Curtas | Situação de Ariel e Brey, lançamento da camisa do centenário, Galo quer Jemerson, novo cargo de Victor e muito mais. Resumo semanal de Cruzeiro e Atlético

Fotos: Vinnicius Silva/Cruzeiro e Bruno Cantini / Atlético

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Cruzeiro e Atlético.

Cruzeiro

Derrota para a Caldense

O Cruzeiro segue fazendo história e, infelizmente para a instituição e para os seus torcedores apaixonados, os feitos conquistados foram negativos. A fase esportiva é ruim e, logo no início da nova temporada, mais uma derrota impactou a torcida: após 26 anos, o Cruzeiro perdeu para a Caldense em casa. Tradicionalmente, o Mineirão é a casa e o ponto de segurança da Raposa, porém nos últimos anos, o Gigante da Pampulha não está sendo garantia de vitória. Na última quarta, 03, a Veterana venceu por 1 a 0 e o Cruzeiro somou apenas um ponto nas duas primeiras rodadas do Mineiro.

Primeira vitória da temporada

Após a decepção contra a Caldense nada melhor que uma vitória para mostrar que o time pode ter um ano diferente. Também é importante destacar que o triunfo foi crucial para deixar claro que alguns jogadores não devem ser titulares. Os três pontos deram confiança a um time que ainda não tinha vencido na temporada. O Cruzeiro venceu o URT neste sábado, 06, na Arena do Jacaré. O placar de 2 a 0 deixou a Raposa na 5ª posição no Mineiro. Os gols foram marcados por Manoel e Marcinho.

Sorteio na Copa do Brasil

Para mudar os ares do Campeonato Mineiro, na semana passada teve o sorteio da competição em que o Cruzeiro é o maior campeão: a Copa do Brasil. A edição de 2021 se inicia nesta semana e a Raposa irá começar a sua batalha em busca do sétimo título do torneio contra o São Raimundo, time de Roraima. O jogo será disputado na próxima quinta-feira, 11, às 19:15, em Boa Vista, capital do estado nortista. Vale ressaltar que na 1ª fase, o Cruzeiro tem a vantagem do empate e foi justamente esta vantagem que classificou a equipe mineira em 2020: o duelo com o São Raimundo também aconteceu na 1ª fase do ano passado e o time do Norte do Brasil foi eliminado pelo Cruzeiro mesmo com o empate em 2 a 2.

Os valores da venda de Orejuela

Após uma longa novela e mais de dois meses apenas treinando na Toca da Raposa, o Cruzeiro negociou o lateral-direito Orejuela. O ala colombiano havia levantado interesse de alguns times – Grêmio, Atlético, São Paulo e Red Bull Bragantino – e o Tricolor Paulista chegou em um acordo com a equipe azul celeste. Os times ainda não oficializaram, mas o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, confirmou a negociação na última quarta, 04. No dia seguinte, a Rádio Super 91,7 FM apurou os valores da contratação: o São Paulo irá pagar ao Cruzeiro o valor de um milhão de euros (6,7 milhões de reais) em 2021 e mais um milhão de euros em 2022, referente aos 50% de Orejuela que o Cruzeiro possuía.

A contratação de mais um atacante

O Cruzeiro tem diversos atacantes e segue reforçando a parte ofensiva, mas, mesmo com excesso de jogadores desta posição, a contratação pode ser justificada com o baixo número de gols dos atacantes: nesta temporada, dois defensores e um meio-campo marcaram os três gols nos três jogos iniciais. Sendo assim, o Cruzeiro foi ao mercado e contratou o atacante Vitor Leque. O jogador de 20 anos já está em Belo Horizonte e deve ser anunciado nos próximos dias. O ponta de velocidade chega emprestado pelo Atlético-GO até o fim de 2021, mas com os direitos econômicos fixados para compra. Ele tem idade para jogar no sub-20, mas deve ser utilizado no elenco profissional.

Ariel Cabral e Patrick Brey

Dois jogadores que não possuem a simpatia dos torcedores cruzeirenses estão perto da saída definitiva. Patrick Brey tem contrato até o fim de março e, segundo o seu representante, em conversa com o Ge.com, estão faltando apenas alguns detalhes para a rescisão do contrato. A saída do ala-esquerdo está dependendo de ajustes entre o Cruzeiro e o atleta e a rescisão deve acontecer nos próximos dias. Já Ariel Cabral tem contrato até o fim de 2021 e deve retornar aos treinamentos em duas semanas. Segundo o representante de Ariel, em contato com o Ge.com, o jogador irá se apresentar ao Cruzeiro, já que tem contrato, mas Cabral já foi procurado por alguns clubes da Série A e pode ser emprestado novamente até o fim do vínculo.

Giovanni e Guedes

Mais dois atletas estão de saída do Cruzeiro. Um dos jogadores já foi anunciado na sua nova casa e o outro está negociando para deixar a Raposa. Ao contrário de Ariel e Brey, estes atletas não são tão criticados pela torcida cruzeirense – pelo baixo número de jogos – mas não fizeram parte do planejamento do Cruzeiro em 2021. Daniel Guedes fez apenas sete partidas com a camisa azul celeste, ficou afastado durante um bom tempo e foi anunciado pelo Fortaleza, acabando com qualquer vínculo com a Raposa. Já Giovanni Piccolomo fez dez jogos pelo Cruzeiro, foi titular na reta final da Série B e fez boas partidas, mas Felipe Conceição não conta com o atleta. Segundo o Ge.com, o time mineiro e o Avaí têm conversas adiantadas para emprestar o jogador até o fim da atual temporada. Novidades devem ser divulgadas em breve.

Camisa do centenário

A ansiedade para ver como ficou o uniforme do centenário cruzeirense tem data para chegar ao fim. Segundo a apuração do Ge.com, a Adidas e o Cruzeiro irão promover o lançamento dos uniformes do time para a temporada 2021 na próxima sexta-feira, 12. A Raposa já vendeu algumas destas camisas comemorativas do 100 anos da instituição, mas as vendas foram “no escuro” – o valor do uniforme, mesmo sem conhecer o modelo, foi R$ 279,99. A partir desta semana, os torcedores poderão ver todas as camisas que serão trajadas durante a temporada cruzeirense.

Atlético

A reedição da última final

Teve apagão, pênalti perdido e um futebol muito bom, principalmente para o nível do estadual. Atlético e Tombense duelaram na última quinta-feira, 04, reeditando a final do último Mineiro, e o Galo conseguiu a 2ª vitória na temporada. Os gols atleticanos para preencher o placar de 2 a 1 foram marcados por Marrony e Gabriel, em mais uma grande atuação de Zaracho. O meio-campista argentino está aproveitando muito bem a chance de iniciar o estadual enquanto os titulares estão em uma “mini-férias”.

A goleada juvenil e heroica

Neste domingo, 07, o Atlético enfrentou o Uberlândia, venceu por 4 a 0 e aplicou uma goleada juvenil e heroica. A juventude foi vista na bela atuação de Calebe – um gol e uma assistência – e no 1º gol como profissional de Júlio César. O outro adjetivo usado para a goleada tem uma explicação: o Galo promoveu a estreia do seu herói. Hulk fez a sua primeira partida com a camisa atleticana e deu logo uma assistência na estreia. É importante ressaltar que o atleta estava há um tempo parado, mas aguentou os 90 minutos e sequer foi substituído. Um grande jogo atleticano!

O último clássico

A torcida atleticana, certamente, está sentindo falta de estar no Mineirão apoiando o Galo. Infelizmente, a pandemia do coronavírus está ainda mais forte e a volta do público está bem distante. E neste domingo, 07, completou um ano da última grande aglomeração atleticana: em 07 de março de 2020, o Atlético venceu o Cruzeiro por 2 a 1, em um jogo emocionante, que contou com um golaço de Otero aos 47 do 2º tempo. Além de ter sido a última partida com torcida, o jogo também é o último duelo disputado entre os grandes rivais de Belo Horizonte. A data merece uma lembrança e o Blog recordou momentos daquele clássico. Confira!

Renovação de Diego Tardelli

Se é para o bem geral da nação atleticana, o Atlético renovou com Dom Diego Tardelli. O ídolo da massa atleticana assinou um novo vínculo até o fim de maio, quando irá terminar o Campeonato Mineiro. O jogador já deixou claro que deseja encerrar a sua carreira no Galo e está prestes a completar 36 anos, mas ainda tem “caminho para trilhar”. Existe a possibilidade de renovação de contrato depois de maio, mas o estadual servirá para ver se Tardelli agregará ao elenco atleticano. Segundo a Rádio Itatiaia, o atacante aceitou uma redução salarial para permanecer no Atlético.

Interesse em Jemerson

O Atlético está atrás de um zagueiro e o alvo atual é um velho conhecido. Segundo informações do portal de notícias Fala Galo, o Galo está monitorando a situação de Jemerson no Corinthians. O zagueiro foi vendido pelo clube mineiro em 2016 e foi para o Monaco. Após quatro temporadas na Europa, o defensor retornou ao Brasil no fim de 2020. Ele tem contrato com o Corinthians até o meio do ano e o Atlético tem a intenção de fazer uma proposta pelo zagueiro de 28 anos nos próximos dias.

Novo treinador

O Atlético oficializou na última sexta, 05, a contratação do novo técnico: Alex Stival, o Cuca, foi anunciado. O técnico irá substituir, mais uma vez, o argentino Jorge Sampaoli. Cuca estava no Santos na última temporada e se destacou após chegar na final da Libertadores com um elenco modesto do time da Vila. Mesmo com histórico vitorioso pelo Atlético, Cuca não foi unanimidade em meio à torcida atleticana por causa da condenação de violência sexual do treinador. Entenda e veja mais detalhes desta história aqui!

Rescisão de Sampaoli

Na semana em que o Atlético oficializou a chegada do novo técnico, a rescisão com o técnico anterior foi publicada no Boletim Informativo Diário da CBF, o famoso BID. Na última quinta-feira, 04, o técnico Jorge Sampaoli teve o seu “último” vínculo rompido com o Atlético. Esta rescisão era uma questão protocolar e legal. O técnico já foi anunciado no Olympique de Marseille, uma das mais tradicionais equipes da França. A única pendência entre Atlético e Sampaoli é a multa rescisória, mas, segundo o Ge.com, a resolução será amigável.

Novo cargo de Victor

O goleiro se aposentou e não entrará mais em campo. Porém, o santo não abandonará o Atlético. São Victor do Horto deixou os treinamentos e agora irá trabalhar na parte administrativa do Galo. O eterno ídolo atleticano foi oficializado como o novo gerente de futebol atleticano e, após poucos dias de descanso, Victor começou o seu novo trabalho na última sexta-feira. No domingo, o gerente de futebol, que está na vaga deixada por Gabriel Andreatta, já acompanhou a delegação para o jogo contra o Uberlândia. Boa sorte ao santo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários