Curtas | Nacho confirmado, saída de Sampaoli, punição da Raposa próxima do fim, jogadores com COVID-19 e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

A chegada de Nacho Fernández, novo jogador atleticano, e Ramon, zagueiro do Cruzeiro que está com COVID-19. Fotos: Twitter oficial do Atlético e Gustavo Aleixo/Cruzeiro.

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Confirmado na fase de grupos da Libertadores

O Atlético enfrentou o Sport neste domingo, 21, e venceu por 3 a 2, em uma partida bem animada. O jogo contou com um gol salvador de Marrony, o qual garantiu o Atlético na fase de grupos da Libertadores de 2021. O time mineiro alcançou os 65 pontos, está em 3º e pode ser ultrapassado apenas pelo São Paulo. O Tricolor Paulista tem 63 pontos e joga nesta noite de segunda-feira, 22, contra o Botafogo. A confirmação da classificação direta do Galo para a fase de grupos aconteceu após o empate entre Santos e Fluminense, visto que o rival carioca está com 61 pontos e não alcançará o Atlético na última rodada.

A temporada de 2021

O Atlético encerrará a sua temporada 2020 na próxima quinta-feira, 25, contra o Palmeiras, no Mineirão. Depois disso, o time começará a se preparar para a disputa do estadual, dando início à temporada 2021. O Campeonato Mineiro irá começar para o Atlético no próximo domingo, 28, contra o URT, também no Gigante do Pampulha. Inicialmente, a partida estava marcada para às 16 horas, porém o horário do jogo foi alterado e acontecerá às 18:30.

Dodô não poderá estrear e a culpa é do rival

O Atlético anunciou a contratação de Dodô no início de fevereiro e a previsão era que o lateral, que já está treinando na Cidade do Galo, estreasse no próximo dia 28, no início do Campeonato Mineiro. Porém, a estreia deve demorar mais um pouco e a culpa é do Cruzeiro. A história é confusa e o Atlético não tem poder sobre esta questão. Tudo depende da Raposa e da CBF. Entenda a situação!

A saída do treinador

Além de Dodô, o Atlético deve ter outro grande desfalque nos próximos jogos: Jorge Sampaoli. Mas, aparentemente, este desfalque não será temporário. O treinador está próximo de acertar a sua ida para o Olympique de Marseille e diversos veículos de comunicação europeus confirmam que ele já está fechado com o clube francês. Sampaoli protagonizou um “show” vergonhoso na última partida, frente ao Sport, e pode ter sido a sua despedida do Atlético, já que no próximo jogo, contra o Palmeiras, o técnico argentino estará suspenso. Sampaoli está, praticamente, com as malas prontas e o Atlético deve estar em busca de um substituto à altura.  Por isso, o Blog levantou dados e pergunta: quantas vezes Sampaoli ficou por mais de uma temporada no mesmo time? Confira!

A contratação de Nacho Fernández

A combinação entre pão de queijo e Nacho nunca fez tanto sucesso. Com algumas postagens diferentes e engraçadas, o Atlético confirmou a chegada do meio-campista argentino: Ignacio Martín Fernández, mais conhecido como Nacho Fernández, é o novo jogador do Atlético e assinou contrato até dezembro de 2023. O Atlético desembolsou 6 milhões de dólares (32 milhões de reais) para contratar o jogador de 31 anos do River Plate. O investimento foi alto, mas o Blog citou três motivos que justificam o alto valor pago: a qualidade, a responsabilidade e a experiência de Nacho Fernández são pontos que dão sentido à contratação. O argentino chegou em Belo Horizonte neste domingo, 21, e deve atuar com a camisa alvinegra a partir de março. 

Rescisões

O Atlético informou que rescindiu o contrato de três jogadores criados na base atleticana: Capixaba, Matheus Stockl e Yago são atletas que não têm mais vínculo com o clube mineiro, mas o Galo fez questão de manter parte dos direitos econômicos dos jogadores no momento da liberação. Os três atletas foram emprestados nos últimos anos e não apresentaram um futebol do nível da equipe alvinegra. Por isso, o Atlético resolveu encerrar o contrato. Certamente, toda a torcida, assim como o Blog, deseja boa sorte aos jogadores.

Os retornos

O Atlético teve dois retornos notáveis nesta semana. O artilheiro Keno voltou aos gramados e jogou 59 minutos na vitória sobre o Sport. O camisa 11 é peça chave do Galo e é muito importante que ele se recupere 100% para a próxima temporada. O outro retorno é de Matheus Mendes. O goleiro foi emprestado ao CSA, se destacou na equipe alagoana e voltou a treinar com o time mineiro. A expectativa é que Matheus tenha chances na fase inicial do campeonato estadual.

Gol de falta

Você consegue lembrar qual foi o último gol de falta feito pelo time atleticano? É complicado e distante. Sob comando de Jorge Sampaoli, o Galo não marcou nenhum tento diretamente de uma falta e o elenco carece de jogadores que realizam esta função – Hulk e Nacho podem suprir este problema. Uma dica: o último gol de falta atleticano completou um ano neste último sábado.

Cruzeiro

Início da temporada 2021 com alterações

A temporada 2021 está “batendo na porta”. Na última segunda-feira, 15, o elenco cruzeirense retornou aos treinamentos e deu início à passagem de Felipe Conceição no comando da Raposa. E serão duas semanas de treinos até a estreia, a qual estava marcada para o domingo, 28, porém a Federação Mineira de Futebol (FMF) alterou a data da partida: o jogo entre Uberlândia e Cruzeiro, no Parque do Sabiá, acontecerá no sábado, 27, às 16:30.

Jogadores com COVID-19

Após duas semanas de férias, os jogadores se reapresentaram e alguns atletas foram diagnosticados com COVID-19. O goleiro Vinicius e o zagueiro Ramon, que foi titular na última temporada, testaram positivo e estão infectados pelo coronavírus. Ambos estão bem, assintomáticos e isolados. Sendo assim, os dois jogadores não farão parte de boa parte da pré-temporada. É importante ressaltar que o Cruzeiro, felizmente, não teve nenhum grande surto de COVID-19 dentro do elenco.

O infeliz caso envolvendo Zé Eduardo

Zé Eduardo retornou em setembro de 2020 e atuou por apenas 12 minutos com a camisa cruzeirense. Nos últimos dias, o Blog Bola Pra Frente fez uma matéria sobre a sua turbulenta passagem, que quase terminou nos tribunais, mas por causa de um ato de André Mazzuco, diretor de futebol da Raposa, o atacante foi reintegrado. Porém, um caso muito infeliz envolvendo o jovem foi divulgado neste domingo, 21. Segundo a nota oficial da equipe, Zé Eduardo teve uma alteração detectada nos exames na pré-temporada e, por isso, o atleta ficará afastado por 30 dias. Boa recuperação, Zé Eduardo!

Giovanni Piccolomo, Machado e Patrick Brey fora

Três atletas que estiveram na última Série B com a camisa azul celeste não seguirão na equipe. Filipe Machado pertence ao Grêmio e não terá seu empréstimo estendido. Negociações existiram e o Cruzeiro desejava contar com o volante, porém, segundo Neco Cirne, empresário do atleta, em conversa com o Ge.com, não há possibilidade de Machado seguir no Cruzeiro. O motivo principal é o forte interesse de equipes da Série A no meio-campista.

Já Patrick Brey, atleta que tem contrato até o fim de março, está negociando com o Cruzeiro a antecipação da rescisão contratual. O jogador está acertando algumas pendências financeiras e, em breve, deixará a Raposa, equipe que conta com Alan Ruschel e Matheus Pereira para a lateral-esquerda. O provável destino de Brey é o futebol europeu. Por último, Giovanni Piccolomo iniciou a pré-temporada fora dos planos de Felipe Conceição e deve buscar outro time. O Botafogo surgiu como um time interessado em contratar o atleta que tem contrato com o Cruzeiro até o fim deste ano.

Novela Orejuela

Orejuela quer sair. O Cruzeiro quer e precisa vender. Vários times estão interessados em contratar o lateral-direito. Porém, mesmo com todo este cenário positivo para a saída, o colombiano ainda não foi negociado e permanece treinando separado na Toca da Raposa. A questão principal é o alto valor pedido pela equipe mineira: 20 milhões de reais por 50% dos direitos econômicos do atleta. Mesmo assim, a novela envolvendo Orejuela envolveu vários times: Grêmio, Atlético e, nesta semana, São Paulo. Confira detalhes e capítulos dessa novela!

Pacote de reforços

O Cruzeiro está ativo no mercado. Na última semana, com o anúncio do atacante Bruno José, a Raposa confirmou a 6ª contratação para a temporada 2021. Com isso, o Blog Bola Pra Frente detalhou os seis novos jogadores e deu as estatísticas dos atletas. Para completar este pacote de reforços, o Cruzeiro deve anunciar nos próximos dias a chegada de Eduardo Brock. O zagueiro tinha contrato com o Ceará até o fim do Brasileirão, mas a equipe alvinegra o liberou antes do término da competição e o atleta de 29 anos assinará com a Raposa até o término do Mineiro de 2022.

Acordo com PSTC para encerrar a punição

Enfim, o Cruzeiro irá acertar uma dívida importante e, consequentemente, irá conseguir inscrever as suas contratações. Desde novembro, a Raposa está punida pelo CNRD por causa de uma dívida sobre o zagueiro Bruno Viana. O PSTC, time paranaense, tem direito a 20% da venda do atleta, a qual aconteceu em 2017. Atualmente, os valores giram em torno de 2,4 milhões e o time mineiro tem dinheiro por causa da venda das promessas Cacá e Jadsom Silva. A informação de que a dívida será paga foi confirmada pelo Ge.com em contato com o presidente do PSTC. Mario Iramina disse que haverá um final feliz nos próximos dias.

Pagamento ao Guarani

E sobre dívidas, o Cruzeiro tem que cumprir uma promessa feita recentemente: ao tirar Felipe Conceição do Guarani, a equipe mineira se comprometeu a pagar 100 mil reais referente à rescisão de contrato do treinador. Porém, o Cruzeiro ainda não pagou esta quantia. A equipe mineira deseja enviar algum jogador emprestado para quitar esta dívida, enquanto o Bugre quer receber a quantia em dinheiro. As equipes estão negociando e nesta semana deve haver mais novidades sobre o assunto.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.