Curtas | Sasha desejado, novo uniforme do Galo, a “volta” de Dedé, a situação de Manoel e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Fotos: Gazeta Press e Vinnicius Silva/Cruzeiro

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Segue o líder

Vencendo e convencendo! Com boas atuações, o Atlético está na liderança do Campeonato Mineiro e abriu três pontos de vantagem para o vice-líder América, equipe que perdeu para a Caldense no último sábado, 13, no Independência. No mesmo dia e no mesmo estádio, o Galo venceu o Patrocinense por 3 a 1 em mais uma boa partida da equipe alternativa. Os titulares já retornaram aos treinamentos, mas não faz sentido apressar a volta dos jogadores visto que os reservas e os jovens da base estão dando conta do recado. O Galo iniciou a temporada forte e vingador!

A possibilidade de ficar milionário

A Copa do Brasil iniciou na última semana, mas o Atlético não irá começar a sua campanha agora. O time mineiro só entrará na 3ª fase da competição porque está classificado para a Libertadores. Mesmo pulando duas fases, o Galo pode ficar milionário com a premiação do torneio de mata-mata: o time alvinegro pode arrecadar até 71,15 milhões de reais se erguer a taça da Copa do Brasil. Veja aqui a premiação para cada fase!

Nacho inscrito

Em breve teremos Nacho com pão de queijo! O grande reforço atleticano foi inscrito no BID nesta semana e já está regularizado para estrear pelo Atlético. Nacho Fernández chegou no Galo em 21 de fevereiro, começou a treinar e foi registrado na CBF na última sexta-feira, 12. Com isso, Nacho depende apenas da liberação dos preparadores físicos para estrear e é possível que o camisa 26 esteja na partida da próxima sexta, 19, contra o Coimbra, no Mineirão.

Chegada de Cuca

Infelizmente, a chegada do treinador Cuca ao Atlético segue sem data confirmada. O técnico foi contratado pelo time mineiro, mas está passando por uma situação bem delicada e o Galo teve bom senso em liberar o treinador para ficar com a sua família. A questão é que Nilde Stival, mãe de Cuca, está com COVID-19 e o quadro é grave. Por isso, o técnico não tem previsão de chegar ao Atlético. Enquanto isso, o time mineiro é treinado por Lucas Gonçalves e o interino já disse que está conversando com Cuca, dando início ao trabalho do treinador que em breve chegará. Força, Dona Nilde!

Sasha desejado

Há duas semanas, o Atlético recebeu uma proposta pelo atacante Eduardo Sasha e, prontamente, recusou a oferta de empréstimo de um clube da Arábia Saudita. O interesse chegou à empresa que agencia o jogador e foi levada ao time mineiro, mas não houve nem conversa. O Atlético conta com o atacante. A informação é do Ge.com. Além deste interesse do mundo árabe, Sasha foi sondado pelo Fluminense e pelo São Paulo, mas a empresa Dunkirk, que agencia o atleta do Galo, disse que não houve proposta destes times brasileiros. Com 29 anos, Sasha chegou ao Atlético no último ano e o time conta com ele para a temporada de 2021. 

Valor recebido e quantia paga

A semana foi movimentada na questão financeira do Atlético. O time mineiro venceu o Banco Central na Justiça e recebeu 12 milhões de reais em um processo que se iniciou em 2005. Este valor é referente a uma execução fiscal contra o Atlético, onde os valores das negociações de Taffarel e Renaldo com o futebol europeu foram retidos. Com esta quantia, o Atlético irá quitar salários dos atletas profissionais. A outra questão financeira desta última semana foi o pagamento de 7,8 milhões de reais ao Vélez Sarsfield-ARG por causa das transferências de Lucas Pratto para São Paulo e River Plate. Com o pagamento desta dívida, o Atlético evitou mais um problema na FIFA.

Caso Fred

Uma novela gigante está chegando ao fim. O caso envolvendo Fred, Atlético e Cruzeiro está prestes a terminar com um final feliz para o time alvinegro. O Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) rejeitou embargos da defesa do atacante do Fluminense e manteve a sentença de 18 milhões, referente à famosa multa cobrada após Fred deixar o Atlético e assinar com o rival Cruzeiro – a multa era de 10 milhões, mas, após três anos, o valor chegou aos 18 milhões de reais. Com isso, Fred tem 10 dias após ser intimado para pagar a dívida ao Atlético, podendo sofrer sanções se não quitar este débito dentro do prazo.

Novo uniforme

O Atlético deve iniciar a Libertadores com um novo manto. A informação é do Ge.com e diz que o Galo e a Le Coq Sportif planejam lançar a nova coleção de uniformes no aniversário do time, em 25 de março. A ideia inicial era promover um evento nas obras da Arena MRV e divulgar a camisa da temporada 2021, mas o alto número de casos da pandemia de COVID-19 pode fazer com que a diretoria mude a ideia sobre o evento no estádio atleticano. Mesmo assim, o time deve estrear o novo uniforme no clássico com o América, no dia 28 de março, três dias após o aniversário de 113 anos do Clube Atlético Mineiro.

Cruzeiro

Um empate valioso

O time mineiro é o maior campeão da Copa do Brasil e deseja ir longe na competição de mata-mata, mas por pouco não foi eliminado. A atuação foi bem abaixo da esperada, mas o Cruzeiro conseguiu fazer a sua obrigação na última quinta-feira, 11, contra o São Raimundo, em Roraima. O Mundão saiu ganhando, mas, no 2º tempo, a Raposa empatou e o placar de 1 a 1 classificou a equipe azul celeste para a 2ª fase da Copa do Brasil de 2021.

Uma vitória importante

Foram três pontos importantíssimos para a caminhada no estadual, mas, neste domingo, 14, o Cruzeiro teve muitas dificuldades e não jogou bem contra o Athletic. Mesmo assim, a equipe da capital bateu o time de São João Del Rei por 1 a 0 graças ao gol de pênalti de Marcelo Moreno. Com o resultado, a Raposa ultrapassou o próprio Athletic e chegou no G-4 do Campeonato Mineiro, ou seja, está na zona de classificação para a fase final do estadual.

Os valores da Copa do Brasil

O Cruzeiro iniciou a sua caminhada em busca do 7º título da mais importante competição de mata-mata do Brasil. Como maior campeã, a Raposa sempre entra nas partidas com um certo favoritismo, mas a fase atual, tanto esportiva e, principalmente, financeira, faz com que o torcedor torça para o time ir o mais longe possível, a fim de arrecadar o máximo de premiação. O Cruzeiro já está na 2ª fase e enfrentará o América-RN. Com esta primeira classificação, o time mineiro já arrecadou 2,5 milhões de reais e pode ganhar até 73,65 milhões de reais. Veja a premiação detalhada por fase aqui!

A situação de Manoel

O zagueiro foi um dos grandes destaques da temporada passada. Com cinco gols, Manoel foi artilheiro do último ano, juntamente com Rafael Sobis. Além disso, na parte defensiva, Manoel foi um grande líder e conduziu o Cruzeiro à permanência na Série B. Por isso, o jogador é um dos atletas mais valorizados no atual elenco da Raposa e tem contrato apenas até junho deste ano. Por isso, Manoel já pode assinar um pré-contrato com outra equipe. O Cruzeiro quer perder o seu grande destaque? Por que a renovação não é a pauta atual? Por enquanto o jogador está machucado e não está entrando em campo. Veja uma crítica sobre esta situação embaraçosa.

Dedé “de volta”

Uma “volta” inusitada aconteceu nos últimos dias. Há mais de 20 dias, o zagueiro Dedé havia conseguido uma rescisão de contrato com o Cruzeiro, baseado em uma liminar da Justiça. A história está detalhada aqui. Porém, na última quinta-feira, 11, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) suspendeu a liminar que determinava a rescisão do vínculo de Dedé com o Cruzeiro. Portanto, após esta decisão, Dedé voltou a pertencer à equipe mineira até o fim deste ano, quando o contrato se encerra. A informação é da Rádio Itatiaia. O jogador permanece sem treinar e longe dos gramados.

Empréstimo de promessas

A fim de dar rodagem às promessas, na última semana, o Cruzeiro emprestou dois jogadores criados nas categorias de base da equipe para outros times. O atacante Laércio foi emprestado ao Paysandu até o fim de 2021 e disputará a Série C pelo Papão. Já Vinicius Popó estava emprestado ao Sport na última temporada e neste ano irá jogar pelo Goiás, na Série B.  Popó é um dos grandes destaques da base cruzeirense.

COVID-19 no Cruzeiro

Infelizmente, a COVID-19 está cada dia mais presente nas nossas vidas. Mesmo com a vacinação (bem lenta, por sinal), o Brasil enfrenta a sua pior semana e bateu o triste número de mais de 2000 mortes em um único dia. E o coronavírus também está inserido no futebol. Felizmente, o Cruzeiro não teve um grande surto como o Atlético, Flamengo e Palmeiras tiveram, porém a equipe segue com alguns casos. Na última semana, os jovens Stênio e Weverton testaram positivo para a COVID-19 e estão isolados. Ambos os jogadores estiveram na Seleção Sub-18 na última semana e quando voltaram testaram positivo. Felizmente, os atletas estão bem e nenhum outro jogador contraiu este vírus.

Camisa do centenário

O Cruzeiro apresentou na última quinta-feira, 11, o uniforme que será usado durante toda esta temporada. A camisa é especial porque o clube está comemorando o seu centenário. Para homenagear as origens da equipe, a Adidas colocou uma bandeira italiana nas mangas da nova camisa, além de detalhes em dourado. O uniforme completo – camisa, short e meião – é todo azul e o link para a compra está disponível aqui. O Blog também fez uma matéria mostrando vários detalhes da nova camisa cruzeirense.Veja!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.