A paralisação do Campeonato Mineiro começa nesta segunda-feira. Veja a situação dos principais estaduais do Brasil!

Foto : Cristiane Mattos / FMF

A partir desta segunda-feira, 22, o Campeonato Mineiro está paralisado e a Federação Mineira de Futebol e o Governo irão discutir qual será a duração desta pausa. O decreto do Governador Romeu Zema fala em 15 dias de paralisação do futebol, assim como todas as outras atividades não essenciais, porém a FMF irá tentar apressar esta volta para não prejudicar o calendário.

A ideia que será proposta pela Federação Mineira de Futebol é que o futebol fique parado até o próximo dia 31, ou seja, uma parada de nove dias. Desta forma, o Campeonato Mineiro atrasaria apenas duas rodadas e poderia voltar normalmente a partir da rodada do dia 1º de abril, no meio de semana. Esta ideia será discutida na reunião na tarde desta segunda-feira, 22.

Ao analisar a parte sanitária da situação, a volta tão rápida não faz muito sentido, pois o efeito de uma paralisação é vista a longo prazo e Minas Gerais está passando por um momento caótico na pandemia do coronavírus. Por isso, a paralisação tende a levar mais dias e a “onda roxa”, decretada por Romeu Zema, deve seguir por mais semanas, já que a COVID-19 está cada dia mais forte em todo o estado de Minas Gerais. Usem máscaras, evitem aglomerações e se cuidem!

A situação dos principais estaduais

Assim como o Campeonato Mineiro, o Paulistão também está paralisado devido à pandemia. É importante destacar que, dentre os mais importantes torneios estaduais, o Campeonato Carioca e o Gaúchão seguem em atividade normalmente. Desta forma, Fluminense, Flamengo, Grêmio e Internacional, equipes que jogarão a Libertadores de 2021, estão em plena atividade, enquanto Atlético, Palmeiras, Santos e São Paulo estão apenas treinando.

O prejuízo esportivo é grande também para América e Cruzeiro, visto que os times não apresentaram um futebol tão vistoso nesta temporada e as partidas são importantes para aperfeiçoar. Por isso, é crucial que os clubes saibam aproveitar esta triste parada do futebol, que tem como razão o trágico alto número de mortos e contaminados pela COVID-19.

Além do Mineiro e do Paulistão, outros oito estados brasileiros estão com seus torneios estaduais paralisados. São eles: Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará e Tocantins. 

O Blog Bola Pra Frente, assim como todos os amantes do futebol, deseja uma volta rápida do esporte mais popular do Brasil. No entanto, a situação em que o país se encontra pede algumas medidas mais drásticas. Juntamente com várias ações da sociedade, diminuir a movimentação de todos os prestadores de serviço de um clube pode ajudar a controlar a grave situação em que o país se encontra. Força, Brasil!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.