Um ano de construção da casa própria: a Arena MRV está cada dia mais próxima da massa atleticana

Foto: site oficial da Arena MRV

Ter casa própria é um sonho de boa parte da sociedade. Lutar, lutar, lutar é o ideal de muita gente para conseguir construir o próprio lar. E assim como a sua massa batalhadora, o Atlético está cada dia mais próximo da sua casa e os seus torcedores terão o seu segundo lar em breve. Um sonho para a massa atleticana está virando realidade!

Exatamente um ano atrás, em 20 de abril de 2020, a Arena MRV começou a ser construída e, desde então, as obras estão a pleno vapor. Com previsão para ficar pronta em outubro de 2022, ou seja, daqui a 18 meses, o atleticano está cada dia mais ansioso para estar no seu segundo lar, pois o torcedor é a parte mais importante do clube e desta construção. O estádio do Galo é feito pela torcida alvinegra, para a massa atleticana e, certamente, será muito bem usado pela mesma torcida. Uma conexão que será incrível a partir do fim do próximo ano.

E um detalhe importante ao possuir uma casa nova é saber o endereço. Talvez o atleticano não saiba, mas a Arena MRV, segundo o seu próprio site, está localizada na Rua Cristina Maria de Assis, 202, no bairro Califórnia, em Belo Horizonte. Esta é a localização do sonho atleticano, o qual começou a ser construído 12 meses atrás, ficará pronto daqui um ano e meio e onde o atleticano fará história. Arena MRV é um grande sonho sendo realizado!

Foto: site oficial da Arena MRV

Números da Arena MRV

É necessário destacar alguns números para o atleticano ter a dimensão de quão grande é a construção do novo estádio. O terreno doado por Rubens Menin tem 128 mil m² e comportará um estádio de 46 mil torcedores. Até o mês de abril de 2021, a obra utilizou 28570 m³ de concreto, 5565 toneladas de aço e 351 estruturas metálicas. Além disso, 893 funcionários passaram pela obra, estando com 415 trabalhadores ativos, onde 50 são mulheres.

Outros dados importantes passam pelo projeto e em breve poderão ser visualizados. A Arena MRV terá 18 portões e nove setores para a torcida, os quais serão divididos em quatro inferiores e cinco superiores. Serão nove pavimentos e contarão com 21 elevadores, conectando os setores e os 42 bares e 81 camarotes. Já nos estacionamentos, o estádio irá disponibilizar 2333 vagas para carros.

Andamento da obra

A ansiedade do torcedor pede para que o estádio esteja pronto de um dia para outro, mas é complicado erguer algo tão grande e moderno como a Arena MRV com tamanha velocidade. O primeiro passo do estádio foi o projeto, o qual foi desenvolvido durante um bom tempo, a fim de entregar uma casa perfeita para o atleticano. Este vídeo do YouTube da Arena MRV mostra detalhes da confecção deste projeto que poderá mudar o futuro do Atlético.

A partir de 20 de abril de 2020, o projeto saiu da teoria e começou a ser implementado na prática. A primeira ação na Arena MRV foi um dos movimentos mais demorados de uma obra: a terraplanagem. O processo é complexo e levou meses para ficar pronto, mas deixou o terreno propício para erguer uma obra tão grande quanto o estádio do Atlético. O vídeo abaixo, o 2º capítulo da série “A Era Preta e Branca”, mostra detalhes do processo de terraplanagem e outras questões da construção.

No atual momento, a obra está com fases mais avançadas e as estruturas metálicas estão sendo colocadas, as quais possibilitam que o torcedor visualize as futuras arquibancadas. Como visto na imagem abaixo, vários passos foram dados nos últimos meses e a casa atleticana está no caminho certo. Uma curiosidade é que a Arena MRV não é construída pela MRV, mas sim pela Racional Engenharia, pois venceu a licitação da obra. A empresa gerida por Rubens e Rafael Menin, a MRV, comprou os naming rights, mas não é responsável pela construção.

O atual momento da obra. No site, ao apertar nestes símbolos “+”, você pode conferir a construção por várias perspectivas. Foto: site oficial da Arena MRV

Previsão de entrega

Mesmo se tratando de um estádio muito moderno e que receberá 46 mil pessoas, a previsão de entrega é rápida. Com início em 20 de abril de 2020, já se passaram um ano de obra e restam 18 meses para a Arena MRV ficar pronta, visto que a previsão é de 30 meses de construção. Por isso, em outubro de 2022, o atleticano, possivelmente, estará na casa nova e com todo o luxo.

Esta previsão de 30 meses para a conclusão foi estabelecida no início das obras e o cronograma está correspondendo às expectativas. A terraplanagem é um processo complicado e levou tempo, mas a empresa responsável pela construção já havia feito esta previsão e as obras estão dentro da expectativa. Atualmente, a obra está com 18% concluído e esta porcentagem irá acelerar bastante nos próximos meses.

É importante destacar que a última atualização foi feita em setembro de 2020. Fonte: Portal da Transparência do Atlético.

O gráfico acima mostra a previsão, mas esta imagem, disponibilizada no Portal da Transparência do Atlético, não foi atualizada nos últimos meses. Mesmo assim, as porcentagens estão corretas e o estádio será entregue no prazo estipulado.

O sonho está sendo realizado

Um dia único na vida de uma pessoa é ver que existe a possibilidade de construir a sua casa. Ter 100% do seu próprio lar, construir uma residência moderna e que renderá ainda mais dinheiro no futuro, além de não pagar mais aluguel, é o sonho de todos. Por causa destas razões financeiras e sentimentais, acompanhar a obra da sua própria casa é a possibilidade de ver o seu sonho sendo realizado.

O atleticano está fazendo isso desde o dia 20 de abril de 2020. Após ver as possibilidades financeiras e contar com o apoio da própria massa alvinegra – as compras de Cadeiras Cativas e Camarotes são cruciais no investimento do estádio -, o Clube Atlético Mineiro deu início à construção da Arena MRV. A casa do atleticano estará pronta em breve e não há nada igual ao sentimento de estar em casa.

Há um ano, as construções começaram e o torcedor está longe do Mineirão por causa da pandemia do coronavírus. A esperança é que daqui a 12 meses, em 20 de abril de 2022, a situação esteja bem melhor no Brasil, a torcida atleticana tenha voltado às arquibancadas e esteja se preparando para o momento mais aguardado da década do Galo: a abertura da Arena MRV.

A torcida precisa dessa inauguração com casa cheia. O Atlético precisa da sua torcida e da sua nova casa. O Galo não é nada sem a massa alvinegra. Por isso, a Arena MRV está sendo feita para todos os milhões de torcedores. Sintam-se em casa, porque, em 18 meses, o Atlético estará jogando no seu novo estádio!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários