Diferentemente de 2012 e 2015, o Atlético desta temporada se destaca no 2º turno. Compare as pontuações!

Atlético comemorando um dos seus 20 gols no 2º turno. Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético venceu e retornou à disputa do título do Campeonato Brasileiro de 2020. Após um importante triunfo sobre o Atlético-GO, o Galo chegou mais próximo da liderança. O time mineiro aproveitou o tropeço do líder São Paulo e, com a vitória, voltou, de vez, para a briga pelo Brasileirão. 

Atualmente, os comandados de Sampaoli estão em 3º, com 53 pontos. É importante destacar que o Galo tem uma partida a menos em relação ao líder São Paulo, que tem 57 pontos, e ao vice-líder Internacional, que conquistou 56 tentos. Por isso, com uma vitória no jogo adiado contra o Santos, que acontecerá em 26 de janeiro, o Atlético pode colar, de vez, nos líderes do Brasileirão. 

Com isso, o Blog trouxe números de um Galo que vive um ótimo momento no 2º turno e comparou com as melhores campanhas do Atlético nos pontos corridos: 2012 e 2015. Confira e compartilhe com os amigos!

Os Campeonatos Brasileiros de 2012 e 2015

Por causa da vitória contra o Atlético-GO, o Atlético se isolou na liderança do returno do Campeonato Brasileiro. São 21 pontos conquistados em dez partidas – são seis vitórias, três empates e apenas a derrota para o São Paulo. E o curioso é que o Galo, nas oportunidades recentes que brigou pelo título do Brasileirão, teve um início de 2º turno ruim e descolou da liderança. Aparentemente, 2020 não seguirá este “script”. 

Em 2012, o Atlético encerrou o 1º turno na liderança, com 43 pontos, um à frente do Fluminense. Após dez rodadas, o Galo havia feito apenas 13 pontos – tendo alcançado os 56 tentos. Já o Fluminense conquistou 23 pontos nas dez primeiras partidas do 2º turno, chegando aos 65 pontos e abrindo nove pontos de vantagem para o time de Ronaldinho e Cuca. 

Já em 2015, a história foi bem semelhante, mas o Corinthians já era líder do Brasileirão depois da 19ª rodada. O time paulista tinha 40 pontos no final do 1º turno e o Galo de Levir Culpi estava em 2º, com 36 pontos. Depois de dez jogos da 2ª parte, o Corinthians havia conquistado 21 pontos e o Galo 20 tentos, ou seja, o Galo não conseguiu encurtar a distância e viu o Timão abriu ainda mais vantagem no início da parte final. 

Além da questão que, em 2020, o Atlético está com pontuação melhor que os seus adversários, uma curiosidade é que Fluminense, em 2012, e Corinthians, em 2015, foram as únicas equipes que fizeram 21 ou mais pontos nas dez primeiras partidas do 2º turno do Brasileirão. A equipe carioca e a paulista levantaram a taça de campeão no fim. Neste ano, apenas o Galo fez mais de 21 pontos em dez partidas, ou seja, talvez, tenha chegado a hora do Atlético…

A classificação do 2º turno de 2020

O Atlético tem a liderança com 21 pontos e é seguido de perto pelo Internacional, que também fez 21 pontos, mas em onze partidas. Boa parte da tabela já realizou onze jogos no returno, dando ainda mais importância ao desempenho atleticano, que mesmo com a partida adiada com o Santos, conseguiu pontuar mais que os rivais na 2ª parte do campeonato. 

Fonte: Departamento de Matemática da UFMG

O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira, 20, às 19:15, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários