Com invencibilidade em jogo, Cruzeiro enfrenta o URT em Sete Lagoas por causa do momento crítico de COVID-19

Foto: Igor Sales/Cruzeiro

O país está inserido em um caos. Os hospitais estão lotados e milhares de pessoas estão morrendo de COVID-19. Por causa disso, boa parte das cidades estão com restrições e, consequentemente, a partida entre Cruzeiro e URT será disputada em Sete Lagoas. O mando de campo é da equipe de Patos de Minas, mas a cidade do Alto Paranaíba não poderá receber a partida pelas restrições da pandemia. A Federação Mineira ordenou que o jogo fosse disputado em Sete Lagoas. E o confronto coloca uma invencibilidade em jogo: a Raposa nunca foi derrotada pela URT no Mineiro.

Neste sábado, 06, às 21:00, Cruzeiro e URT duelam na Arena do Jacaré, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro de 2021. No último estadual, a Raposa venceu o time patense por 3 a 0 no Mineirão, na 1ª partida disputada após a pausa da pandemia. Mais de sete meses se passaram e, infelizmente, a COVID-19 segue sendo tema do jogo entre os times mineiros.

A falta de vitórias e a invencibilidade no duelo

A nova temporada começou recentemente, porém o Cruzeiro já está vivendo uma fase turbulenta. Após uma boa exibição contra o Uberlândia, mas com o placar negativo até os minutos finais – arrancou um empate aos 43 do 2º tempo – a Raposa jogou muito mal contra a Caldense e foi derrotada por 1 a 0, em casa. Por isso, o time azul celeste precisa vencer pela 1ª vez na temporada e os jogadores, certamente, sabem dessa necessidade.

Porém, felizmente para os cruzeirenses, o duelo desta noite traz ótimas recordações e os números deixam claro que a possibilidade de vitória da Raposa é grande: o time da capital nunca perdeu para a equipe de Patos de Minas no Campeonato Mineiro.

Na história do confronto no estadual, Cruzeiro e URT se enfrentaram 24 vezes e o time patense conseguiu tirar pontos da Raposa apenas quatro vezes. Em resumo, o Cruzeiro venceu 20 confrontos e houve empate em quatro oportunidades. Uma vitória cruzeirense daria sequência a estes bons números, enquanto um triunfo do URT seria histórico para a equipe do Alto Paranaíba.

A tabela

Enquanto o Cruzeiro vem de dois tropeços – um empate com o Uberlândia e uma derrota no jogo com a Caldense – a URT perdeu para o Galo, na estreia, mas venceu na 2ª rodada e soma três pontos na competição estadual. Se vencer, o time patense pode abrir uma distância significativa do Cruzeiro e se aproximar do objetivo de disputar a fase final do Mineiro.

O Cruzeiro tem apenas um ponto conquistado e, atualmente, está em 9º. Obviamente, uma vitória pode fazer com que a Raposa escale a tabela, mas, se não vencer, o time da capital pode terminar a rodada na deprimente zona do rebaixamento do Campeonato Mineiro. Já o URT esteve na lanterna na 1ª rodada – após perder de 3 a 0 para o Galo – mas se recuperou e está em 6º.

A escalação

Felipe Conceição está treinando o Cruzeiro há três semanas e apenas dois jogos foram disputados. O técnico colocou em campo uma formação muito semelhante nos dois jogos iniciais, mas será obrigado a substituir dois reforços na partida desta noite. Felipe Augusto foi expulso após o término da partida contra a Caldense e o volante Matheus Neris lesionou a coxa direita. Airton e Adriano serão os respectivos substitutos.

E estas modificações estavam sendo pedidas pela torcida cruzeirense nas redes sociais. Segundo vários torcedores, o treinador não deveria ter deixado no banco alguns jogadores que foram bem em 2020 – além de Airton e Adriano, Matheus Pereira é o outro nome pedido – mas com os desfalques desta partida, Felipe Conceição terá a oportunidade de escalar esses dois jogadores pedidos.

Matheus Pereira seguirá no banco para Alan Ruschel, mesmo com as atuações ruins do ex-lateral da Chapecoense. William Pottker continua sendo muito criticado e perdeu uma chance clara na partida contra a Caldense. De toda forma, o camisa 11 segue com moral e com a titularidade no ataque. O restante da escalação será igual ao time que perdeu para a Caldense. 

Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Manoel, Alan Ruschel; Adriano, Matheus Barbosa, Marcinho; Airton, William Pottker, Rafael Sobis. Técnico: Felipe Conceição.

O adversário

A vitória contra o Uberlândia na última rodada do Campeonato Mineiro foi um alívio para o URT. A equipe de Patos de Minas não disputa nenhuma competição nacional e não vencia uma partida desde o 1º dia de março de 2020, há um ano. Foram mais de 365 dias sem vitórias, mas o triunfo chegou na hora certa e o time patense ganhou moral para seguir forte no estadual.

Além da importância de triunfar em um clássico regional, ao vencer, o URT quebrou uma sequência muito ruim. Ao analisar o fim do último estadual e o início do atual, o time de Patos de Minas havia perdido três partidas seguidas por 3 a 0. A questão era que os adversários foram o Cruzeiro, o América e o Atlético, as três equipes da capital. 

Na escalação da partida desta noite, o URT de Wellington Fajardo terá dois desfalques importantes. O volante João Paulo e o atacante Matheus Oliveira deixaram o campo na última partida por causa de lesão e estarão fora do importante duelo com o Cruzeiro

Provável escalação: Renan Rinaldi; Kellyton, Davy, Donato, Pedro Rosa; Romário, Jean Carlos, Léo Aquino (Wescley); João Diogo, Paulo Renê, Yago. Técnico: Wellington Fajardo.

URT x Cruzeiro
3ª rodada do Campeonato Mineiro
06/03/2021, 21:00 horas, Arena do Jacaré
Transmissão: Premiere
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira (MG) e Marcyano da Silva Vicente (MG).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários