O Atlético deve contratar Hyoran de forma definitiva?

Foto: Pedro Souza / Atlético

Por Pedro Bueno

Hyoran Kauê Dalmoro é, certamente, o jogador que a torcida mais critica durante todo o ano atleticano. Principalmente no Brasileirão, onde o Atlético teve vários reforços, a utilização de Hyoran foi bem contestada por boa parte da torcida do Galo. As críticas são justas ou são pesadas demais?

Essa pergunta pode ser respondida de várias formas diferentes, porém, nas últimas rodadas, Hyoran está apresentando um bom futebol e foi o grande nome do triunfo frente ao Coritiba, no último sábado, 26. Por isso a dúvida entra em pauta: o Atlético deve contratar Hyoran de forma definitiva no final da temporada?

O meio-campista de 27 anos é um dos poucos jogadores do atual elenco que não pertence ao Atlético – Calebe foi emprestado da base do São Paulo para a base atleticana e deve ser contratado e o zagueiro Bueno tem o futuro incerto. Hyoran está emprestado pelo Palmeiras e, visto que a diretoria já trabalha com a montagem do elenco da próxima temporada, é importante discutir se vale a pena dar continuidade à passagem do jogador pelo Atlético. 

Os moldes do contrato

Hyoran foi anunciado em 8 de janeiro de 2020 como novo jogador do Atlético. O empréstimo seria de uma temporada, ou seja, até dezembro deste ano, porém o calendário mudou, por causa da pandemia, e o empréstimo com o Palmeiras foi prorrogado até o final de fevereiro, quando o Brasileirão irá terminar.

O armador assinou com o Atlético com o passe fixado, mas o valor não foi confirmado, ou seja, o montante que o Galo terá que desembolsar se desejar definitivamente contratar Hyoran é desconhecido. Vale destacar que Hyoran chegou no Palmeiras em 2017, após ser o destaque da Chapecoense e tem vínculo com a equipe paulista até o final de 2021.

Os números

Hyoran atuou em 37 partidas pelo Atlético em 2020, mesmo número que Guilherme Arana e apenas um jogo a menos que Allan, atleta que mais jogou com a camisa alvinegra nas 46 partidas desta temporada. São cinco gols e quatro assistências, ou seja, praticamente, uma participação em gols a cada 4 jogos.

As estatísticas de Hyoran no Brasileirão 2020. Fonte: SofaScore.com

Os números de Hyoran são razoáveis, porém o meio-campista não tem nenhum dado que chame a atenção. Ele criou somente duas grandes chances para os companheiros neste Brasileirão, tem eficiência de passe abaixo de 80% e pouco participou em diversos jogos do Atlético.

O principal destaque do meio-campista é na questão tática e na disposição. Como é possível ver no mapa de calor, Hyoran se movimenta bastante e consegue ajudar o time mineiro em vários pontos táticos. O jogador tem a confiança de Sampaoli por este quesito, já que está sempre disponível para voltar e realizar a função do meio-campo que vai de área a área. A sua vontade e raça são os seus maiores trunfos.

As atuações

Tecnicamente abaixo dos concorrentes. Taticamente crucial para o Atlético. Hyoran é visto como um jogador importante para a equipe, mas, pelos seus erros técnicos, a torcida começou a fazer várias críticas. Outra característica que é bastante criticada é a sua irregularidade. Hyoran revezou ótimas e terríveis partidas com o manto atleticano. A estabilidade é algo que, certamente, o meio-campista almeja.

Hyoran foi titular em doze partidas neste Brasileirão e entrou em outros sete jogos, mas viveu um momento “esquecido” no banco de reservas. O camisa 20 foi titular contra o Goiás em 10 de outubro e depois atuou apenas 11 minutos nas sete partidas seguintes. Entre a 16ª e 22ª rodada, Hyoran entrou em campo duas vezes nos minutos finais e aparentava ter perdido a confiança de Jorge Sampaoli.

Porém, com o surto de COVID-19 e a suspensão de Dylan Borrero, Hyoran foi escalado como meio-campista mais recuado frente ao Botafogo. Mesmo estando sem ritmo – nos últimos 45 dias, ele havia jogado apenas 11 minutos – Hyoran foi o grande nome da partida, sendo eleito o craque do jogo pela TV Globo. Depois desta partida, o camisa 20 emplacou mais três titularidades – só ficou fora do confronto com o São Paulo – e teve bons desempenhos.

As últimas atuações de Hyoran com a camisa do Atlético. Fonte: SofaScore.com

Após ser o melhor em campo contra o Botafogo, Hyoran fez uma boa partida contra o Internacional, no dia 6 de dezembro. Nesta partida Hyoran fez o seu 3º gol no Brasileirão – os dois primeiros haviam sido marcados contra o Corinthians, na 2ª rodada, na grande atuação do meio-campista com a camisa do Galo.

No entanto, a irregularidade marcou presença no bom momento de Hyoran. Na partida contra o Athletico-PR, o meio-campista não apareceu no jogo, acertou apenas seis passes em 65 minutos, finalizou apenas uma vez e a bola foi para fora. Ele não tentou sequer um drible e foi muito mal.

Dando continuidade a montanha-russa de atuações, no jogo seguinte, Hyoran teve um desempenho excelente, sendo o destaque da vitória do Galo contra o Coritiba. Além do golaço, que abriu o placar, Hyoran se movimentou bastante, iniciou a jogada do 2º gol e errou apenas dois dos 58 passes que tentou, como destacado no Twitter do SofaScore.com.

O Atlético deve contratar Hyoran de forma definitiva?

Cada torcedor deve ter uma resposta diferente para esta pergunta e, inclusive, deixe nos comentários se você, atleticano, gostaria que o Atlético pagasse uma quantia para contratar Hyoran de forma definitiva.

Os moldes do contrato, os números e as atuações estão detalhados. Hyoran é importante para o time e ajuda bastante, porém os seus erros técnicos e a sua irregularidade irritam o torcedor. Dependendo do valor do passe fixado, Hyoran pode ser uma boa contratação para compor elenco em 2021. Porém, não é possível afirmar qual valor está detalhado no contrato de empréstimo.

Se retornar ao Palmeiras, cabe aos atleticanos agradecerem Hyoran pela raça demonstrada em campo. Um bom cobrador de bola parada – um dos únicos da equipe – e um atleta que não deixou faltar vontade em nenhum momento. Se for contratado pelo Atlético, os torcedores poderão cobrar Hyoran ainda mais, já que ele terá que entregar um futebol melhor e mais regular no próximo ano.

Enfim, faltam 11 rodadas neste Brasileirão, o Atlético, mesmo sete pontos atrás, ainda está na briga e Hyoran será utilizado nas próximas rodadas, até mesmo por ser um dos meio-campistas do Galo mais confiáveis no atual momento. Talvez estas rodadas finais de Hyoran respondam a pergunta acima. O torcedor deve aguardar…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários