Curtas | Mudança da sede do Cruzeiro, renovação de Fábio, Dodô e Benítez no Galo, Bernard na Arena MRV e muito mais. Resumo semanal de Cruzeiro e Atlético

Fotos: Daniel Hott / Cruzeiro e Gazeta Press

O blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixam o torcedor atualizado sobre Cruzeiro e Atlético.

Cruzeiro

Uma derrota depressiva

Na última terça, 22, o Cruzeiro entrou em campo em Campinas e voltou para Belo Horizonte com um revés decepcionante. A Raposa saiu vencendo a Macaca, mas a Ponte Preta virou a partida e venceu por 2 a 1. A atuação cruzeirense foi, mais uma vez, covarde e o acesso fica cada dia mais distante, já que o time tem 40 pontos e apenas 21 pontos serão disputados. São necessárias mudanças urgentes para sonhar com a volta à Série A.

Lista de pedidos

O torcedor do Cruzeiro não teve um ano fácil e, certamente, o cruzeirense mais fanático usou a sua lista de presentes do Natal para fazer alguns pedidos referentes ao seu time do coração. O blog listou cinco reivindicações possíveis e justas que torcedores da Raposa podem ter feito neste Natal. Confira!

A tabela do Mineiro

A Federação Mineira de Futebol liberou nesta semana a tabela do próximo Campeonato Mineiro. O campeonato, que terá o mesmo formato da edição passada, começará no dia 28/02 com uma partida entre o Cruzeiro e o Uberlândia, no Parque do Sabiá. A primeira fase cruzeirense encerrará em casa, no dia 18/04, contra o Patrocinense. O clássico frente ao América ocorrerá no dia 21/03, com mando de campo do América. Já o grande duelo de BH, entre Atlético e Cruzeiro, acontecerá em 04/04, na Páscoa, com a Raposa como mandante.

Renovação de Fábio

O goleiro de 40 anos assinou por mais um ano com o Cruzeiro. Fábio Deivson Lopes Maciel assinou até o fim de 2021 e completará 15 anos ininterruptos vestindo o manto azul celeste. O contrato dele se encerraria no próximo dia 31, porém o goleiro permanecerá por mais um ano, com o objetivo de trazer o Cruzeiro de volta para a Série A. Já são 916 jogos pelo Cruzeiro – deve chegar a 923 nesta temporada – e chegará mais próximo da incrível marca de 1000 jogos com o mesmo uniforme.

Mudança na base cruzeirense

Após uma campanha vergonhosa na divisão de base – o Cruzeiro ficou em 19º no Brasileirão sub-20, competição que tem 20 equipes – a diretoria da Raposa resolveu demitir o treinador Gilberto Fonseca, o preparador físico Ângelo Alves e o analista de desempenho João Boaventura, todos ex-membros do time sub-20. Eles estavam no Cruzeiro desde o início do ano e treinaram o sub-17 até serem chamados para comandar o sub-20, por causa da saída de Rogério Micale, em setembro.

Definição do estádio para 2021

Em entrevista ao podcast do Ge.com, o presidente Sérgio Santos Rodrigues afirmou que irá fazer cálculos para decidir sobre a volta ao Mineirão na próxima temporada ou se o Cruzeiro seguirá mandando jogos no Independência. Segundo ele, se estiver com público reduzido e pagando a punição de cinco jogos com portões fechados, a Raposa deve seguir no Independência, por questões financeiras. Porém, quando estiver tudo liberado, o Cruzeiro deve retornar ao Mineirão, para comportar o seus sócios. Ele ainda fez questão de frisar que a empresa que gere o estádio do Horto fez uma proposta boa sobre os jogos deste final de temporada – 67 mil por cinco partidas – e o Mineirão deve propor algo mais rentável para atrair o Cruzeiro em 2021. Certamente, teremos novidades no início da próxima temporada, ou seja, final de fevereiro.

Mudança de sede

O Cruzeiro deixará a sua tradicional sede administrativa do Barro Preto. As informações foram adiantadas por Lauro Jardim, do jornal O Globo, no início da semana e confirmada pelo Cruzeiro, logo em seguida. O prédio será alugado e a Raposa levará as suas instalações para um coworking da WeWork, uma empresa referência na área de escritórios compartilhados, localizados no Boulevard Shopping. Assim como a troca de estádios, essa mudança é motivada pela questão financeira, visto que o time precisa de reduzir as suas finanças e essa troca pode gerar uma economia de mais de 2 milhões em 2021. Segundo a nota oficial da equipe, além da possibilidade de alugar a sede, a mudança tem a função de otimizar o espaço utilizado pelos funcionários do administrativo do clube.

Luto na Raposa

Na manhã desta sexta, 25, o Cruzeiro decretou luto pelo falecimento de um ex-presidente. José Francisco Lemos Filho morreu em casa, aos 91 anos. Doutor Lemos, como era conhecido, foi o presidente mais jovem da história do Cruzeiro, ao guiar o time, na década de 50, com apenas 25 anos. Além disso, José Francisco foi vice-presidente da gestão de Gilvan Pinho Tavares entre 2015 e 2017. O blog deseja todas as condolências à família do histórico Doutor Lemos. Força a todos!

Atlético

A importante vitória

Mesmo sem convencer, o Atlético venceu, ou seja, o importante foi feito no Mineirão, neste sábado, 26. A atuação do Galo, na vitória por 2 a 0 contra o Coritiba, não foi nem perto dos melhores desempenhos da equipe no Brasileirão, mas os três pontos foram importantíssimos. Ao fazer a sua obrigação na rodada, o Atlético aproveitou o empate do Flamengo com o Fortaleza e assumiu a vice-liderança, com os mesmos 49 pontos. O Galo está em 2º, sete pontos atrás do líder São Paulo, que venceu o Fluminense por 2 a 1.

Ídolo de volta

O atacante multicampeão está de volta aos treinamentos. Diego Tardelli retornou aos treinos no último dia 15 e criou uma grande expectativa da torcida sobre o seu recomeço. O blog fez uma análise sobre o atacante e como ele poderá ser utilizado. A esperança do torcedor era que DT9 voltasse na partida deste sábado, contra o Coritiba, porém Tardelli não foi sequer relacionado. Na entrevista coletiva, após o jogo com o Coxa, Sampaoli afirmou que o atacante precisará do mês de janeiro para recuperar a condição física. 

Lista de pedidos

O torcedor do Atlético teve um ano com muitos altos e baixos – a decepção com Dudamel e a empolgação com Sampaoli – e, certamente, o atleticano mais fanático usou a sua lista de presentes de Natal para fazer alguns pedidos referentes ao seu time do coração. O blog listou cinco reivindicações possíveis e justas que torcedores do Galo podem ter feito neste Natal. Confira!

Tabela do Mineiro

A Federação Mineira de Futebol liberou nesta semana a tabela do próximo Campeonato Mineiro. O campeonato, que terá o mesmo formato da edição passada, começará para o Galo no dia 28/02, quatro dias após o término do Brasileirão, com uma partida contra o URT, em Belo Horizonte. A ideia é utilizar o time de transição nestas primeiras rodadas. A primeira fase atleticana se encerrará frente ao Athletic, em São João Del Rei, em 18/04. O clássico frente ao América ocorrerá no dia 28/03, com o Galo como mandante. Já o grande duelo de BH, entre Atlético e Cruzeiro, acontecerá em 04/04, na Páscoa, com a Raposa como mandante.

A especulação sobre Benítez

A torcida sempre pede um camisa 10 e a diretoria do Atlético especulou um nome para a função. Martín Benítez jogou este Brasileirão pelo Vasco – fez um belo gol de bicicleta contra o próprio Galo – mas já deixou a equipe carioca, visto que o seu empréstimo, juntamente com o Independiente-ARG, encerrou. O Vasco tinha prioridade de compra até o último dia 15, mas o valor fixado de 20,8 milhões de reais (4 milhões de dólares) sobre 60% do atleta foi considerado caro pelo time de São Januário. Segundo o UOL, o time ainda fez uma proposta de 17 milhões pelo argentino de 26 anos por 50% do jogador, mas o Independiente rejeitou. O Atlético entra na conversa, já que Benítez deixou o Vasco e há possibilidade do meio-campista ser negociado pelo time argentino. O Atlético apenas sondou a situação. Benítez levantou o interesse também do Palmeiras e Grêmio. A novela deve ter novos capítulos em 2021.

Lateral ex-cruzeirense chegando?

O jornalista Victor Martins trouxe a informação sobre uma sondagem do Atlético sobre a situação de Dodô, lateral-esquerdo que deixou o Cruzeiro em 2019 e não atuou em 2020, por causa de imbróglios com o rival atleticano. O lateral está livre no mercado e deve retornar aos gramados em 2021. Sérgio Coelho, novo presidente do Atlético, já confirmou o desejo em contratar um lateral-esquerdo, visto que o plantel tem apenas uma opção para a função. E Dodô é visto como uma boa opção, já que o lateral de 28 anos agrada Sampaoli e, como está sem time, seria uma negociação sem custos. Segundo o jornalista, o Atlético sondou a pretensão salarial do atleta que, curiosamente, fez recentemente um acordo com o Cruzeiro para receber 60 parcelas de 250 mil entre 2022 e 2026, ou seja, o Atlético pode contratar sem custos um atleta que receberá 15 milhões do rival por cinco anos. A conversa parou na sondagem e novas negociações podem acontecer em 2021. 

Salários em dia

Sérgio Sette Câmara prometeu “passar o bastão” para Sérgio Coelho sem nenhuma pendência salarial no Atlético e cumpriu. O atual presidente, que deixa o cargo em 31/12, havia pago algumas folhas, como dito na última edição do Curtas, e, nesta semana, acertou a única pendência: o direito de imagem de novembro, que venceu no último dia 20. Com isso, o Atlético está com todas as folhas salariais e direitos de imagens pagos. As pendências que ficaram foram os direitos de imagens de junho, julho, agosto e setembro, os quais foram postergados na época, em acordo com os jogadores. Estes pagamentos serão feitos em 2021 por causa do grande rombo financeiro acarretado pela pandemia.

Bernard na Arena MRV

“Teremos Bernard na Arena MRV”. O torcedor pode gritar esta frase com orgulho, porém ainda não é possível afirmar se será em campo ou apenas no camarote. Segundo o GE.com, Bernard, cria da base atleticana que está no Everton-ING, comprou um dos 80 camarotes da Arena MRV e terá seu lugar cativo no estádio atleticano. O Atlético já encaminhou a venda de quase todos estes camarotes da Arena e um deles será do campeão da Libertadores de 2013. A grande expectativa de boa parte dos atleticanos é contar com Bernard em campo, visto que o contrato do “menino do Barreiro” com o time inglês encerra em 2022, quando ele terá 30 anos e ano que será inaugurada a Arena MRV. Será que o torcedor contará com Bernard em campo e nos camarotes? Ele já deixou claro que deseja voltar, mas não disse quando. Sonhe, atleticano!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.