre junho e dezembro – e deixou em segundo plano algo preocupante: 2020 apresentou o 2º pior balanço cruzeirense, ficando atrás apenas dos valores de 2019. Em resumo, o Cruzeiro teve um déficit de 226,5 milhões no ano passado e chegou aos 897 milhões de dívida global. Felizmente, após acordos financeiros, a equipe deixou a casa bilionária alcançada no 3º trimestre de 2020 e a dívida ficou próxima de 900 milhões no fechamento do ano passado. O momento financeiro segue ruim e 2021 deverá ser um ano de reconstrução de verdade.

Novo uniforme dos goleiros

No dia do goleiro, 26 de abril, o Cruzeiro anunciou o novo uniforme dos jogadores que defendem a sua meta. Com destaque para o goleiro Fábio, titular e ídolo indiscutível, o anúncio dos novos uniformes foi feito por meio das redes sociais. Além da camisa vermelha com verde – cores que remetem à bandeira da Itália -, os goleiros da Raposa irão usar uma camisa azul mais clara. Todos os uniformes da equipe estão disponíveis aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments