Curtas | Dívida bilionária, novo escudo do Galo, contratação “italiana” da Raposa, volta de Manoel e Neris e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

O símbolo atleticano idealizado pelo conselheiro. Foto: simulação de Soraia Piva.

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Aniversário do Galo

Um dos momentos mais esperados do ano dos atleticanos é o dia 25 de março, já que o seu time de coração foi fundado nesta data histórica. O Clube Atlético Mineiro comemorou na última quinta-feira os seus 113 anos de muitas conquistas, raça e – exageradas – emoções. O time que brigou com o impossível, que viu a sua massa acreditar quando tudo estava indo por água abaixo e, sempre, torce contra o vento. O Galo Forte Vingador comemorou mais um aniversário – infelizmente, não houve festa para evitar aglomerações – e chegou a um número especial: o Atlético completou 113 anos, ou seja, cem mais treze e 13 é Galo! Veja a homenagem do Blog!

Rodadas do Brasileirão 2021

O futebol mineiro está paralisado devido ao momento caótico da pandemia do coronavírus. Por isso, o último jogo do Atlético continua sendo a boa vitória sobre o Coimbra em 19 de março, na belíssima estreia de Nacho Fernández. Mesmo apenas treinando, o Atlético descobriu algo importante na semana: a CBF divulgou as rodadas do Brasileirão 2021, ou seja, o Galo já conhece a sua sequência na competição nacional que se inicia em 29 de maio. Confira!

Solução caseira para a defesa?

Boa parte da torcida pede, por meio das redes sociais, a contratação de um defensor. O Atlético até procurou alguns nomes, mas a escassez do mercado fez com que a diretoria alvinegra recuasse. Sérgio Coelho até disse que está feliz com os seus zagueiros. E nisso, o debate vai para o nome do zagueiro Igor Rabello. Único jogador que atuou em todos os minutos desta temporada, Rabello pode ser a solução da defesa atleticana? Veja a análise!

Dinheiro na conta atleticana por causa de Thiago

O Atlético foi surpreendido nesta semana positivamente sobre uma boa quantia de dinheiro que irá receber. O Ceará vendeu o zagueiro Thiago Pagnussat por 2 milhões de reais para o futebol japonês e o Galo, como detentor de 40% dos direitos econômicos do atleta, receberá 800 mil reais do Cerezo Osaka. O zagueiro atuou pelo Atlético em 27 partidas e não se destacou. A curiosidade é que Thiago foi contratado pelo time mineiro em 2014 após o treinador Levir Culpi pedir o reforço e o defensor irá encontrar o técnico no Japão. Levir é o treinador do Cerezo Osaka e levou Thiago para o futebol japonês.

Multa de Sampaoli

O técnico atleticano é Cuca e o campeão da Libertadores de 2013 até reestreou comandando a equipe alvinegra. Porém, o nome de Jorge Sampaoli ainda não desapareceu dos holofotes atleticanos. Um dos grandes responsáveis pela boa temporada em 2020, Sampaoli rescindiu o contrato com o Atlético em fevereiro e já está treinando o Olympique de Marseille. A notícia desta semana é que, seguindo as regras impostas no contrato, Sampaoli quitou o valor de 4 milhões referente à multa rescisória, abatendo todas as pendências financeiras entre o treinador e o clube mineiro. Com o pagamento deste valor, o caso teoricamente se encerra. Esta informação foi divulgada pelos jornalistas Guilherme Piu e Thiago Fernandes do UOL.

Dívida bilionária

A dívida do Clube Atlético Mineiro ultrapassou a casa de um bilhão de reais. A informação de Jaeci Carvalho, colunista do Estado de Minas, chocou o futebol brasileiro, porém a realidade de caos atleticano já era evidente. O presidente Sérgio Coelho assumiu em janeiro e deixou claro que a sua missão era colocar “a casa em ordem”. O Atlético ainda não falou sobre este número impressionante, mas o Ge.com confirmou que a dívida de 746 milhões de 2019 teve um acréscimo de mais de 300 milhões, alcançando assim a casa bilionária – a pandemia do coronavírus somada a algumas más administrações colocaram o Galo nesta situação. Segundo o Fala Galo, o Atlético planeja promover um Galo Business Day para falar para todos – conselheiros, imprensa e torcedores em geral – sobre a real situação financeira da equipe mineira e como será resolvida este problema bilionário.

Jogar em outro país?

O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, deu uma declaração bem polêmica na última quinta-feira. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o mandatário do Galo frisou a sua preocupação sobre a atual paralisação do futebol mineiro e afirmou que uma extensão da pausa do estadual seria uma tragédia, ou seja, deixou claro que deseja voltar aos campos o mais rápido possível. Ao concluir o pensamento, Sérgio Coelho falou que se as restrições permanecerem em Minas Gerais, ele cogita realocar as partidas do Atlético em outros estados ou até mesmo outros países. A fala repercutiu bastante nas redes sociais, já que vários países já fecharam as portas para o Brasil devido ao caos em que estamos inseridos.

Novo escudo

A grande polêmica da semana atleticana rodeou o emblema atleticano. Segundo informações do SuperEsportes, o economista e conselheiro do Atlético, Virgílio Guimarães, enviou no dia do aniversário do Atlético, quinta-feira, 25, uma proposta ao Conselho Deliberativo para alterar o nome e o escudo do clube. O político deu a ideia de mudar o nome da equipe para Clube Atlético Mineiro Galo Forte e trocar o CAM do símbolo por GALO. A ideia foi, prontamente, rejeitada pela torcida nas redes sociais e o portal de notícias Fala Galo trouxe a informação, nesta sexta, 26, que o conselheiro Virgílio Guimarães tenta esta mudança há 10 anos. Segundo apuração do Fala Galo, a possibilidade de modificação do nome e do escudo é mínima, beirando a zero.

Cruzeiro

Rodadas do Brasileirão

O futebol mineiro estará paralisado até o 1º dia de abril e o último jogo do Cruzeiro segue sendo a derrota vergonhosa – o time finalizou apenas uma vez no gol e, mesmo assim, sem perigos – para o América. Mesmo com uma situação ruim na classificação do Mineiro – a equipe é a 6ª colocada -, o Cruzeiro mudou o foco na última quinta-feira, 25, para falar sobre a Série B. A CBF divulgou a tabela do principal objetivo da temporada cruzeirense e a Raposa conferiu a sua sequência na batalha em busca do retorno à elite do futebol brasileiro. Confira!

Contratação italiana

De forma surpreendente, o Cruzeiro anunciou a chegada de um reforço nesta sexta, 26. O volante brasileiro, naturalizado italiano, Rômulo foi confirmado como novo jogador do Cruzeiro e assinou contrato com a equipe azul celeste pelas próximas três temporadas. O atleta de 33 anos atuou no Cruzeiro em 2010 e 2011 e teve uma longa carreira na Itália, onde o meio-campista atuou até pela Juventus. Conheça mais a carreira e a história de Rômulo, o novo reforço do Cruzeiro!

Aniversário de um volante ex-Cruzeiro

Na última quarta-feira, 24, o volante Ramires completou 34 anos e o Blog relembrou alguns detalhes da passagem dele no Cruzeiro. Na equipe de Belo Horizonte, o meio-campista se destacou bastante, foi bicampeão mineiro e tem números incríveis contra o rival Atlético. Ramires, atleta de duas Copa do Mundo e que brilhou na Europa, principalmente no Chelsea, está livre no mercado desde novembro de 2020, quando teve seu contrato com o Palmeiras rescindido. Coincidentemente, o Cruzeiro assinou com Rômulo dois dias após a nossa análise, porém, mesmo assim, Ramires tem espaço no atual elenco do Cruzeiro? Veja e deixe a sua opinião!

Uma contratação para o sub-20

Além de Rômulo, o Cruzeiro oficializou a chegada de mais um jogador. Como adiantado aqui, a Raposa estava negociando com o Atlético-GO e acertou o empréstimo da promessa do time goiano. Victor Leque já assinou com o Cruzeiro até o fim do ano e, inicialmente, integrará o time sub-20. O atleta tem 20 anos e jogou a última Série A pelo Dragão – marcou gol contra São Paulo e Botafogo – e chega com 50% do passe fixado, ou seja, se Leque se destacar, o Cruzeiro poderá comprar no fim do empréstimo. Victor Leque é atacante que joga pelo lado de campo, mas também atua como centroavante.

A volta de Manoel e Neris

O Cruzeiro iniciou a temporada com dois jogadores na base da parte defensiva: Manoel e Matheus Neris. Porém, os dois atletas se lesionaram e ficaram fora das últimas partidas e “deram sorte” com a paralisação do futebol, já que eles estão liberados pelo Departamento Médico e estão treinando normalmente. O zagueiro Manoel havia reclamado de desconforto muscular e ficou fora do confronto da Copa do Brasil e de dois jogos do Mineiro. Já o volante Matheus Neris teve uma lesão na coxa direita no jogo frente à Caldense, na 2ª rodada, e foi – bem – substituído por Adriano.

Fala de Felipe Conceição

Em entrevista coletiva nesta sexta, 26, Felipe Conceição, técnico do Cruzeiro, afirmou que a equipe deve fazer mais algumas contratações nesta temporada. Segundo o treinador, eles – diretoria e comissão técnica – definiram este atual elenco para o Mineiro, mas sabiam que ajustes seriam necessários. Felipe ainda disse que esses ajustes no plantel cruzeirenses irão ser tratados com calma e a Raposa entrará mais forte na Série B, grande objetivo da equipe. Segundo o Ge.com, o Cruzeiro busca no mercado um lateral-direito – Raúl Cáceres não conta com um reserva – e um zagueiro – a Raposa tem vários jovens inexperientes e ainda pode perder Manoel. Novidades devem ser repercutidas em breve!

COVID-19 no Cruzeiro

Infelizmente, o COVID-19 não deixa a sociedade em paz. Com um caos e até com o Campeonato Mineiro paralisado, o Cruzeiro segue com atletas testando positivo, porém, felizmente, a equipe mineira não teve um surto no elenco. Desta vez, Vitor Eudes foi diagnosticado com coronavírus e está isolado. O goleiro de 22 anos está bem, apenas com sintomas leves e o Blog deseja uma boa recuperação para a cria da base cruzeirense.

Luto por Pablito

Como dito anteriormente, o COVID-19 está cada dia mais forte em meio a nossa sociedade. E, infelizmente, a torcida cruzeirense perdeu um grande representante. O influencer Pablito estava internado no últimos dias e acabou falecendo na última terça-feira, 23. O jovem de 39 anos não aguentou as complicações do coronavírus e morreu. Pablito é o criador do canal “Somos Gigantes” no YouTube, tinha quase 70 mil seguidores no Twitter e era fanático com o Cruzeiro. Até por isso, a Raposa publicou um lindo vídeo homenageando o torcedor. A homenagem contou com a presença de Fábio e Alex, ídolos de Pablito e de toda a torcida azul celeste. Se cuidem, a doença é muito séria. Luto por Pablito!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.