Em horário modificado, Atlético enfrenta o Coimbra com os principais jogadores e Cuca

Fotos: Pedro Souza / Atlético

Uma partida especial por muitos motivos. O jogo desta sexta, 19, marcará a reestreia do treinador Cuca, a primeira partida de vários atletas que foram titulares na última temporada e, possivelmente, a estreia da grande contratação. Nacho Fernández foi registrado no BID, está treinando há quase um mês e estará à disposição. A escalação dos jogadores importantes é contestada, já que o time alternativo está com 100% de aproveitamento e tendo ótimas atuações. Uma dor de cabeça para Cuca em um jogo que irá acontecer em um horário inusitado.

Estranhamente, o Atlético jogará em horário comercial nesta sexta, 19. A equipe de Belo Horizonte irá enfrentar o “seu vizinho” Coimbra, time de Contagem, às 17:30, no Mineirão. O jogo iria acontecer às 21:30, mas por determinação do Governo de Minas Gerais, todas as partidas devem acontecer antes do toque de recolher. Por isso, o jogo acontecerá às 17:30.

Além disso, a partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro de 2021 pode ser a última antes da paralisação do estadual. O Governo de Minas Gerais decretou que a partir da próxima segunda-feira, 22, todos os eventos esportivos devem ser suspensos por 15 dias. A Federação Mineira de Futebol irá fazer uma reunião na segunda para discutir esta paralisação, mas o Mineiro tende a ser interrompido por causa da situação caótica da pandemia do coronavírus.

Os números e o momento

A partida desta tarde marcará o encontro do líder do Campeonato Mineiro com o 11º colocado. O Atlético está em 1º, com 12 pontos conquistados em 12 disputados e ostenta um ótimo ataque: são 12 gols em quatro partidas, ou seja, média de três gols por jogo. Já o Coimbra está dentro da zona de rebaixamento e conquistou apenas dois pontos no estadual, além de balançar as redes do adversário somente uma vez – pior ataque da competição.

Na última rodada, o Atlético enfrentou o Patrocinense no Independência e venceu por 3 a 1, em mais uma ótima atuação coletiva da equipe. Mesmo em caso de derrota, o Galo não irá perder a liderança, visto o ótimo saldo de gols da equipe alvinegra. Por outro lado, o time de Contagem foi derrotado e segue sem vencer na temporada 2021. O Coimbra perdeu para o Boa Esporte por 2 a 1 e não conseguiu deixar a zona de rebaixamento. A única forma de deixar a “degola” nesta rodada é vencendo o Atlético.

A história do Coimbra na elite do futebol mineiro é bem recente. Até 2018, a equipe estava na 3ª divisão do estadual. Em 2019 disputou o Módulo II e, rapidamente, subiu para a 1ª divisão do Campeonato Mineiro. Por causa disso, Atlético e Coimbra se enfrentaram apenas uma vez e o jogo aconteceu em janeiro de 2020. Em uma partida fraca tecnicamente, os rivais desta sexta empataram em 0 a 0, ou seja, ninguém inaugurou o placar do confronto e o 1º gol do duelo pode sair nesta partida.

As novidades atleticanas

O Atlético jogou as primeiras quatro partidas com um time alternativo, o qual contava com jogadores da base, atletas menos utilizados na última temporada e dois reforços – Dodô e Hulk. Porém, os titulares voltaram, o grande reforço, Nacho Fernández, aprimorou o seu físico e os principais jogadores devem voltar aos gramados a partir desta rodada. Além disso, outra novidade atleticana está na área técnica: Cuca reestreará.

Dos 14 principais jogadores que tiveram uma mini-férias, apenas Eduardo Vargas retornou antes e jogou na última partida. Portanto, o jogo desta sexta pode promover a estreia na temporada de 13 atletas que estavam descansando: Éverson, Guga, Réver, Alonso, Arana, Allan, Jair, Alan Franco,  Nathan, Hyoran, Savarino, Sasha e Keno. É importante ressaltar que Alan Franco e Savarino se apresentaram depois por causa da dificuldade para entrar no Brasil devido às restrições sanitárias.

Mesmo com o retorno destes jogadores e com a reestreia do treinador, a expectativa do torcedor atleticano está na presença do argentino Nacho Fernández. O camisa 26 é a grande contratação da temporada atleticana e ele irá estrear nesta sexta, segundo informações do portal Fala Galo.

As escalações

Com tantos jogadores com o desejo de retornar ao campo e com atletas que estavam jogando muito bem, cabe ao experiente treinador Cuca decidir quem irá a campo. Na última rodada, Eduardo Vargas já havia retornado e marcou um gol logo na estreia dele neste temporada. Hulk é outro atleta que deve ficar no time titular porque precisa melhorar a forma física. Outros atletas como Igor Rabello, Gabriel, Dodô e Calebe estão fazendo um ótimo Campeonato Mineiro e podem continuar ganhando minutos.

Alguns pontos importantes na escalação deste jogo passam pelos nomes de Rafael, Zaracho e Marrony. O goleiro é o “queridinho” da torcida, mas segundo informações do Fala Galo, Éverson será o titular na partida desta sexta. Já o argentino Matías Zaracho é o grande destaque atleticano na nova temporada e foi dispensado da Seleção Argentina sub-23, ou seja, estará disponível. Por último, Marrony, o artilheiro do Campeonato Mineiro com três gols em quatro jogos, está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos e não jogará.

Outra questão importante é que Diego Tardelli segue com uma lesão muscular e que seis jogadores da base que estavam sendo aproveitados neste início de estadual já voltaram ao time sub-20. O lateral Matheus Lima, os meio-campistas Júlio César e Rubens e os atacantes Felipe, Giovanni e Luiz Felipe retornaram às categorias de base atleticanas, evidenciando que os principais jogadores participarão dos próximos jogos.

Provável escalação: Éverson; Guga, Réver, Alonso, Arana; Jair, Zaracho, Nacho Fernández; Hulk, Vargas, Keno. Técnico: Cuca.

Já o Coimbra, equipe que demitiu na última semana o ex-técnico interino do Atlético, Diogo Giacomini, tem grandes problemas e ainda não venceu no estadual. O duelo é muito complicado e um empate já seria importantíssimo para o time que também promoverá uma estreia de treinador: Eugênio Souza é o substituto de Giacomini. Para arrancar um ponto do Atlético, o Coimbra irá contar com o destaque da base atleticana: Guilherme Santos foi emprestado à equipe de Contagem e poderá jogar mesmo pertencendo ao Galo. Uma boa oportunidade para o atleticano ver a sua promessa em campo.

Provável escalação: Jori; Filipi, Augusto, Carciano, Lucas Hipólito; Rafael Freitas, Kauê, Marquinho; Guilherme Santos, Ribeiro, Klysman. Técnico: Eugênio Souza.

Atlético x Coimbra

5ª rodada do Campeonato Mineiro de 2021
19/03/2021, 17:30 horas, Mineirão
Transmissão: Premiere
Árbitro: Michel Patrick Costa Guimarães (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Breno Rodrigues (MG).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários