Ainda sem contar com o seu destaque, Cruzeiro duela com o Athletic na estreia do novo uniforme

Foto: Igor Sales/Cruzeiro

O Cruzeiro deseja mostrar um futebol melhor em relação à última apresentação e almeja a entrada na zona de classificação do Campeonato Mineiro. Se vencer, a equipe mineira ultrapassa o Athletic, rival desta tarde, e chega no grupo dos quatro primeiros. A partida é ainda mais especial pois será a estreia do novo uniforme da equipe. A camisa celebra os 100 anos da Raposa e você pode ver os detalhes aqui. Porém, mesmo com este cenário positivo, o Cruzeiro segue desfalcado do destaque da última temporada e um dos grandes líderes do elenco: Manoel segue fora. 

Neste domingo, 14, às 16 horas, o Cruzeiro enfrenta o Athletic no Mineirão, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. Como o time de São João Del Rei jogou o estadual apenas em 1970, o confronto entre a Raposa e o Athletic é inédito e o jogo deste domingo estará na história.

O momento

O curioso é que o momento da modesta equipe que subiu para 1 ª divisão do Campeonato Mineiro é melhor do que o momento do gigante do futebol brasileiro. O Athletic voltou à elite com tudo e está surpreendendo, enquanto o Cruzeiro vem de uma boa vitória no estadual, mas fez uma partida fraca contra o São Raimundo-RR, pela Copa do Brasil. 

O time de Felipe Conceição viveu uma montanha-russa na semana passada. Na última rodada do Mineiro, o Cruzeiro foi muito bem e derrotou a URT por 2 a 0, na melhor atuação do time na temporada. Porém, assim como na derrota para a Caldense, a Raposa foi muito mal no meio de semana e decepcionou a sua torcida. A equipe mineira empatou com o modesto São Raimundo, time de Roraima, e só se classificou por causa do critério da Copa do Brasil, o qual classifica a equipe visitante em caso de empate. É necessário evoluir e não repetir os erros da última partida. 

Já o Athletic começou o Campeonato Mineiro com muito êxito e o atual momento surpreende. O time venceu o Patrocinense na estreia e o Boa Esporte na última rodada. A única derrota foi para o América, mas, além do tropeço para o Coelho ser esperado, os números permanecem bons: o time de São João Del Rei sofreu apenas um gol na atual temporada e tem o sonho de pontuar contra o Cruzeiro. 

Os números

O Cruzeiro começou a rodada em 5º, mas foi ultrapassado pelo Tombense, já que a equipe de Tombos venceu a URT neste sábado, 13. Em 6º, com quatro pontos conquistados em nove disputados, um dos mais tradicionais times do Brasil deseja melhorar seus números no estadual, já que mais um ano fora da fase final do Mineiro seria vergonhoso. Se vencer o Athletic, o time azul celeste chega na 4ª posição do estadual. Porém, em caso de derrota, a Raposa pode ficar na 7ª posição.

Já o Athletic está na 4ª posição depois de conquistar seis pontos nas três partidas iniciais. Com duas vitórias e uma derrota, o time de Loco Abreu precisa de apenas um ponto contra o Cruzeiro para permanecer mais uma rodada na zona de classificação para a fase final do Campeonato Mineiro. Esta classificação não era o objetivo do Athletic, mas o início, certamente, animou os jogadores e os torcedores.

Como dito anteriormente, as equipes nunca duelaram e a partida deste domingo será o primeiro jogo entre Athletic e Cruzeiro. A equipe de São João Del Rei havia deixado de ser profissional após a participação no Mineiro de 1970, mas retornou em 2018 e em 2020 conseguiu a promoção para a 1ª divisão do estadual. É hora de escrever mais uma página da história e inaugurar o confronto entre Cruzeiro e Athletic!

As escalações

Mesmo em meio a uma atuação ruim, o Cruzeiro teve boas novidades na última partida: os atacantes Felipe Augusto e Marcelo Moreno entraram bem e salvaram a equipe mineira de um grande vexame – o goleiro Fábio também se destacou. Com isso, Felipe Conceição ganhou algumas possibilidades no ataque e pode mexer na parte ofensiva. Bruno José, Airton e Rafael Sobis foram titulares na última partida, mas existem possibilidades.

No meio-campo, o técnico Felipe Conceição também poderá surpreender, já que Matheus Barbosa e Claudinho não fizeram uma boa partida em Roraima. Adriano deve seguir como titular. Já na defesa, o Cruzeiro seguirá com o desfalque do seu destaque: Manoel. O zagueiro foi o artilheiro da última temporada – junto com Rafael Sobis -, marcou o 1º jogo na vitória sobre a URT e é o grande líder da equipe. Ele está com um problema muscular e será substituído por Eduardo Brock. Na ala-esquerda, Matheus Pereira pede passagem na vaga de Alan Ruschel.

`Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Eduardo Brock, Alan Ruschel (Matheus Pereira); Adriano, Matheus Barbosa, Claudinho (Marcinho); Airton, Rafael Sobis (Marcelo Moreno), Bruno José (Felipe Augusto ou Pottker). Técnico: Felipe Conceição.

Já o Athletic terá força máxima na partida frente ao Cruzeiro na tarde deste domingo. O time de São João Del Rei conta com um jogador que é conhecido no mundo do futebol e tem um ótimo retrospecto contra a Raposa: Loco Abreu. O atacante de 44 anos é a grande estrela do Athletic e estará em campo nesta tarde. Contra o Cruzeiro, Loco jogou três vezes com a camisa do Botafogo e fez três gols, além de nunca ter perdido para a Raposa. Será que mesmo com a idade avançada, Loco Abreu irá surpreender o time da capital?

Provável escalação: Lee; DIego Fumaça, Sidimar, Danilo, Nathan; Christian, Gabriel Galhardo; Willian Júnior, Willian Mococa; Ingro, Loco Abreu. Técnico: Cícero Junior.

Cruzeiro x Athletic

4ª rodada do Campeonato Mineiro 
13/03/2021, 16:00 horas, Mineirão
Transmissão: Globo Minas, SporTV 2 e Premiere
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rodney Faria Lima (MG).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.