O sonho do bicampeonato da América! Veja os potes e possíveis adversários do Atlético na Libertadores 2021

Reprodução Internet

Nesta sexta-feira, dia 9 de abril, o Atlético irá descobrir quais serão os seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2021. Com o elenco montado e com o retorno do técnico campeão em 2013, Cuca, o atleticano está sonhando com a possibilidade de ser bicampeão da América!

O sorteio irá mostrar para o Atlético quem serão os seus três adversários na fase de grupos da Libertadores. Existe a chance do Atlético estar em um grupo da morte, porém, também há a possibilidade do Galo ser sorteado em um grupo tranquilo. Sorte será necessária no sorteio do dia 9 de abril!

Os potes

Após um importante jogo no Campeonato Uruguaio, no último dia 31, a Libertadores teve, enfim, os seus potes definidos. O regulamento da competição continental engloba oito grupos de quatro equipes, ou seja, serão 32 times sorteados. Porém, como quatro vagas ainda serão resolvidas pela Pré-Libertadores, onde Grêmio e Santos estão, 36 equipes estarão envolvidas neste sorteio.

Os potes da Libertadores. Fonte: Twitter.

É importante destacar que os potes acima foram organizados pelo ranking da CONMEBOL. Sendo assim, o Atlético ficou no Pote 2 e não será cabeça de chave da competição. Dentre os brasileiros, Flamengo, Palmeiras e São Paulo irão ser cabeça de chave do seu grupo.

Porém, a CONMEBOL não permite que times do mesmo país estejam no mesmo grupo, a não ser que o rival venha da Pré-Libertadores. Ou seja, o Atlético não irá ser sorteado para estar no grupo de Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo, mas o Galo pode enfrentar Grêmio ou Santos na fase de grupos, já que os times estão no pote 4 e ainda terão que se classificar para a fase de grupos da Libertadores.

A restrição de clubes do mesmo país do pote é a única regra que impede algum sorteio. De resto, o Atlético pode estar no grupo de qualquer adversário.

As possibilidades

O grupo da Copa Libertadores da América é formado por uma equipe de cada pote. A tendência é que o cabeça de chave seja a equipe mais forte e o representante do pote 2 tende a ser a 2ª força, sendo favoritos para a classificação. No pote 3, diversos times mais fracos lutam pela sobrevivência na Libertadores.

Já o pote 4 reserva a grande possibilidade de grupos da morte. Existem quatro equipes já definidas neste potes e estes times são os piores colocados do ranking da CONMEBOL, ou seja, tendem a ser as equipes mais fracas. Porém, o mesmo pote 4 irá receber grandes times que estão disputando a Pré-Libertadores. Grêmio ou Independiente del Valle e Santos ou San Lorenzo irão se classificar, incomodando vários times no sorteio.

Um possível grupo da morte envolvendo o Atlético contaria com River Plate, Galo, The Strongest e Grêmio ou Independiente del Valle. O River de Marcelo Gallardo é, mais uma vez, um dos grandes favoritos à conquista da América. A equipe boliviana do The Strongest segue utilizando a altitude como um importante artifício: o Atlético de Ronaldinho teve dificuldade para vencer na Bolívia em 2013. Por fim, o Grêmio ou o Del Valle é o confronto mais forte da Pré-Libertadores e seria a pior opção para qualquer grupo. Este grupo seria muito complicado!

No entanto, existe a possibilidade do Atlético ser sorteado para um grupo mais tranquilo, na teoria. Dentre os cabeças de chave, o Cerro Porteño, o Nacional e o Olímpia são equipes menos fortes em comparação aos adversários deste pote. No pote 3, alguns times tem menos investimento. Já no pote 4, algumas equipes que já estão definidas e são os piores rankeados não tem grande tradição na competição continental.

Boa sorte ao Atlético e para todos os times brasileiros!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários