Curtas | Ideias de Rubens Menin, Sampaoli no STJD, salários atrasados no Cruzeiro, acordo com Dodô e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro e Bruno Cantini / Atlético

Blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixem o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

Uma vitória para seguir na caça

Após empatar por 2 a 2 com o Internacional, no último domingo, 06, o Atlético entrou em campo neste sábado, 12, contra o Athletico-PR e venceu por 1 a 0. O placar foi definido graças ao primeiro gol de Eduardo Vargas com a camisa alvinegra – veja os melhores momentos da partida. Com os três pontos, o Atlético fez a sua parte e ficará de olho na partida do São Paulo, que acontece neste domingo, 13, contra o Corinthians. A diferença atual é de 4 pontos e na próxima quarta, 16, os dois líderes se encontram.

Campeão do Gelo

Todos os torcedores já cantaram o hino e entoaram com muita força o seguinte verso: “Nós somos campeões do Gelo, o nosso time é imortal”. O título é imortal como a equipe e está eternizada no cântico escrito por Vicente Motta. Por isso, na última segunda, 07, o blog fez uma matéria especial sobre os 70 anos da última partida em solo europeu. Uma excursão que rendeu ao Atlético o título de Campeão do Gelo. Veja as adversidades, os rivais e curiosidades da passagem do Galo pela Europa em 1950!

Julgamento no STJD

Jorge Sampaoli, Diogo Alves e Alexandre Mattos serão julgados na próxima terça, 15, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o famoso STJD. O treinador e o analista de desempenho serão julgados por causa do acontecimento na partida contra o Flamengo, onde o suspenso Sampaoli estava conversando no telefone com Diogo Alves, que estava no banco. Além do uso do telefone, a questão é a presença do técnico no estádio, visto que pessoas que cumprem suspensão não podem estar no estádio, segundo o protocolo atual da CBF devido a pandemia. A punição pode ser de 100 a 100 mil reais para o clube e de um a seis jogos de suspensão para Sampaoli e Diogo. A curiosidade é que, na partida contra o Red Bull Bragantino, Sampaoli também esteve no Mineirão mesmo suspenso e o STJD não julgou. Já Alexandre Mattos será julgado pelo desrespeito com a arbitragem após o pênalti não marcado em Vargas contra o Corinthians. A CBF assumiu o erro, porém o diretor atleticano poderá ser punido da mesma forma. 

Novo presidente na área

O Atlético elegeu na tarde desta sexta, 11, um novo presidente. Sérgio Coelho e seu vice José Murilo Procópio foram eleitos graças a 188 votos a favor. Apenas um conselheiro votou em branco, dos 189 presentes. O candidato era a única chapa inscrita e já esperava o resultado positivo. No evento, Sérgio Sette Câmara esteve presente, discursou e “passou o bastão” para o sucessor que só assumirá em 1º de janeiro de 2021. Confira os desafios e as promessas de Sérgio Coelho!

Pitacos de Rubens Menin

O Atlético está muito forte em 2020 e brigará pelo título. Isso só está acontecendo graças a Rubens Menin, o nome mais forte do grupo de investidores atleticanos – conhecido como 4r´s. Rubens estava na eleição de Sérgio Coelho e deu alguns pitacos sobre o futuro atleticano. Segundo ele, a união de todos é um ponto principal para o Atlético seguir olhando para frente. Menin não deseja que o seu time do coração olhe para trás. A ideia, segundo o mecenas do Galo, é sonhar grande e, por isso, ele visualiza a ascensão do Barcelona como um bom exemplo. Rubens Menin não falou apenas das suas ambições. Ele palpitou sobre as posições que o Atlético deveria contratar em 2021: um camisa 9, um primeiro volante e um lateral-esquerdo para a reserva. Rubens afirmou que o presidente é quem decide as contratações, porém a torcida sabe que o poder de Menin nas contratações é grande.

Renovação com a Le Coq

O Atlético renovou o contrato com a sua patrocinadora de material esportivo na última sexta, 11. O novo contrato com a Le Coq Sportif é válido até dezembro de 2021 e será mais rentável ao Galo. A parceria desde 2019 está agradando o torcedor e o Manto da Massa, maior sucesso da parceria, deve ganhar a segunda versão em 2021.

Novidades judiciais

O Atlético teve novidades sobre processos judiciais envolvendo o clube. A notícia negativa é sobre Elias. A justiça ordenou o pagamento de 2,7 milhões para Elias na sexta, 11. O atleta, que atualmente está no Bahia, entrou com um processo contra o Atlético pedindo férias, salários e outros vencimentos que ele teria direito, segundo a sua defesa. O Atlético recorreu da decisão. Por outro lado, o Atlético ganhou uma ação na sexta-feira. A definição gira em torno de 800 mil e a ação foi movida no CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas) da CBF contra o Coritiba. O valor é referente aos empréstimos de Carlos César e Pablo para a equipe paranaense. Esta decisão também cabe recurso.

Caso Thiago Neves

Thiago Neves sempre está nos holofotes. Desta vez, o atleta falou sobre a sua quase ida para o Atlético. Na live no Canal do Rica Perrone, na quinta, 10, ele contou bastidores da negociação. Segundo Thiago, Alexandre Mattos ligou para ele e o convidou. O diretor atleticano falou sobre o interesse de Sampaoli e do presidente do Galo. O ex-atleta do Cruzeiro disse que queria, mas ficou surpreso com o interesse do Atlético. O próprio atleta perguntou para Mattos se estava preparado para o que estava por vir e disse que estaria tranquilo, visto que o estádio estaria vazio e ninguém iria “bater” nele. Thiago afirmou que chegaria falando várias besteiras. Porém, a repercussão negativa fez Mattos recuar mesmo após Neves “rabiscar” o acordo, pois a segurança do jogador estaria em risco. Thiago terminou a declaração falando que infelizmente isso não deu certo e que ele adora essas loucuras. Já imaginou, atleticanos?

Cruzeiro

A partida da temporada

Uma exibição marcante que foi finalizada com um gol emblemático de Rafael Sobis. O Cruzeiro venceu o Brasil de Pelotas no sábado da última semana, 05, por 4 a 1 e teve um grande desempenho, animando os seus torcedores. O gol de Sobis é digno de placa no Mineirão. Confira a obra prima de Sobis aqui!

A desilusão em Alagoas

Uma partida sem graça, sem gols e sem melhorar a situação do Cruzeiro. Na última terça, 08, a Raposa empatou por 0 a 0 e não conseguiu aproveitar o tropeço dos rivais diretos, ou seja, seria uma vitória importantíssima para se aproximar do complicado, contudo, possível acesso à elite do futebol brasileiro. Veja detalhes da atuação ruim que desiludiu parte da torcida cruzeirense.

A(O) vitória na hora certa

Um momento certo para sair com a vitória seria nesta rodada e o Cruzeiro enfrentou justamente o Vitória. O placar de 1 a 0 foi feito graças a um gol de cabeça de Ramon. A atuação não foi das melhores, porém, com o triunfo na Bahia, o Cruzeiro conseguiu reduzir a distância para 7 pontos e o sonho cruzeirense segue vivo. Confira os pontos positivos da vitória em Salvador desta última sexta, 11.

Cruzeiro no Independência

Na tarde da última quarta, 11, o Cruzeiro firmou um contrato com a Arena Independência para mandar as partidas restantes desta Série B no outro estádio de Belo Horizonte. O acordo vigorará apenas até o fim da competição, isto é, final de janeiro. Na próxima terça, 15, a equipe já atuará no Horto contra o CSA. As outras quatro partidas na “nova casa” serão diante do Cuiabá, do Oeste, do Operário e do Náutico. 

A importância de Manoel

Manoel é uma das poucas boas notícias do 2020 cruzeirense. O time contratou e trouxe de volta diversos jogadores, porém Manoel está se destacando como um dos melhores reforço. O zagueiro pertence ao Cruzeiro e estava emprestado ao Trabzonspor, clube da Turquia. Com o retorno dele, a equipe azul celeste melhorou muito seu rendimento. Veja números e entenda a importância de Manoel. 

Sem novidades

O Cruzeiro não terá novos reforços até o final da Série B. Portanto, o atual elenco terá que lutar para buscar o acesso. Esta afirmação já havia sido dada por Felipão, porém algumas possibilidades – como a chegada de Ramires – foram especuladas. No entanto, na última segunda, 07, a janela de registro de novos jogadores na Série B fechou e contratações só poderão ser feitas para o próximo ano. Em resumo, o Cruzeiro contratou 23 jogadores neste ano, mas apenas 12 estão integrados ao atual elenco.

Acordo com Dodô

Mais uma vez, uma notícia envolvendo contratos feitos com extrema má-fé pela diretoria anterior. Tentando corrigir os erros, a diretoria cruzeirense atual fez um acordo com Dodô, lateral esquerdo que esteve no Cruzeiro em 2019. O imbróglio envolvia uma obrigação contratual para assinar um vínculo de 3 anos, além de luvas. Para sanar estes pagamentos e romper o contrato com o atleta, o Cruzeiro e Dodô fecharam um acordo em 15 milhões pagos em 60 parcelas de 250 mil reais. Estes pagamentos serão efetuados a partir de janeiro de 2022 até dezembro de 2026.

Salários no Cruzeiro

As finanças cruzeirenses estão danificadas e isso não é nenhuma novidade. Entretanto, as obrigações salariais são esperadas para o bom desempenho da equipe e para cumprir os combinados com os funcionários. E este Cruzeiro não está conseguindo pagar em dia. A equipe está devendo duas folhas e meia de salário para os atletas e a primeira parcela do 13º. A segunda parcela vencerá no dia 20 de dezembro e aumentará a dívida com os atletas. Já com o administrativo, com os jogadores das categorias de base e com a equipe feminina, a Raposa está devendo duas folhas salariais. Felipão afirmou, na coletiva após o triunfo sobre o Vitória, que até quarta, um mês deve ser quitado e até o Natal boa parte deve ser pago.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.