Curtas | Promessa de Cuca, data do lançamento do uniforme do Galo, negociação de Guzmán, salários atrasados dos funcionários da Raposa e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Foto: Pedro Souza / Atlético

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Vitória contra o Boa Esporte

A tendência de goleada no duelo entre o líder e um dos melhores elencos do futebol brasileiro com o rebaixado do Campeonato Mineiro era evidente. No entanto, isso não aconteceu. O Atlético teve muita dificuldade para bater o Boa Esporte, sofreu bastante e conseguiu o gol da vitória por 2 a 1 nos últimos minutos, em um pênalti irregular. A atuação foi mais uma vez fraca e o Galo não convence a sua massa, porém o time conseguiu se garantir na liderança do estadual e iniciará a Libertadores com a 1ª colocação do Mineiro garantida.

Transmissão na Libertadores

A Libertadores 2021 iniciará na próxima terça-feira e, devido à situação do coronavírus na América do Sul, os estádios seguirão sem torcida. Por isso, o meio de acompanhar as suas equipes em busca da “Glória Eterna” será a televisão. No Brasil, a CONMEBOL dividiu os direitos de transmissão com quatro mídias: Conmebol TV, Facebook, Fox Sports e SBT. O Atlético estreia na próxima quarta, 21, às 19 horas, contra o Deportivo La Guaira-VEN, fora de casa, e o jogo será exibido na Conmebol TV. Veja onde serão transmitidos os outros jogos do Galo na Libertadores!

Promessa de Cuca

Além da importância do jogo de estreia da competição continental, o jogo frente ao Deportivo La Guaira-VEN marcará 10 dias da promessa feita por Cuca. Depois de perder para o rival Cruzeiro de uma forma vergonhosa, já que o time não conseguiu agredir o adversário, o treinador atleticano pediu 10 dias para deixar o time “pronto”. A promessa irá chegar ao 10º dia na data da partida contra a equipe venezuelana e o Galo tem a responsabilidade de vencer o adversário mais fraco do grupo, na teoria. No entanto, após sofrer para derrotar o Boa Esporte, Cuca desconversou sobre a sua promessa e disse que não falou sobre este prazo de dez dias. O time mostrará evolução na estreia ou não?

Guilherme Santos de volta

A jovem promessa atleticana teve um início de temporada ruim. Guilherme Santos, artilheiro do último Brasileirão sub-20, foi emprestado ao Coimbra, equipe de Contagem, mas o jovem jogador não conseguiu se destacar em meio a um fraco time, o qual foi rebaixado no último final de semana. Por causa dos números ruins – quatro jogos e nenhum gol -, o jovem de 19 anos voltou ao Atlético e treinará no sub-20 até outro empréstimo. É possível que a joia seja emprestada para clubes da Série B, a fim de dar rodagem ao atleta. Porém, nada foi definido e Guilherme Santos ficará treinando com base na Cidade do Galo até uma decisão ser tomada.

Galo Business Day

O Atlético está próximo de promover um evento que poderá ser um marco na transparência das contas atleticanas. O “Galo Business Day” acontecerá na próxima sexta-feira, 23, às 10 horas da manhã, e todos os conselheiros, patrocinadores e jornalistas credenciados foram convidados para este evento online. A ideia do acontecimento da próxima sexta é compartilhar os problemas financeiros que serão encarados pela atual gestão – a especulada dívida de 1 bilhão de reais é, certamente, um dos temas – e os caminhos que serão escolhidos pelos atuais mandatários. O evento tende a detalhar os pontos negativos e as mudanças cabíveis para potencializar o clube. Com certeza, a esperança da massa atleticana é um futuro mais responsável e competitivo!

Caso Adilson

O Atlético teve uma novidade judicial nesta última semana: o Caso Adilson ganhou um novo capítulo. Após se aposentar por problemas no coração em 2019, o ex-volante se tornou auxiliar da equipe, mas deixou o Galo após a chegada de Rafael Dudamel. Por isso, os times negociaram uma rescisão contratual e o acordo não satisfez Adilson. Logo depois, o ex-atleta atleticano entrou com um processo contra o clube e na última segunda-feira, 12, a Justiça determinou que o Atlético deve pagar 4,1 milhões para Adilson. Os representantes do atleta estavam pedindo 11,6 milhões, mas a juíza Andressa Batista de Oliveira julgou e determinou a quantia de 4,1 milhões para ser pago. Obviamente, o Atlético irá entrar com um recurso e o processo irá se arrastar.

Caso André Cury

O Caso Adilson rendeu uma condenação ao Atlético – com a possibilidade de recurso -, mas a grande notícia envolvendo o time alvinegro e a Justiça foi no Caso André Cury. O agente muito influente totalizou, nas últimas semanas, 24 ações na Justiça contra a equipe alvinegra, as quais André Cury cobra várias quantias atrasadas e o montante passa de 40 milhões de reais. Por causa da repercussão, o Atlético se posicionou de forma oficial sobre o assunto e deixou claro que está analisando as questões e todos estes processos serão discutidos em âmbito judicial. Novas informações sobre este caso devem ser divulgadas em breve.

Data do lançamento do uniforme do Galo

Finalmente, o Atlético tem uma data para o lançamento do novo uniforme e acontecerá em breve. Nesta quarta-feira, 21, no dia da estreia do Galo na Libertadores, o time mineiro irá lançar e usar pela primeira vez a nova camisa. A intenção é iniciar a competição continental com o novo traje. A informação é do portal Fala Galo. Visto o momento grave da pandemia, o Atlético deve promover alguns vídeos nas suas redes sociais com a intenção de divulgar os uniformes da temporada 2021, mas sem contar com eventos presenciais.

Cruzeiro

Classificação na Copa do Brasil

Faz o PIX, CBF! Na última quarta-feira, 14, o Cruzeiro não teve muita facilidade, oscilou, mas melhorou com as modificações de Felipe Conceição e conseguiu vencer o América-RN por 1 a 0. O gol da classificação, a qual rendeu uma premiação de 1,7 milhões, foi marcado por Matheus Barbosa, volante que não havia balançado as redes com a camisa azul celeste. Visto que o jogo era válido pela 2ª fase da Copa do Brasil, o Cruzeiro conseguiu se classificar para a 3ª fase da competição. O sorteio irá acontecer na próxima sexta-feira, 23.

Derrota para o Pouso Alegre

O Cruzeiro chegou neste domingo sem perder há quase um mês e sem sofrer gols há cinco jogos. Porém, os bons números foram por água abaixo após um gol inusitado. Na manhã deste domingo, 18, a Raposa perdeu para o Pouso Alegre por 1 a 0, após um gol curioso marcado por Paulo Henrique, cria da base do rival Atlético – veja aqui o gol. O Cruzeiro não fez uma boa partida e mereceu ser derrotado pela organizada equipe do sul de Minas Gerais. No próximo domingo, o time azul celeste deverá vencer para se garantir na fase final do Mineiro.

Negociação de Guzmán

Nesta última semana, o Cruzeiro anunciou a contratação de um jovem promessa colombiana. Yeison Guzmán é o novo jogador do Cruzeiro e assinará o contrato até o fim de 2025 com a Raposa. O armador de 23 anos estava no Envigado, equipe que o revelou, e deve chegar em Belo Horizonte nesta próxima semana. A negociação girou em torno de 1,2 milhões de dólares (6,7 milhões de reais na atual cotação) e será paga por investidores. Em breve, a torcida do Cruzeiro contará com o talentoso meio-campista!

Novo contrato de Weverton

Atrás de novas contratações, o Cruzeiro deu um passo importante na manutenção das suas promessas. E, desta vez, a diretoria da Raposa foi diretamente na revelação deste início de temporada cruzeirense: Weverton. O zagueiro de 18 anos estreou no profissional na 1ª rodada do Mineiro, jogou o clássico como se fosse uma partida normal e mostrou muito talento. Com a titularidade e confiança de todos, o Cruzeiro propôs um novo contrato com o jogador, aumentando a sua duração: Weverton será jogador da Raposa até maio de 2024 e tem a opção de aumentar o vínculo até dezembro de 2025. A multa rescisória do jovem defensor teve alterações, mas não foram divulgados os valores.

Salários para funcionários

Uma notícia muito triste abalou os bastidores do Cruzeiro nesta última semana. Segundo uma postagem do Hugão, comentarista e representante da Raposa no Alterosa Esporte, alguns funcionários básicos da equipe mineira estavam o procurando para contar que estão com salários atrasados, em uma semana em que foi pago o famoso “bicho” aos jogadores por vencer o clássico frente ao Atlético. O caso indignou boa parte da torcida cruzeirense, visto que estes trabalhadores ganham pouco e necessitam pagar as suas contas. Após a repercussão deste caso, o Cruzeiro emitiu uma nota afirmando que está passando por problemas financeiros e que a metade do salário está realmente atrasada. O clube prometeu quitar esta fatia com os funcionários que recebem até 3 mil reais nesta semana.

Caso Egídio

São inúmeros processos na Justiça e, novamente, o Cruzeiro foi acionado por um ex-jogador. Desta vez, o lateral Egídio entrou na Justiça do Trabalho requerendo mais de 5 milhões de reais. O jogador afirma no seu processo que havia feito um acordo com o Cruzeiro em 2020, quando teve seu contrato rescindido, mas o clube não cumpriu com os compromissos e a saída do atleta que está no Fluminense foi acionar a Justiça. A audiência está marcada para 7 de junho e os pedidos de Egídio chegam a 5,6 milhões de reais.

Assessor de Wagner Pires

Infelizmente para a instituição Cruzeiro Esporte Clube e os seus torcedores, noticiar ações judiciais envolvendo o time faz parte dos resumos semanais. Além do caso do Egídio, o assessor de Wagner Pires de Sá, ex-presidente do Cruzeiro, entrou na Justiça pedindo quase meio milhão de reais. Alexandre da Rocha Comoretto, apelidado de Gaúcho, é conselheiro da Raposa e foi assessor da presidência na gestão de Wagner Pires. Gaúcho acionou a Justiça requerendo o pagamento de 461 mil reais, valores que englobam salários atrasados, multas e até mesmo honorários.

Nova camisa

O Cruzeiro ainda não promoveu o lançamento da sua camisa branca, o uniforme número 2, mas a camisa já está sendo divulgada nas redes sociais e o Ge.com confirmou que o modelo repercutido é sim a camisa que será lançada no mês de maio. A Raposa não oficializou, mas o segundo uniforme do centenário deve ser essa camisa abaixo: branca com detalhes dourados, comemorando os 100 anos do Cruzeiro Esporte Clube. A torcida cruzeirense gostou? Deixe nos comentários!

Reprodução Twitter

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.