Quando seu time irá ficar desfalcado novamente pela data FIFA?

Divulgação CBF

O rival mais poderoso de todas as equipes brasileiras é o calendário do seu próprio futebol. A CBF planeja um calendário cheio, imparável e, por isso, as datas FIFA são tão odiadas pelos torcedores. Equipes que investem forte e contratam jogadores de nível de seleção acabam sendo prejudicadas. Sim, quem quer se reforçar acaba sendo tendo desfalques.

Os jogos das seleções desfalcam o futebol brasileiro há muitos anos e seguem trazendo problemas. Neste Brasileirão atípico, houve duas vezes que as melhores equipes ficaram sem seus melhores jogadores.

O Atlético perdeu Alan Franco, Alonso e Savarino em outubro e novembro. Guilherme Arana foi convocado, mas voltou a tempo. Eduardo Vargas pediu para não ser convocado. Já o Flamengo ficou desfalcado de Arrascaeta, Everton Ribeiro, Isla, Pedro, Rodrigo Caio em pelo menos um destas duas oportunidades. Nesta mesma situação, o Palmeiras perdeu Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Viña e Weverton.

Os três melhores elencos do Brasileirão se prejudicaram por ter grandes jogadores. E seguirão se prejudicando. Mas, para a felicidade dos torcedores, a data FIFA de novembro foi a última deste Brasileirão. A próxima parada para as seleções acontecerá no dia 25/03, em meio aos campeonatos estaduais de 2021.

Porém, mesmo com este refresco para a fase final do Campeonato Brasileiro de 2020, as equipes terão vários problemas no próximo ano. Serão até 18 partidas do Brasileirão, 3 rodadas de estadual e 4 jogos importantíssimos da Copa do Brasil sem os jogadores selecionáveis. Até quando a CBF irá prejudicar os seus times mais fortes? Uma forma de desestimular as boas contratações. “Parabéns”, CBF!

As próximas datas FIFA

Em 2021, o futebol brasileiro estará mais cheio do que nunca, visto que a temporada 2020 terminará em fevereiro e a temporada seguinte terá início na mesma semana, precisamente no dia 28/02/2021. Além disso, o nosso calendário contará com a Copa América e dez jogos de eliminatórias. Por isso, os grandes times brasileiros poderão ficar desfalcadas por 25 partidas no ano, um número absurdo para o clube que banca os salários dos atletas.

25/03 a 30/03: acontecerão duas partidas das Eliminatórias, enquanto irão ocorrer três jogos de campeonato estadual.

03/06 a 11/07: acontecerão duas partidas das Eliminatórias e alguns jogos da Copa América, podendo ficar até dia 11 de julho. Com isso, serão perdidas até 11 rodadas de Brasileirão e a 3ª fase da Copa do Brasil – ida e volta – que são os primeiros confrontos das equipes oriundas da Libertadores.

02/09 a 07/09: acontecerão duas partidas das Eliminatórias, enquanto irão ocorrer a 19ª rodada do Brasileirão, o jogo de volta das quartas e o primeiro duelo das semifinais da Copa do Brasil 2021.

07/10 a 12/10: acontecerão duas partidas das Eliminatórias, enquanto irão ocorrer as rodadas 24, 25 e 26 do Brasileirão.

11/11 a 16/11: acontecerão duas partidas das Eliminatórias, enquanto irão ocorrer as rodadas 31, 32 e 33 do Brasileirão e os jogadores convocados voltariam poucos dias antes da final da Libertadores 2021.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.