Com a esperança de uma temporada melhor, Cruzeiro estreia contra o Uberlândia e contará com boa parte dos reforços

Felipe Conceição, treinador que estreia pelo Cruzeiro nesta tarde. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A temporada 2021 irá começar e o Mineiro tomará conta dos primeiros meses. O estadual retorna e, infelizmente, permanece sem torcida. As últimas partidas dos times mineiros com os fãs apoiando aconteceram em março do último ano, pelo campeonato estadual, e, depois disso, a pandemia do coronavírus impediu a presença dos apoiadores. Mesmo torcendo em casa, os torcedores do Cruzeiro imploram por apenas uma questão: uma temporada melhor em 2021. 

Neste sábado, 27, Cruzeiro e Uberlândia abrem o Campeonato Mineiro de 2021 às 16:30. O jogo válido pela 1ª rodada do estadual acontecerá no Parque do Sabiá, estádio localizado em Uberlândia, casa do time do Triângulo Mineiro. 

Os números e o momento

Como a partida desta tarde trata-se de uma abertura de temporada, o último jogo do Cruzeiro foi pelo Brasileirão Série B em janeiro de 2021. Os jogadores que vestem o uniforme azul celeste tiveram duas semanas de folga e duas semanas de pré temporada, para retornar 100%, dar início à passagem de Felipe Conceição e conseguir um desempenho melhor em comparação ao estadual da última temporada: o Cruzeiro sequer se classificou para a fase final.

Já o Uberlândia não jogava desde o fim do Mineiro de 2020, porém a temporada 2021 já iniciou para o time do Triângulo Mineiro. O Verdão estreou no último domingo, contra o Tombense, na final da Recopa Mineira. Infelizmente para o Uberlândia, a equipe alviverde foi derrotada por 2 a 0 e perdeu a chance de erguer uma taça no início da temporada.

Uma questão importante no histórico do confronto entre as equipes é que a partida desta tarde será o centésimo encontro entre os times mineiros. Nos 99 jogos já disputados, o Cruzeiro venceu 61 vezes, o Uberlândia saiu vitorioso em 11 oportunidades e houve empate em 27 partidas.

Em 2020, os times iriam se enfrentar na final da Taça Inconfidência, porém um surto de COVID-19 no Uberlândia acarretou a anulação da partida. Portanto, o último jogo entre as equipes foi pela fase inicial do estadual do ano passado e o Cruzeiro venceu por 2 a 1, no Mineirão. A última vitória do Uberlândia aconteceu em 2001, no Parque do Sabiá, palco da partida desta tarde.

A reformulação

Após uma temporada decepcionante, a diretoria do Cruzeiro entendeu que seria necessário uma boa reformulação e várias contratações. Por isso, o time mineiro foi ao mercado e anunciou sete novos atletas. Dentre estes jogadores, seis deles estarão à disposição – apenas Eduardo Brock, recém-chegado, não foi inscrito e sequer viajou para Uberlândia. 

Após acertar as pendências com o PSTC, time paranaense, e com a permissão para a retirada da punição do Cruzeiro, a equipe mineira conseguiu registrar no BID o seu pacote de reforços: Alan Ruschel, Bruno José, Felipe Augusto, Marcinho, Matheus Barbosa e Matheus Neris estarão à disposição do também estreante técnico Felipe Conceição nesta tarde.

Para se ter uma noção da tamanha reformulação feita pelo Cruzeiro durante a última temporada e no início da atual, apenas o goleiro Fábio foi titular na estreia do Campeonato Mineiro de 2020 e deve ser titular nesta nova estreia. 

A escalação

Para o início da nova temporada, o estreante Felipe Conceição terá um elenco, praticamente, cheio e nenhuma grande dor de cabeça. Os únicos desfalques são os veteranos Léo e Henrique, que seguem se recuperando de lesão. O zagueiro Ramon, titular e atleta muito importante na última Série B, não viajou porque teve COVID-19 no início da pré-temporada e precisa iniciar a preparação física.

É importante que o torcedor do Cruzeiro note que alguns jogadores importantes deixaram a equipe. O zagueiro Cacá, que poderia substituir Ramon, foi negociado com o futebol japonês. O volante Jadsom Silva deixou a equipe e foi para o Red Bull Bragantino. O meio-campista Giovanni Piccolomo, que terminou a última temporada se destacando, mesmo com os problemas físicos, está fora dos planos do técnico Felipe Conceição.

Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Manoel, Paulo (Weverton), Alan Ruschel; Matheus Neris, Matheus Barbosa (Jadson), Marcinho; William Pottker, Felipe Augusto, Rafael Sobis. Técnico: Felipe Conceição.

O adversário

Com o objetivo de conseguir mais uma boa campanha no Campeonato Mineiro, o Uberlândia entra em campo motivado pela possibilidade de jogar “de igual para igual” com o Cruzeiro. Na última temporada, a partida foi muito emocionante e a derrota por 2 a 1 só aconteceu porque o goleiro Fábio defendeu um pênalti no último minuto da partida. Desta vez, o Verdão não quer perder a grande oportunidade de pontuar contra o tradicional time de Minas.

Assim como o rival desta partida, o Uberlândia também passou por uma grande reformulação. Praticamente todo o elenco foi alterado e até o treinador é recém-chegado: Tuca Guimarães é o comandante do Verdão e terá a missão de fazer história com o time mineiro que irá disputar a Copa do Brasil neste ano também. Iniciar o estadual vencendo o Cruzeiro daria muito ânimo aos atletas. 

Provável escalação: Marcão; Everton, Mailson, Bruno Maia, Nikolas Farias; Judson, Felipe Recife; Léo, Filipe Ramon, Neto; Reis. Técnico: Tuca Guimarães.

Uberlândia x Cruzeiro

1ª rodada do Campeonato Mineiro
27/02/2021, 16:30 horas, Parque do Sabiá
Transmissão: Premiere
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (SP).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários