Curtas | Negociação com Nacho Fernández, interesse europeu em Sampaoli, situação de Manoel e Machado, possíveis contratações da Raposa e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro e Pedro Souza / Atlético

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Perdeu para o Goiás e tropeços para times ruins

O Atlético decepcionou a sua fanática torcida nesta semana. Após vencer duas partidas consecutivas, o torcedor voltou a sonhar com o título. Porém, na última quarta, 03, o time comandado por Jorge Sampaoli teve uma atuação vergonhosa e saiu de campo com a derrota. Em Goiânia, o Atlético perdeu para o Goiás por 1 a 0, em uma partida em que o Galo acertou a meta adversária apenas duas vezes. O Atlético perdeu mais uma vez para uma equipe que está lutando para não cair para a Série B e o Blog levantou os dados e concluiu: 50% das derrotas atleticanas no Brasileirão foram para os times “desesperados”.

Passaporte carimbado para a Libertadores 2021

Mesmo com o tropeço e a má atuação, o Galo comemorou uma oficialização: o Atlético jogará a Libertadores de 2021. O grande objetivo do time em 2020 era retornar à competição continental e o passaporte para a próxima Libertadores foi confirmado neste meio de semana. Mesmo perdendo, o Atlético conseguiu oficializar a sua participação por causa do tropeço dos times que lutam pela última vaga. Atualmente, o Atlético tem 60 pontos e está doze pontos à frente do 8º colocado, o Corinthians. Visto que faltam apenas quarto partidas – doze pontos possíveis – e o Atlético tem mais vitórias, o time mineiro ficará entre os sete melhores clubes da Série A e, consequentemente, estará na próxima Libertadores.

Contratação do Dodô

O Atlético está ativo no mercado. Após confirmar a contratação de Hulk, jogador que foi apresentado nesta sexta, 05, o Galo anunciou a chegada de um outro reforço: José Rodolfo Pires Ribeiro, ou melhor, Dodô. O lateral esquerdo assinou com o Atlético até 2023, vestiu a camisa alvinegra e poderá estrear no fim do mês, na 1ª partida do Campeonato Mineiro de 2021. O jogador, que está completando 29 anos neste sábado, 06, estava sem clube desde que deixou o Cruzeiro e foi contratado pelo Atlético sem custos. A curiosidade do negócio é que a Raposa pagará um “salário” para Dodô a partir de 2022. Entenda!

A negociação com Nacho Fernández

O Atlético está se aproximando de um grande meio-campista. Vários veículos da imprensa confirmaram um acerto iminente entre o Galo e Nacho Fernández e o time mineiro pode anunciar o armador argentino nos próximos dias. Segundo o jornalista Jorge Nicola, o negócio já está fechado e o contrato já está assinado. Na parte esportiva, contratar Nacho é um grande passo para voos maiores no Atlético. A parte financeira que é mais pesada. Segundo Nicola, o negócio feito entre o Galo e o River gira em torno de 8 milhões de dólares (43 milhões de reais) envolvendo a transferência do jogador de 31 anos e todos os impostos. Ainda na informação divulgada pelo jornalista, Nacho acertou um salário de 600 mil reais com o Galo. Em entrevista ao SuperFC, Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Atlético, se esquivou das perguntas sobre o jogador e disse que se trata de uma negociação complicada.

Hyoran em definitivo e Marquinhos saindo

A semana atleticana foi bem movimentada no extracampo. O Atlético resolveu algumas situações e está planejando a próxima temporada da equipe. Por isso, o Atlético oficializou a permanência de Hyoran até o fim de 2023. O meio-campista de 27 anos estava emprestado pelo Palmeiras e o Atlético tinha direito de o contratar. Por isso, na última segunda, 01, o time mineiro comunicou que irá fazer o pagamento de 7,5 milhões por 50% dos direitos do camisa 20. Por outro lado, foi oficializado o empréstimo de Marquinhos ao Áustria Viena. A cria da base atleticana ficará no time austríaco até o meio de 2021 e, se desejar o pagar o valor do passe que está fixado no contrato, o Áustria Viena poderá contratar o atleta.

Interesse em Sampaoli

O grande personagem da semana atleticana. O treinador está sempre nos holofotes e não seria diferente após a trágica derrota para o Goiás. O time treinado por Jorge Sampaoli não jogou bem e boa parte da torcida colocou a culpa nas mudanças do técnico. E, coincidentemente, um dia após o jogo contra o Goiás, Jorge Sampaoli foi sondado pelo Olympique de Marseille, equipe que, recentemente, demitiu o treinador português André Villas-Boas. O técnico atleticano é um dos alvos, mas não haverá uma decisão enquanto o Brasileirão deste ano estiver rolando. Sampaoli tem contrato até o fim deste ano e o Atlético deseja dar continuidade ao projeto. O técnico participa ativamente do planejamento da próxima temporada e é peça-chave para algumas contratações. Sua ida para a França é uma incógnita e, nas próximas semanas, é possível que tenhamos novidades.

Saída do diretor da base

O Atlético foi campeão brasileiro e demitiu o seu diretor. Esta frase seria muito estranha caso acontecesse no profissional, porém este fato aconteceu nas categorias de base do Galo. Júnior Chávare foi desligado do Atlético após quase dois anos no comando das categorias de base do Atlético. O diretor reformulou a base do Galo e conseguiu colher frutos há duas semanas. O Galinho foi campeão do Brasileirão sub-20, porém a nova diretoria não aparentava estar confiante no trabalho de Chávare e optou por o demitir. O favorito para o cargo de diretor das categorias de base do Atlético é Erasmo Damiani. O ex-coordenador da base da Seleção Brasileira estava no Internacional e se desligou nesta sexta, 05. Com uma importante ligação com Rodrigo Caetano, Erasmo deve ser anunciado nos próximos dias.

Caso Fred

Após 38 meses, o Caso Fred está chegando aos momentos finais. O processo judicial cobra o atacante sobre a famosa multa de 10 milhões de reais, onde o Atlético sempre alegou o direito de receber, já que o atleta foi para o Cruzeiro. Por isso, houve vários julgamentos e na última quarta, 03, o ex-vice presidente atleticano, Lásaro Cândido, anunciou que o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) havia mantido a condenação ao atacante Fred e o atual jogador do Fluminense deve pagar o valor da multa. Porém, como explicado pelo próprio Lásaro, a quantia deve sofrer uma grande alteração, visto que deve haver correção monetária. Com isso, o montante a ser pago por Fred é de 18,6 milhões, segundo o advogado e ex-vice presidente do Atlético. A CBMA deu 10 dias de prazo para Frederico fazer o pagamento, porém a defesa do jogador tem direito de pedir esclarecimentos sobre a decisão e isso pode aumentar o prazo para o pagamento do atacante. Mesmo assim, é uma importantíssima vitória jurídica do Galo.

Cruzeiro

Jejum de títulos

O Cruzeiro vive uma das piores crises da sua história. O time está com a parte financeira muito danificada e, por consequência, a questão esportiva também foi prejudicada. O torcedor da Raposa não é campeão desde o início de 2019, quando ganhou o Campeonato Mineiro contra o rival Atlético. O Blog fez um levantamento sobre o jejum de títulos do Cruzeiro no século e concluiu que, se a Raposa não vencer o estadual de 2021, o time azul celeste enfrentará o 2º maior intervalo entre gritos de “é campeão” no século XXI. Veja as contas e entenda a importância de vencer o Mineiro de 2021 ou a Série B.

Cirurgia de Henrique

O Cruzeiro não conta com Henrique há mais de quatro meses. A última vez em que o experiente volante esteve em campo, o Cruzeiro estava enfrentando o Sampaio Corrêa, pelo 1º turno da Série B. Com uma lesão no joelho direito, o jogador operou o menisco e, recentemente, o Cruzeiro liberou Henrique para fazer tratamento em São Paulo. Porém, nesta semana, Henrique operou o joelho direito novamente. Desta vez, a intenção do procedimento cirúrgico foi corrigir uma questão na cartilagem do atleta de 35 anos. Não há previsão de retorno de Henrique, jogador que tem contrato até o fim de 2021 com o Cruzeiro.

Jadsom “ganhando asas”

O Cruzeiro está próximo de ver uma promessa da equipe “ganhar asas”. O volante Jadsom Silva deve ser anunciado pelo Red Bull Bragantino nos próximos dias e a Raposa deve receber 5,4 milhões pela transferência do meio-campista de 19 anos. Além disso, como confirmado pelo Ge.com nesta sexta, 05, o Cruzeiro e o atleta entraram em um acordo para a retirada do processo judicial movido pela defesa do jogador contra a equipe. Este detalhe fazia parte do acordo traçado entre o Red Bull e o time mineiro. O volante já está em Bragança Paulista, realizará exames e deve ser anunciado em breve.

Permanência de Manoel

O diretor de futebol André Mazzuco confirmou que Manoel permanecerá pelo menos até julho deste ano. O contrato do importante zagueiro se encerra nesta época e, com certeza, o Cruzeiro irá tentar renovar o vínculo com o atleta. O assédio de clubes da Série A pode ser um problema, porém o diretor cruzeirense tem otimismo sobre a permanência de Manoel a longo prazo. Já o jornalista da Rádio Itatiaia, Samuel Venâncio, conversou com Manoel e o zagueiro disse que aceita uma redução salarial para permanecer na Toca da Raposa. O atleta foi capitão em algumas partidas na Série B de 2020 e foi um dos melhores jogadores do Cruzeiro na competição.

A tentativa de manutenção de Machado

Filipe Machado foi reserva durante o 1º turno, mas se tornou um dos melhores jogadores do 2º turno cruzeirense. O atleta de 25 anos foi o líder de assistências da equipe e se destacou. Porém, como Machado tem contrato com o Grêmio e estava apenas emprestado à Raposa, o torcedor do Cruzeiro havia se conformado com a saída do jogador. Porém, nesta sexta, 05, o Superesportes entrou em contato com o agente de Machado, Neco Cirne, e ele disse que o Cruzeiro demonstrou desejo em contar com o atleta na próxima temporada. O vice-presidente do Grêmio, equipe que Machado tem contrato até o fim deste ano, também confirmou que o Cruzeiro entrou em contato para uma nova negociação sobre a manutenção de Machado na Toca da Raposa. Segundo o Superesportes, as negociações estão acontecendo.

Marcinho e Alan Ruschel próximos

O Cruzeiro começou de vez a preparação para a próxima temporada. Felipe Conceição foi apresentado, se reuniu com a diretoria e com Pedrinho, grande patrocinador da equipe, e o time mineiro começou a atacar no mercado. E dois nomes já estão próximos da Raposa. O meio-campista Marcinho fez uma ótima Série B pelo Sampaio Corrêa e está sem clube. Autor de nove gols na temporada – mais do que qualquer jogador do Cruzeiro – Marcinho deve ser anunciado em breve. O empresário do atleta admitiu para o GE.com conversas avançadas e, em breve, o jogador de 25 anos deve vestir o manto azul celeste. O outro jogador que deve ser oficializado pelo Cruzeiro nos próximos dias é Alan Ruschel. O experiente lateral-esquerdo foi campeão da Série B pela Chapecoense e deve assinar por dois anos com o Cruzeiro. A Rádio Itatiaia trouxe essa informação e o GE.com afirmou que as conversas estão bem adiantadas.

Interesse em Bruno Rodrigues e Felipe Augusto

O Cruzeiro atacou bastante o mercado nesta semana. O time mineiro sondou vários jogadores e demonstrou interesse em Bruno Rodrigues e Felipe Augusto. O primeiro foi um dos destaques da Série B – atuou pela Ponte Preta – e retornou para o Tombense, equipe que é proprietária dos direitos econômicos do atleta. Certamente, Bruno Rodrigues irá deixar o time mineiro. Segundo o GE.com, além do Cruzeiro, alguns times da Série A e de Portugal estão interessados em Bruno Rodrigues, atleta que atua como meio-campista. O outro nome especulado é Felipe Augusto. O atacante ex-América foi um pedido do treinador Felipe Conceição, já que eles trabalharam juntos no Coelho. Felipe Augusto está sem clube desde que deixou o América, por isso a negociação deve ser mais fácil. Nesta semana, certamente, haverá novidades sobre estes interesses.

Belletti de volta aos campos

O lateral-direito Juliano Belletti retornará aos gramados. Porém, o ex-jogador voltará apenas para o banco de reserva, como membro da comissão técnica do Cruzeiro. Belletti se tornará o auxiliar técnico fixo da Raposa e substituirá Célio Lúcio, já que Célio será coordenador da transição da base para o profissional. André Mazzuco, o diretor de futebol da equipe, confirmou esta mudança e disse que Belletti deseja se tornar treinador algum dia. Mais próximo do campo, o ex-lateral ganhará mais experiência. Boa sorte, Belletti!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments