Chapecoense é campeã, América fica com o vice e o Cruzeiro é o 11º. Veja a tabela final da Série B 2020!

Foto: DINHO ZANOTTO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A edição mais maluca da história da Série B de pontos corridos teve um final dramático e emocionante no último minuto. Nos acréscimos, a Chapecoense fez um gol de pênalti e assumiu a liderança da Série B, logo após o término do jogo do América. Com isso, a Chape retorna à Série A com o título. A última vaga para voltar à elite do futebol brasileiro foi preenchida com o Juventude. Já o Cruzeiro encerrou a Série B em 11º.

Tabela final da Série B de 2020. Fonte: SuperEsportes.

A emoção

A disputa pelo título prometia muita emoção, porém, nem o mais pessimista torcedor americano imaginava um cenário dramático como o vivido nesta sexta, 29. No início da partida frente ao Avaí, o América cometeu um pênalti, mas Matheus Cavichioli fez a defesa. Na jogada seguinte, em belo chute de Rodolfo, o Coelho abriu o placar. Aos 23, Ademir aumentou o marcador para 2 a 0.

Neste momento, a Chapecoense também estava ganhando, em confronto com o Confiança. O primeiro tempo se encerrou na Arena Condá e no Independência e os líderes estavam ganhando por 1 a 0. Até então, o América estava conquistando a Série B.

Aos 10 da 2ª etapa, o Confiança empatou contra a Chape e deixou o América mais próximo do título. Porém, sete minutos depois, o Avaí diminuiu o placar e deu início a um grande reviravolta na busca pela taça da Série B.

O duelo do Coelho com o Avaí foi se encaminhando para a vitória de 2 a 1 para o time mineiro, enquanto em Chapecó, aos 34 da 2ª etapa, a Chape fez um gol e minutos depois teve um gol anulado. A situação aparentava estar se complicando para o time de Lisca.

Em Minas Gerais, o árbitro encerrou a partida e decretou a vitória por um gol de diferença para o América. No mesmo momento, o árbitro do jogo entre Chapecoense e Confiança marcou um pênalti para a Chape, nos acréscimos. Na cobrança, Anselmo Ramon cobrou com uma ousada cavadinha, aumentou o placar para 3 a 1 e colocou a Chapecoense na liderança.

Com isso, a Chapecoense venceu o Brasileirão Série B de 2020 no saldo de gols, já que a equipe catarinense e o América conquistaram 73 pontos e venceram 20 partidas, ou seja, a decisão do título desta edição foi desempatada pela diferença de gols feitos e sofridos. A Chape ergueu a taça.

Porém, na Série B, quatro equipes comemoram sempre. Nesta edição, a Chapecoense, o América, o Cuiabá e o Juventude saíram vitoriosos e jogarão a Série A na temporada 2021.

O Cruzeiro

A Raposa decepcionou a sua apaixonada torcida durante toda a temporada 2020. O time mineiro não conseguiu desempenhar um bom futebol, não teve uma escalação titular definida, trocou de técnico várias vezes e, consequentemente, não conseguiu subir para a Série A, o maior objetivo da equipe no ano.

Para a próxima temporada, neste restante de 2021, o Cruzeiro deve melhorar todos estes aspectos e, principalmente, o futebol apresentado nesta última rodada. O Cruzeiro encerrou a Série B 2020 com um empate triste e ruim com o rebaixado Paraná. O placar, que marcou 0 a 0, a atuação frente ao modesto rival nesta rodada e a 11ª posição no final da divisão de acesso representaram a temporada medíocre feito pelo Cruzeiro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários